NOVA AURORA

PARANÁ

IAT promove ações de educação ambiental para estudantes em Foz do Iguaçu

Publicado em

O Instituto Água e Terra (IAT) deu início quarta-feira (19) a uma atividade intensiva de educação ambiental em comemoração ao Dia Mundial da Água, que será celebrado sábado (22). Ao todo, 48 estudantes do ensino médio do Instituto Federal do Paraná (IFPR) de Foz do Iguaçu, na região Oeste, inscritos previamente, participaram do primeiro dia da ação, intitulada “Observando a Vida na Água – Macroinvertebrados como Bioindicadores”, baseada na biodiversidade aquática. A imersão terá mais três etapas: nesta quinta-feira (20), sexta-feira (21) e na quarta-feira (26).

Durante a primeira fase da atividade, técnicos do órgão ambiental apresentaram aos alunos diferentes ecossistemas aquáticos, reforçando a importância de algumas estruturas para a biodiversidade. Houve também a análise do material biológico de um rio.

“Realizamos, com os alunos, uma ação que evidencia a importância das ações contínuas pela preservação do meio ambiente”, contou o técnico em Manejo e Meio Ambiente do IAT , Samuel Steimbach, um dos coordenadores da imersão. “Por meio dessa ação, incentivamos a análise crítica e apresentamos a complexidade dos ecossistemas aquáticos para os estudantes, explicando os diversos fatores que influenciam sua qualidade”, disse ele.

Leia Também:  Governo inicia testes para levar conexão de internet via satélite a áreas rurais do Paraná

A atividade prática foi pensada para que os alunos possam entender, por conta própria, o papel dos macroinvertebrados bentônicos nas águas, compreendendo como esses indivíduos servem como bioindicadores para a análise da qualidade das águas doces. Rios bem preservados têm maior diversidade organismos macroinvertebrados. Os dois rios analisados foram o Ouro Verde, de Foz do Iguaçu, e o Xaxim, cuja amostra foi coletada na Área de Proteção Ambiental Serra da Esperança, no Centro-Sul do Paraná.

“A partir da observação dos bioindicadores os alunos puderam perceber que o rio mais preservado é o Xaxim, por estar dentro de uma área protegida, e que o Ouro Verde, com maior intervenção humana, apresentava uma qualidade mais comprometida da água”, explicou Steimbach.

MACROINVERTEBRADOS – Os macroinvertebrados bentônicos, utilizados como bioindicadores em análises de qualidade de água, são organismos que vivem nos leitos de rios e lagos. Eles são sensíveis a alterações climáticas, e por isso são ótimos reguladores das propriedades hídricas.

Leia Também:  Novo pronto-socorro do Hospital Regional da Lapa fortalece regionalização da saúde

Diversos fatores, a partir desses indivíduos, indicam as condições das águas, como sua diversidade, abundância ou ausência, estrutura, entre outros.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Com apoio das polícias de GO e MS, PCPR prende foragido da Justiça e acusado de estupro

Published

on

By

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu um homem condenado pelos crimes de homicídio e roubo ocorridos em Goiás e acusado de outros crimes no Paraná, neste sábado (5), em Cascavel, na região Oeste.

Ele foi preso em flagrante por agredir sua companheira com um fio elétrico e ameaçá-la de morte, alegando possuir uma arma de fogo escondida em casa. Ele ainda a obrigou a publicar imagens ao seu lado nas redes sociais.

Durante o registro do Boletim de Ocorrência, o homem forneceu informações contraditórias sobre sua identidade, o que levantou outras suspeitas. Além dos crimes relacionados à violência doméstica e familiar contra a mulher, ele também passou a responder por falsa identidade no Paraná.

A PCPR representou ao Poder Judiciário pela decretação da prisão preventiva do suspeito, a fim de viabilizar sua identificação civil, e após diligências conjuntas com outras forças de segurança foi possível descobrir a verdadeira identidade do homem. Ele estava foragido do sistema prisional de Goiás desde 2017, onde cumpria pena pelo crime de homicídio. Além disso, havia um mandado de prisão em aberto contra ele pelo crime de roubo.

Leia Também:  Índice de Gini do Paraná ultrapassa o de Santa Catarina pela primeira vez na história

O homem foi encaminhado ao sistema penitenciário, onde permanece à disposição da Justiça. A operação foi feita em apoio à Polícia Civil de Goiás (PCGO).

OUTRO CASO – Em outro caso, a PCPR prendeu temporariamente um homem, de 58 anos, investigado por ao menos quatro casos de estupros de vulnerável ocorridos na região de Marechal Cândido Rondon, no Oeste do Estado. A captura aconteceu neste domingo (6), em Mundo Novo, no Mato Grosso do Sul, e contou com apoio da Polícia Civil do Mato Grosso do Sul.

Os crimes foram praticados contra quatro vítimas menores de idade entre o final de 2024 e início de 2025. Conforme apurado, as investigações apontaram que o suspeito havia alterado seu endereço na tentativa de evitar a responsabilização pelos crimes.

De acordo com a delegada Yasmin Espicalsky, por meio da integração e do trabalho conjunto das polícias dos dois estados, foi possível localizar e monitorar o investigado, resultando na sua captura. “Essa operação destaca a importância da colaboração entre as forças de segurança para garantir a proteção da sociedade e a efetividade da justiça”, explica.

Leia Também:  Novo pronto-socorro do Hospital Regional da Lapa fortalece regionalização da saúde

Durante a ação, os policiais também encontraram uma espingarda na residência do investigado, o que resultou em sua autuação em flagrante por posse irregular de arma de fogo. O homem também foi encaminhado ao sistema penitenciário.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA