NOVA AURORA

PARANÁ

IAT e ONG farão inventário de aves que habitam as Unidades de Conservação

Publicado em

O Instituto Água e Terra (IAT) e o Inventário Participativo das Aves do Paraná (Ipave-PR), organização não governamental especializada na avifauna, iniciam nesta terça-feira (24) uma nova edição de observação de aves com foco científico em Unidades de Conservação do Paraná (UCs).

O primeiro evento ocorre no Parque Estadual de Campinhos, entre Cerro Azul e Tunas do Paraná, na Região Metropolitana de Curitiba, a partir das 6 horas. O objetivo é construir um inventário sobre essa classe de vertebrados que possa contribuir para a execução de políticas públicas específicas.

Haverá ainda ações semelhantes, até sexta-feira (27), nos parques Guartelá (Tibagi), São Camilo (Palotina), Cerrado (Jaguariaíva e Sengés), Monge (Lapa), Vila Rica do Espírito Santo (Fênix), Rio Guarani (Três Barras do Paraná), Lago Azul (Campo Mourão e Luiziana) e Ilha do Mel (Paranaguá). Os eventos são abertos ao público, que pode se inscrever AQUI.

“A proposta, nesse formato, é inédita no Paraná. Essa parceria, o que chamamos de ciência-cidadã, busca trazer as pessoas para dentro das Unidades de Conservação, para perto do meio ambiente. No final, teremos um grande livro com todas as informações possíveis sobre as aves do Paraná, o que vai nos ajudar a encaminhar projetos e propostas”, destaca a bióloga do IAT, Nathalia Colombo.

Leia Também:  Festival de Audiovisualidades do MAC Paraná terá mostras competitivas e de acervo

“Sem contar que é uma grande oportunidade de explorar a diversidade de aves que habitam as áreas protegidas do nosso Estado”, acrescenta.

PASSARINHAR – O IAT desenvolveu também o Passarinhar Paraná, vinculado ao projeto Parques Paraná e coordenado pela diretoria de Patrimônio Natural do Instituto, que busca o fomento do uso público e do turismo nas Unidades de Conservação (UCs) do Estado, com foco no desenvolvimento socioeconômico e ecoturismo consciente. O objetivo é despertar o interesse da sociedade para observação de pássaros, ampliando o conhecimento sobre a fauna local. Funciona, ainda, como uma estratégia de amparo para a conservação de espécies raras.

GUIA – Em 2023, o Instituto Água e Terra lançou o guia Unidades de Conservação Estaduais e Aves para Observar no Paraná. O e-book contém 66 páginas que contam quais as espécies podem ser encontradas em cada Unidade de Conservação, promovendo a conscientização da conservação das áreas naturais e dos animais que nela habitam. Segundo o Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos (CBRO), já foram registradas 1.971 espécies de aves no Brasil. Dessas, 766 podem ser vistas no Paraná, algumas delas ameaçadas de extinção.

Leia Também:  Ligação rodoviária entre Jaguariaíva e Piraí do Sul recebe melhorias no pavimento

IPAVE – O Inventário Participativo das Aves do Paraná é uma iniciativa própria de pessoas e instituições, sem finalidade comercial. O objetivo é congregar observadores e fotógrafos de natureza, reunindo-os sob esforço organizado para registrar a biodiversidade, especialmente as aves, em todo o Paraná. A primeira edição ocorreu em 2012.

tab

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Carreta da Inovação chega a Cambé e Mauá da Serra com atividades gratuitas

Published

on

By

A Carreta da Inovação segue seu roteiro pelo Paraná e agora leva suas atividades aos municípios de Mauá da Serra e Cambé, na região Norte do Estado. O projeto oferece programação gratuita e aberta ao público, com foco em inovação, tecnologia, lazer e serviços ao cidadão.

As atividades nas duas cidades ocorrem de terça-feira (08) a sábado (12). O atendimento funciona de terça a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 18h, e no sábado, das 9h às 12h.

Em Mauá da Serra, a carreta ficará na Avenida Ponta Grossa, 480, Centro, em frente à prefeitura. Em Cambé, as ações acontecem na Rua Otto Gaertner, no Centro Cultural de Cambé.

O projeto é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Inovação e Inteligência Artificial (SEIA), em parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), Fundação Araucária, Celepar, Senai, Sesc, Senac e Unicentro. Entre as atrações estão demonstrações de impressora 3D, experiências com óculos de realidade virtual, palestras, cursos e workshops sobre inovação, tecnologia e empreendedorismo.

Leia Também:  Maior oferta em algumas regiões do país interfere no preço do boi gordo

O secretário da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, ressalta que o objetivo é estimular o interesse de crianças e jovens pela ciência e tecnologia. “Temos observado grande participação de estudantes e da população idosa nas cidades por onde a carreta passou. Esse é nosso objetivo: popularizar a cultura da inovação no interior”, afirma.

Desde janeiro, a Carreta da Inovação já visitou 16 municípios, incluindo Cândido de Abreu e Jandaia do Sul, onde encerrou suas atividades no sábado (5).

Com duas unidades itinerantes equipadas com sala de aula, computadores, internet via satélite e estrutura multimídia, a carreta continuará percorrendo o Estado em 2025, oferecendo capacitação em robótica, inteligência artificial e transformação digital.

Para acompanhar a programação completa e os próximos destinos da Carreta da Inovação, os interessados podem consultar o site ou o perfil no Instagram da SEIA.

Serviço:

Mauá da Serra – Avenida Ponta Grossa, 480, Centro (em frente à prefeitura)

Cambé – Rua Otto Gaertner, no Centro Cultural de Cambé

Leia Também:  Câncer de pele: Hospital de Dermatologia do Paraná realiza mutirão de consultas

Data: 08 a 12 de abril

Horário: terça a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 18h; sábado, das 9h às 12h

Entrada gratuita

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA