NOVA AURORA

PARANÁ

Heloísa Périssé apresenta a peça “A Iluminada” na abertura do 52º Fenata, da UEPG

Publicado em

A atriz Heloísa Périssé traz ao palco do Cine-Teatro Ópera a experiência de quatro décadas de trabalho em uma carreira diversa na televisão e no teatro para a abertura do 52º Festival Nacional de Teatro, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). No dia 07 de novembro, Périssé apresenta a peça “A Iluminada”, na cerimônia de abertura.

A atriz se transforma em Tia Doro, a ‘iluminada’, em um monólogo que remete às palestras no estilo ted talks, criando um espetáculo recheado de muito humor e reflexões, com histórias de superação pessoal e evolução espiritual vividas pela personagem. Após sua estreia em 2021, “A Iluminada” lotou casas ao redor do Brasil e Portugal e foi indicada ao prêmio Fita 2024, na categoria Melhor Atriz.

Périssé destaca a alegria em participar, pela primeira vez, do Fenata. “Entendo que o artista tem que ir onde o povo está. E eu fico muito feliz em levar minha arte em todo ato cultural que o Brasil promove”, diz.

Criada por Périssé, inspirada por eventos pessoais, sob direção de Mauro Frias, a comédia e sua protagonista abordam de forma bem-humorada a superação de medos e a coragem para enfrentar os desafios da vida.

Leia Também:  MON desenvolve novo projeto do Educativo com enfoque no acervo

A atriz destaca a boa recepção do público, que, em suas palavras “se entrega” para a personagem. “A tendência do ser humano é desconfiar quando vê algo novo. Mas eu já faço a peça há três anos, não posso pisar no freio. Aí quando piso no acelerador, as pessoas percebem o tom da Iluminada e a brincadeira por trás da peça, elas acabam se entregando à Tia Doro”, brinca.

A atriz reconhece o papel transformador do teatro para a vida das pessoas, que deve ser acompanhado pela responsabilidade dos atores em abordar determinados assuntos. “Eu me sinto como se fosse pilota de um avião, conduzindo aquelas pessoas na plateia. Aquilo que eu apresento existe para transformar todos os presentes, e em um trabalho que aborda temas considerados tabus, a responsabilidade de abordá-los de forma acessível é muito grande”, afirma.

Ao visitar histórias pessoais de superação por meio da arte, Périssé cria a oportunidade para o público ‘abraçar as próprias sombras’, afim de desenvolver a empatia para reconhecer a necessidade de acolhimento que todos possuem. A atriz enxerga na comédia a melhor forma de abordar determinados temas, ao fazer menção à frase “O humor entra onde coisa alguma consegue entrar”, do saudoso humorista Chico Anysio.

Leia Também:  Edital de conservação de rodovias do Norte e Norte Pioneiro está na fase de habilitação

“É libertador tratar de temas sérios com a leveza que o humor proporciona. Eu busco um trabalho que transporte o público para um lugar de diversão e reflexão”, afirma.

Com classificação indicativa livre e duração de setenta minutos, “A Iluminada” abre a 52ª edição do Festival Nacional de Teatro. Os ingressos para a apresentação já estão à venda e podem ser adquiridos de forma on-line.

O 52º Fenata é realizado pela UEPG, pela FAUEPG e pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Sanepar, GMAD, Itaipu Binacional e Belgotex do Brasil. Apoiam o evento a Prefeitura de Ponta Grossa, por meio das secretarias municipais de Turismo e de Cultura, Conselho Municipal de Turismo de Ponta Grossa e Sesc Paraná. A promoção é da RPC e a produção da Estratégia Projetos Criativos.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Com apoio das polícias de GO e MS, PCPR prende foragido da Justiça e acusado de estupro

Published

on

By

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu um homem condenado pelos crimes de homicídio e roubo ocorridos em Goiás e acusado de outros crimes no Paraná, neste sábado (5), em Cascavel, na região Oeste.

Ele foi preso em flagrante por agredir sua companheira com um fio elétrico e ameaçá-la de morte, alegando possuir uma arma de fogo escondida em casa. Ele ainda a obrigou a publicar imagens ao seu lado nas redes sociais.

Durante o registro do Boletim de Ocorrência, o homem forneceu informações contraditórias sobre sua identidade, o que levantou outras suspeitas. Além dos crimes relacionados à violência doméstica e familiar contra a mulher, ele também passou a responder por falsa identidade no Paraná.

A PCPR representou ao Poder Judiciário pela decretação da prisão preventiva do suspeito, a fim de viabilizar sua identificação civil, e após diligências conjuntas com outras forças de segurança foi possível descobrir a verdadeira identidade do homem. Ele estava foragido do sistema prisional de Goiás desde 2017, onde cumpria pena pelo crime de homicídio. Além disso, havia um mandado de prisão em aberto contra ele pelo crime de roubo.

Leia Também:  Profissionais da educação recebem capacitação do programa Formadores em Ação

O homem foi encaminhado ao sistema penitenciário, onde permanece à disposição da Justiça. A operação foi feita em apoio à Polícia Civil de Goiás (PCGO).

OUTRO CASO – Em outro caso, a PCPR prendeu temporariamente um homem, de 58 anos, investigado por ao menos quatro casos de estupros de vulnerável ocorridos na região de Marechal Cândido Rondon, no Oeste do Estado. A captura aconteceu neste domingo (6), em Mundo Novo, no Mato Grosso do Sul, e contou com apoio da Polícia Civil do Mato Grosso do Sul.

Os crimes foram praticados contra quatro vítimas menores de idade entre o final de 2024 e início de 2025. Conforme apurado, as investigações apontaram que o suspeito havia alterado seu endereço na tentativa de evitar a responsabilização pelos crimes.

De acordo com a delegada Yasmin Espicalsky, por meio da integração e do trabalho conjunto das polícias dos dois estados, foi possível localizar e monitorar o investigado, resultando na sua captura. “Essa operação destaca a importância da colaboração entre as forças de segurança para garantir a proteção da sociedade e a efetividade da justiça”, explica.

Leia Também:  Segurança Pública lança Escola de Inteligência para fortalecer combate ao crime

Durante a ação, os policiais também encontraram uma espingarda na residência do investigado, o que resultou em sua autuação em flagrante por posse irregular de arma de fogo. O homem também foi encaminhado ao sistema penitenciário.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA