NOVA AURORA

PARANÁ

Verão Maior: Governo e Pequeno Príncipe selam parceria para aumentar doações ao hospital

Publicado em

O Verão Maior Paraná vai promover a solidariedade e incentivar as pessoas que aproveitam a temporada no Litoral a fazerem doações ao Hospital Pequeno Príncipe, instituição filantrópica paranaense que é referência mundial no atendimento pediátrico. Os telões das arenas esportivas em Guaratuba e Matinhos vão exibir vídeos com dicas de saúde para os veranistas que estiverem aproveitando a programação no local, com foco principalmente nas crianças, além de divulgar o canal de doações. A parceria entre o Governo do Estado e o hospital, que produziu o conteúdo, foi firmada nesta quinta-feira (19), no Palácio Iguaçu.

Quatro vídeos serão veiculados ao longo do dia nos telões durante todo o Verão Maior, abordando a importância do uso do filtro solar e de repelentes e a forma adequada de aplicá-los; as viroses comuns no verão e o que fazer para evitá-las; dicas de alimentação neste período mais quente; e a importância do vínculo familiar e a oportunidade da prática de esportes para reforçá-la.

As peças contam com um QRCode que leva para mais conteúdos produzidos pelo hospital, com outras dicas. Ao final dos vídeos, é exibido o PIX da instituição para ampliar as arrecadações: doacoes@hpp.org.br.

Além da conscientização dos veranistas, a iniciativa também vai promover o trabalho do Pequeno Príncipe, que é referência no Brasil e também está entre os principais hospitais pediátricos do mundo. “É uma honra e um orgulho muito grande firmar essa parceria para dar visibilidade ao trabalho incrível que é feito pelo Pequeno Príncipe, que é um hospital de grande importância não apenas para o nosso Estado, mas é uma referência internacional no atendimento de crianças e adolescentes”, disse a primeira-dama Luciana Saito Massa.

Leia Também:  Por causa das chuvas, Parque Pico Marumbi é fechado para visitação

“O Verão Maior tem um alcance muito bom, reúne as famílias no nosso Litoral e tem também grandes atrações nacionais. E essa parceria com o Pequeno Príncipe vem para complementar e levar esse olhar social, empático e solidário. Além de promover diversão, cultura e turismo, agora vamos levar também esse lado social ao Verão Maior Paraná”, ressaltou a primeira-dama.

A diretora Executiva do Hospital Pequeno Príncipe, Ety Forte Carneiro, explicou que o objetivo é atingir principalmente as crianças e as famílias para não deixarem a saúde de lado mesmo nos momentos de diversão. “Vamos falar sobre cuidados com a saúde, cuidados preventivos, alimentação, hidratação, hábitos de vida saudável e, principalmente, como aproveitar esse momento sem telinha, ao ar livre, na natureza, para a família poder ter ótimos momentos de troca”, disse.

“O Verão Maior Paraná é uma iniciativa do Estado de dotar o nosso Litoral das melhores oportunidades de lazer e entretenimento. E agora celebramos essa junção de esforços com o Hospital Pequeno Príncipe, que é outra marca do Paraná”, afirmou o secretário estadual da Saúde, Beto Preto. “A iniciativa vem mostrar os melhores cuidados para as crianças durante o verão e, principalmente, fortalece a marca do Pequeno Príncipe, que já é enorme”.

Leia Também:  Engenheiros da Sanepar chegam ao RS para prestar apoio técnico com abastecimento das cidades

O PEQUENO PRÍNCIPE – Com sede em Curitiba, o Pequeno Príncipe é o maior e mais completo hospital pediátrico do País, referência nacional em tratamentos de média e alta complexidade, como transplantes de rim, fígado, coração, ossos e medula óssea. É uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, que oferece assistência hospitalar há 105 anos para crianças e adolescentes de todo o Brasil.

Com 369 leitos, incluídas as 76 UTIs, o Pequeno Príncipe atende em 47 especialidades e áreas da pediatria, que contemplam diagnóstico e tratamento, com equipes multiprofissionais, e promove 60% dos atendimentos via Sistema Único de Saúde (SUS).

Em 2023, realizou cerca de 228 mil atendimentos ambulatoriais, 20 mil cirurgias e 307 transplantes. E, pelo quarto ano consecutivo, a instituição figura como o melhor hospital exclusivamente pediátrico da América Latina, de acordo com um ranking elaborado pela revista norte-americana Newsweek.

VERÃO MAIOR PARANÁ – Toda a programação do Verão Maior Paraná pode ser conferida no site exclusivo do Governo do Paraná, o www.pr.gov.br/verao. Serão 33 shows nacionais gratuitos nas arenas de Matinhos e Pontal do Paraná, além de grande programação esportiva nas arenas das praias do Litoral e na região Noroeste.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Com tributo a Dalton Trevisan, elenco da nova montagem do TCP inicia ensaios no Guaíra

Published

on

By

O elenco que vai integrar a nova montagem do Teatro de Comédia do Paraná (TCP) iniciou nesta terça-feira (7) os ensaios da peça “Daqui Ninguém Sai”, de Dalton Trevisan, com direção da atriz Nena Inoue. O espetáculo que vai homenagear o escritor curitibano, que completaria 100 anos em junho de 2025, é inspirado nos contos e nas cartas trocadas por Dalton com outros escritores.

A peça produzida pelo Centro Cultural Teatro Guaíra é a primeira atração confirmada na Mostra Lúcia Camargo, do Festival de Curitiba de 2025, que acontece em março.

O escritor, que faleceu em dezembro de 2024, aos 99 anos, tem uma longa relação com o Teatro Guaíra, que iniciou antes mesmo de seus textos serem adaptados para os palcos. O curitibano participou do Teatro Experimental Guaíra em 1956. Já nos anos 1990, suas histórias passam a ser encenadas no teatro.

A primeira delas, “Mistérios de Curitiba”, foi produzida em 1991 também pelo Teatro de Comédia do Paraná, com direção de Ademar Guerra. “O Vampiro e a Polaquinha” (1992), que remete a dois sucessos literários do autor – os livros “O Vampiro de Curitiba” e “A Polaquinha” – ficou em cartaz por oito anos e se tornou uma das produções mais longevas do teatro, produzida pela Fundação Cultural de Curitiba, também com direção de Ademar Guerra.

Em 1998, foi encenada no Guaíra a peça “O Ventre do Minotauro”, com direção de Marcelo Marchioro e, em 2005, outra montagem baseada na obra de Trevisan foi selecionada pelo TCP, a peça “Pico na Veia”, também dirigida por Marchioro. Agora, a nova montagem promete trazer de volta ao palco do Guaíra os personagens invisibilizados de Curitiba que marcaram a obra de Dalton Trevisan.

Para a diretora Nena Inoue, a ideia do espetáculo é atrair o público que ainda não conhece a obra do escritor paranaense. “Há várias camadas na obra de Dalton, é algo muito complexo. Ele prestava atenção, observava a cidade e trazia para sua literatura o que via nas ruas. É esse olhar que queremos trazer para esta peça”, afirmou.

Leia Também:  Por causa das chuvas, Parque Pico Marumbi é fechado para visitação

ELENCO – O elenco, definido no final de 2024, foi selecionado por meio de um edital aberto pelo Centro Cultural Teatro Guaíra, que atraiu 288 inscritos. Dos 124 candidatos habilitados no processo, 12 atores e atrizes foram contratados para subir ao palco. “O que consideramos nas audições foi o que os atores trouxeram de si mesmos a partir da obra do Dalton”, explicou a diretora.

O processo seletivo do elenco para a montagem foi organizado pelo Centro Cultural Teatro Guaíra e adotou critérios diferenciados de pontuação para mulheres, pessoas pretas e pardas, comunidades tradicionais, populações nômades e povos ciganos, pessoas LGBTQIAP+, pessoas com deficiência e pessoas idosas.

“Eu também queria que tivesse uma pessoa trans e uma surda, porque o Dalton dá visibilidade aos invisíveis”, comentou Nena.

Uma das atrizes selecionadas foi Paula Cristina Roque, que decidiu se inscrever depois de saber que haveria uma vaga destinada a pessoas com deficiência. A atriz, que é surda e tem dez anos de experiência em artes cênicas, contou que recebeu o texto e o traduziu para Libras (Língua Brasileira de Sinais).

“Duas pessoas ouvintes me auxiliaram com a tradução para eu pensar na funcionalidade desse texto em Libras e fiz todo o texto em Libras, usando expressão corporal e facial na audição”, disse a atriz. “Fiquei muito feliz por ter sido selecionada e estou muito curiosa para saber como vai ser. Não tive nenhuma barreira por ser surda e a expressão corporal e facial tem funcionado bastante até o momento”.

Zeca Sales, um dos atores que participarão da nova montagem, fala da conquista de não só ser selecionado pelo TCP, mas também de trabalhar com a obra de um dos maiores contistas do Brasil.

Leia Também:  Adapar adere à programa nacional para acesso a imagens de alta resolução

“Eu já conhecia um pouco da obra do Dalton Trevisan, mas me aprofundei na pesquisa para participar do edital. Estou com uma expectativa muito grande de trabalhar com a obra do Dalton depois de descobrir tanta coisa boa que há nela”, afirmou. “Mais que isso, estou curioso para ver onde vamos chegar com esse trabalho, para entregar uma montagem bacana para o público”.

O elenco de “Daqui Ninguém Sai” é composto, ainda, por André Augusta Francisconi, Carolina Mascarenhas, Fábio Rodrigues de Oliveira, José Batista de Souza Junior, Lais Cristina de Camargo da Silva, Maria Eduarda Costa Forti, Paulo Victor Chierentin, Sidney Correa Junior, Simone Spoladore, Valdeir da Silva e Wenry Martiliano Bueno.

A lista completa dos artistas selecionados, que inclui o cadastro de reserva, está disponível na página do Teatro de Comédia do Paraná no site do Teatro Guaíra.

DALTON TREVISAN – Nascido em Curitiba em 14 de junho de 1925, Dalton Trevisan se consolidou como um dos principais contistas brasileiros, com cerca de 50 obras publicadas. Foi premiado quatro vezes com o Prêmio Jabuti (1960, 1965, 1995 e 2011) e também ganhou o Troféu APCA, o Prêmio Camões e o Prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras.

Entre suas obras estão o romance “A Polaquinha” e os livros de contos “O Vampiro de Curitiba”, “Novelas Nada Exemplares”, “Cemitério de Elefantes”, entre outros clássicos. Ele também é fundador da revista Joaquim, publicada entre 1946 e 1948. O escritor faleceu em 9 de dezembro de 2024, poucos meses antes de completar 100 anos de idade.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA