NOVA AURORA

PARANÁ

Happy hour com inovação: bares de Curitiba sediam micro palestras sobre o futuro

Publicado em

Conhecida como Capital da Inovação, Curitiba recebe entre os dias 18 e 23 de março o Festival de Inovação, evento que irá oferecer mais de 90 palestras gratuitas em alguns dos principais bares da cidade. O festival conta com o apoio da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital, GT Building, Piemonte, Sebrae/PR, Fundação Boticário, Renault, Ebanx e BCREDI.

Em sua primeira edição, o Festival de Inovação tem como objetivo discutir e desenvolver ideias visando o futuro da humanidade, além de incentivar o ecossistema de inovação do município. A expectativa é que 2 mil pessoas participem durante os seis dias de evento.

O festival acontece em paralelo ao Smart City Expo Curitiba 2024 (20 a 22 de março), maior evento de inovação da América Latina, organizado pela iCities e a Fira Barcelona e com apoio de diversas organizações e empresas, como Governo do Paraná e Prefeitura de Curitiba.

“Curitiba vai transformar o futuro da humanidade e começaremos como tudo começa: com grandes ideias. Traremos especialistas de vários setores da cidade para apresentarem seus conteúdos aos curitibanos, e tudo isso acontecerá em happy hours descontraídos nos bares da cidade”, explica Tiago Chico, idealizador do evento.

Leia Também:  Governo destina R$ 4 milhões a projetos de expedições científicas na Amazônia

O evento é divido 10 temas: Futuro de Curitiba, Impactos da IA na Humanidade, Desafios de Sustentabilidade, Potencial de Exportação Brasileira, Inovação em Pequenas Empresas, Evolução do Ecossistema de Inovação, Infraestrutura do Amanhã, Inovação na Gestão Pública e Marketing nas Redes Sociais.

As palestras serão apresentadas nos bares The Oak, Bar do Alemão, We Are Bastards, Boteco Boa Praça, Quintal do Monge, Sheridan’s, Mustang Sally e O Jardineiro. Durante os seis dias do festival, cada bar participante sediará um ciclo de palestras com três oradores, cada um com uma apresentação de 15 minutos. O objetivo é reunir especialistas de diversas áreas para fomentar um ambiente de diálogo e intercâmbio de ideias.

Um dos palestrantes do Festival de Inovação será o coordenador de desburocratização de serviços públicos e fomento à transformação digital da SEI, Thiago Marcelino, com a palestra “Governo Digital – Brasil x Estônia” que acontece no dia 20 de março, às 18h30 no bar O Jardineiro.

Leia Também:  Comitê de Bacia Hidrográfica do Paraná 3 vai discutir aquicultura no Oeste do Paraná

Marcelino explica que a Estônia é uma referência global em transformação digital, graças a uma jornada visionária que priorizou pilares como identidade digital, governo digital, cultura de inovação e colaboração público-privada. “Essa combinação estratégica resultou em um país à frente da curva, servindo como modelo inspirador para o mundo. O Brasil ainda está em desenvolvimento no quesito de transformação digital, ainda tem muito a ser feito, mas seguindo o exemplo da Estônia podemos alcançar um futuro digital próspero para todos”, afirma.

Serviço:

Festival de Inovação Curitiba 2024

Data: 18 a 23 de março

Inscrições gratuitas

Programação completa AQUI

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Ensino superior do Paraná está entre os mais bem avaliados do Brasil

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  DER/PR busca empresas para operar linhas intermunicipais no Norte Pioneiro

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA