NOVA AURORA

PARANÁ

IAT orienta guias turísticos a efetivarem cadastro para atuação em parques estaduais

Publicado em

Guias de turismo interessados em oferecer serviços de ecoturismo, esportes de aventura e montanhismo nas Unidades de Conservação (UC) do Paraná devem requisitar uma autorização da Diretoria do Patrimônio Natural (Dipan) do Instituto Água e Terra (IAT) para poder exercer as atividades com regularidade. O passo a passo de como solicitar o documento pode ser acessado AQUI.

O processo de cadastro é uma etapa necessária mesmo para os profissionais que já atuavam anteriormente em alguma das UCs. Até o momento, 13 profissionais ou empresas já efetivaram o vínculo com o IAT e estão aptos a exercer a atividade em pontos turísticos como o Pico do Morumbi, Pico Paraná, Parque Estadual do Guartelá, Parque Estadual Salto São Francisco da Esperança ou Ilha do Mel, entre outros complexos ambientais. A iniciativa faz parte do Programa Parques Paraná.

“Iremos analisar os pedidos de cadastro e conceder credenciais para aqueles que forem aprovados, e o documento será obrigatório para os guias a partir de 2024. É uma forma de garantir a segurança dos visitantes, já que muitas das atividades de turismo requerem que os guias passem por qualificação, que devem ser comprovadas para a emissão da credencial”, explica a gerente de Áreas Protegidas do Dipan, Letícia Salomão.

Leia Também:  Cohapar entrega moradias para famílias quilombolas de Guaraqueçaba

Além da questão da segurança, a gerente também destaca que a medida ajuda a divulgar o trabalho dos guias turísticos. “As informações dos guias credenciados ficarão expostas no site do IAT, incluindo serviços oferecidos e locais de atuação. Assim, os interessados em conhecer algum dos parques poderão usar o site para ter a certeza de que estão escolhendo entre os profissionais certificados pelo instituto”, afirma.

Essas medidas serão aplicadas em todas as 28 UCs delimitadas pelo Governo do Estado por meio do projeto Parques Paraná. Criada pelo IAT, a iniciativa procura conectar a sociedade com o desenvolvimento sustentável por meio da promoção de atividades turísticas nas UCs do Estado

PARANÁ AVENTURA – A iniciativa integra o projeto Parques Paraná. A ação oferece atividades que misturam a adrenalina com o contato com a natureza por meio do eixo temático Paraná Aventura, desenvolvido em parceria com o Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae/PR), Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta) e com a Secretaria de Estado do Turismo (Setu).

Leia Também:  Caminhada e orientações marcam evento de conscientização sobre doenças raras

O Paraná Aventura busca regulamentar e qualificar a oferta de atividades de turismo de aventura em Unidades de Conservação, por meio da realização de ações que garantam a aplicação de normas de segurança, capacitação de profissionais, orientação e uso correto das empresas de turismo de aventura, para que tenham as certificações necessárias, priorizando sempre a segurança e a experiência do visitante, sem esquecer da preservação dos patrimônios naturais.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Sanepar capacita profissionais que farão a limpeza do Litoral

Published

on

By

Os profissionais que farão os serviços de limpeza das praias, durante o verão no litoral paranaense, vão receber da Sanepar treinamento técnico e de orientação nos dias 26 e 27 de dezembro. Serão 120 pessoas que estarão diariamente na orla trabalhando na coleta, separação e destinação dos resíduos das praias. A capacitação será feita na Associação dos Funcionários da Sanepar do Litoral (AESLI).

Técnicos da Sanepar prepararam conteúdo com informações básicas sobre o saneamento, sobre as estruturas dos sistemas de abastecimento de água e de coleta e tratamento do esgoto do Litoral, além de temas relacionados à conduta e ética profissional, pautados no Código de Conduta da Sanepar. Os supervisores das equipes desse trabalho também passam pelo treinamento e ainda recebem preparação para uso dos aplicativos de supervisão remota, como por exemplo o Google Forms, o Timestamp e o WhatsApp. Esses aplicativos auxiliam na elaboração dos relatórios e da autofiscalização da Sanepar.

Leia Também:  Corrida do Fogo: bombeiros do Paraná encaram desafio solidário neste sábado

Após receberem as informações teóricas, os agentes de limpeza farão visita técnica na Associação de Coletores de Resíduos Sólidos de Pontal do Paraná, localizado no Balneário Ipanema.

A limpeza nas praias, durante a temporada, será feita todos os dias das 8h30 às 12h e das 14h às 17h20. São 9 equipes: duas em Guaratuba, quatro em Matinhos e três em Pontal do Paraná. No ano passado foram recolhidas 344 toneladas de lixo durante a temporada.

Por decisão da diretoria da Sanepar e com o de acordo da Empresa Rodoservice, e ainda em razão das condições atuais das praias, os serviços que seriam feitos a partir do próximo dia 28 de dezembro foram antecipados para esta terça-feira (24). Duas equipes, totalizando 22 pessoas mais dois quadriciclos, farão a partir de amanhã a coleta nas areias da orla, com trabalho mais intensivo no município de Matinhos.

SANEADORAS – A Sanepar também está disponibilizando para essa temporada do Verão Maior Paraná as equipes saneadoras. Elas terão a incumbência de fazer a limpeza noturna nas praias, após os shows programados pelo projeto do Governo do Estado Verão Maior Paraná para a temporada de verão 2024/2025. As saneadoras são os equipamentos utilizados para remover os resíduos pequenos, de tamanhos diminutos. Eles revolvem e peneiram a areia da praia, em profundidade média de 20 centímetros.

Leia Também:  Perimetral Leste de Foz do Iguaçu chega a 46,27% de execução

Serviço:

Capacitação para agentes de limpeza

Data: 26 e 27/12/2024

Horários: 26/12 – 13h30 às 17h30

27/12 – 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30

Local: Associação dos Funcionários da Sanepar do Litoral (AESLI) – Avenida Paraná,105 – Matinhos/PR.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA