NOVA AURORA

PARANÁ

Hospital Zona Sul realiza mutirão de consultas para 105 crianças em Londrina

Publicado em

Um novo mutirão de consultas pré-cirúrgicas infantis aconteceu em Londrina nesta quarta-feira (11), no Hospital Zona Sul, garantindo atendimento para 105 crianças entre 2 e 11 anos. A unidade, administrada pela Fundação Estatal de Atenção à Saúde do Paraná (Funeas), é uma referência na região Norte do Estado, sendo responsável por uma média de atendimento de 3 mil pessoas por mês.

Os profissionais elencados para o mutirão são especialistas em otorrinolaringologia e cirurgia infantil, e a ação contou também com uma equipe multiprofissional altamente qualificada. Além das consultas, a unidade organizou várias ações internas em comemoração ao Dia das Crianças, proporcionando um ambiente acolhedor com recreação, decoração temática infantil, cama elástica, brinquedos, pinturas e distribuição de doces na saída do atendimento.

“Esse é um processo importante, que viabiliza maior fluxo assistencial e garante que nenhum paciente fique desassistido. No caso das crianças, a sensibilidade é ainda maior e o Governo do Estado tem realizado grandes esforços para atingir esse público”, avaliou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Leia Também:  Eventos movimentam turismo em grandes e pequenas cidades do Paraná nesta semana

“Nosso objetivo é expandir o número de mutirões em diversos pontos do Estado para promover um avanço significativo no panorama cirúrgico e assistencial do Paraná”, reforçou o diretor-presidente da Funeas, Marcello Machado.

Na última semana, o hospital realizou o primeiro mutirão de cirurgias infantis de sua história, com 22 procedimentos realizados. O HZSL atende a média complexidade e é parte integrante de quatro linhas de cuidados prioritários da Sesa: saúde mental, saúde do idoso com cuidados paliativos, pós-covid-19 e cirurgias eletivas. O hospital oferece atendimento em diversas especialidades, incluindo clínica geral, cardiologia, pneumologia, vascular, psiquiatria, infectologia, nefrologia e pediatria.

A estrutura do hospital é composta por 115 leitos, sendo 75 enfermarias (incluindo 10 exclusivos para atendimento psiquiátrico), 26 leitos cirúrgicos e 14 leitos pediátricos. Além disso, a unidade é referência para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma (Siate).

Leia Também:  Ponte entre Borrazópolis e Kaloré será interditada de 28 de outubro a 18 de novembro

O HZSL realiza aproximadamente 600 procedimentos cirúrgicos por mês, com cerca de 120 procedimentos cirúrgicos pediátricos, dos quais 70 são relacionados à otorrinolaringologia.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta sexta-feira (4) o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Durante o encontro, seguido de um almoço na sede do Executivo Estadual, Ratinho Junior mostrou a Bolsonaro um panorama das obras e investimentos em andamento no Paraná, falou sobre as iniciativas da rede estadual de educação e na segurança pública, com aquisição de equipamentos mais modernos para atuação nas fronteiras, e apresentou um panorama das ações executadas em parceria com o Governo Federal durante a antiga gestão.

Entre as obras destacadas por Ratinho Junior estão a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, já concluída; a nova Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, que está em obras avançadas e que ligará a nova ponte à BR-277; e a pavimentação da Estrada da Boiadeira, entre Icaraíma e Umuarama, no Noroeste, com novo ramal de ligação na região.

Além disso, outras obras também foram concretizadas em parceria entre os governos estadual e federal, por intermédio da Itaipu Binacional, como a duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu (em andamento); a duplicação do Contorno Oeste e da BR-277, em Cascavel (ambos concluídos); e a implementação de iluminação viária em trechos da BR-277, na região Oeste; entre outras.

Leia Também:  Comissão aprova projeto que prevê gratuidade em passagens intermunicipais para idosos

Como parte da estratégia de dar mais infraestrutura ao Paraná e ao país, também foi realizado, em 2021, a concessão de quatro aeroportos paranaenses (Afonso Pena e Bacacheri, em Curitiba; Londrina e Foz do Iguaçu), com a previsão de uma terceira pista no terminal Afonso Pena, aumentando a capacidade de voos internacionais. Também foi na gestão compartilhada entre os dois que nasceu o maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina, com 3,3 mil quilômetros, já com dois lotes em andamento e dois leiloados.

O governador também apresentou um panorama dos colégios cívico-militares, das novidades tecnológicas da rede de ensino, e das estratégias para promoção de investimentos, como o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios nas Cadeias Produtivas do Agro (FIDC Agro Paraná), lançado nesta quinta-feira. Depois do encontro eles embarcaram para uma visita à ExpoLondrina, em Londrina, no Norte do Paraná.

Participaram do encontro os secretários João Carlos Ortega (Casa Civil) e Márcio Nunes (Agricultura e Abastecimento); o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto; os deputados federais Sostenes Cavalcanti, Fernando Giacobo e Filipe Barros; os deputados estaduais Gilson de Souza, Delegado Jacovós, Jairo Tamura, Gilberto Ribeiro e Ricardo Arruda; o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins; e os prefeitos de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, e de Londrina, Tiago Amaral.

Leia Também:  Acordo internacional de colaboração sobre saneamento é assinado em Curitiba

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA