NOVA AURORA

PARANÁ

Guarás, Castrapet e exposições sobre restinga e animais estão na agenda ambiental do Litoral

Publicado em

A programação ambiental desta semana prevê uma série de atividades no Litoral durante a temporada do Verão Maior Paraná. As ações, coordenadas pelo Instituto Água e Terra (IAT), vão até domingo (21). Entre os destaques está a programação voltada para a educação ambiental no Refúgio da Vida Silvestre Ilhas dos Guarás, entre quarta (17) e sexta-feira (19), das 8h às 12h e das 13h às 17h, em Guaratuba.

A iniciativa busca promover o bem-estar dos guarás (Eudocimus ruber), ave que chegou a ficar extinta por cerca de 80 anos, retornando em 2008 à Baía de Guaratuba. Por meio de cartazes, adesivos e muita conversa, os técnicos visam conscientizar a população sobre o turismo sustentável. A intenção é orientar e sensibilizar os sócios das marinas, marinheiros e turistas a respeitarem as boas práticas que garantem a conservação da espécie.

O território da Baía de Guaratuba, que é atualmente o habitat das aves, integra a Área de Proteção Ambiental (APA) de Guaratuba, criada em 1992 pelo Decreto Estadual n° 1.234/1992. Os guarás podem ser observados aos bandos colorindo de vermelho os manguezais e áreas estuarinas do litoral paranaense. A espécie possui uma grande importância para a preservação do ecossistema local.

Os municípios de Guaratuba e Guaraqueçaba, inclusive, têm ainda mais vinculação com a ave, já que foram batizados pelos indígenas (Guaratuba a “terra de muitos guarás”, e Guaraqueçaba “lugar do Guará”) em alusão à espécie.

“Montamos uma agenda com todas as marinas para conseguir atingir o máximo de marinheiros, para sensibilizá-los e instruí-los para que não cheguem perto das áreas de dormitório dos guarás. Vamos também fazer vistorias nas áreas de dormitório perto das Ilhas para fiscalizar e abordar embarcações que estejam próximas”, afirma a gerente de Biodiversidade do IAT, Patrícia Calderari.

Leia Também:  Governo fecha acordo com Athletico e Prefeitura de Curitiba sobre convênio da Copa

O Parque Estadual do Boguaçu, também em Guaratuba, vai receber outras duas importantes ações nesta semana. Uma delas é a segunda edição desta temporada de verão do programa Passarinhar Paraná, na sexta-feira (19), a partir das 6h30.

O passeio guiado é de extrema importância para a identificação do ecossistema local, no caso as aves nativas e será coordenado pelo ornitólogo Edgar Fernandez Caieiras, do Instituto Guaju. O ponto de encontro será no final da Rua Octaviano Henrique de Carvalho, que dá acesso ao parque. A inscrição é gratuita, sem limite de pessoas, e pode ser feita via WhatsApp (41) 99554-0553 ou pelo formulário.

Ainda no Boguaçu, ocorre a coleta voluntária de resíduos na quinta-feira (18), das 9h às 11h, ação em parceria com a ONG Eco Local Brasil, especializada no combate ao descarte indevido de resíduos plásticos no meio ambiente. A primeira atividade desta temporada ocorreu na semana passada na Ilha do Mel, em Paranaguá. Em apenas duas horas, foram resgatados mais de 7 mil itens de resíduos descartáveis.

Para participar da coleta é necessário se inscrever no Programa de Voluntariado em Unidades de Conservação do Paraná (VOU), escolher o Parque Estadual do Boguaçu como local de atuação e a data 18/01/2023 como dia específico da ação voluntária. A presença deve ser confirmada até o meio-dia desta quarta (17).

Leia Também:  Broca-da-erva-mate exige controle e bom manejo do erval ao longo de fevereiro

RESTINGA – Já no sábado (20) e domingo (21), em Pontal do Paraná, será montado um estande próximo ao palco Sunset, no balneário de Ipanema, para que a população possa se informar sobre a importância da restinga, espécie típica do Litoral. A ação ocorre entre 8h e 12h e das 13h às 17h.

CASTRAPET – A caravana do Castrapet, por sua vez, monta base desta terça (16) até quinta (18) no trapiche de Encantadas, na Ilha do Mel. De sexta (19) a domingo (21), o grupo vai até Guaratuba, na arena montada pelo Governo do Estado, para conscientizar as pessoas sobre os cuidados com os pets.

EXPOSIÇÃO – A diretoria de Patrimônio Natural do IAT inaugura nesta sexta-feira (19), às 9 horas, no Aquário de Paranaguá, a exposição fixa “Mergulhando no clima do Litoral”, sobre a beleza e a importância da biodiversidade marítima e os esforços para sua proteção. A mostra é autoguiada, mas conta com auxílio de técnicos do órgão ambiental.

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná reúne uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste. São atividades esportivas e de lazer que englobam aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, shows, torneios e competições nacionais e internacionais, programação inclusiva e educação ambiental. A agenda completa pode ser consultada no site www.verao.pr.gov.br.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Em Japurá, Estado promove repovoamento do Rio Ivaí com 150 mil peixes nativos

Published

on

By

O Rio Ivaí, em Japurá, na região Noroeste, ganhou nesta sexta-feira (11) mais 150 mil peixes de espécies nativas do Paraná. A ação integra o projeto Rio Vivo, desenvolvido pela Superintendência Geral das Bacias Hidrográficas e Pesca (SDBHP), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest). Além disso, com apoio de crianças da rede pública de ensino, houve o plantio de mudas de espécies nativas do Estado para a proteção da mata ciliar.

O repovoamento foi feito com traíras e lambaris, todos em estágio juvenil de desenvolvimento, ou seja, com maior índice de sobrevivência se comparado às solturas de alevinos. Neste sábado (12), a partir das 8 horas, a atividade se dará em Doutor Camargo (Noroeste), também no Ivaí, com a soltura de mais 150 mil peixes.

“O Ivaí é um dos rios mais importantes do Paraná, sem barragens, um lugar perfeito para pesca esportiva. Um verdadeiro tesouro natural que ganhou ainda mais vida com a soltura dessa nova leva de peixes”, afirmou o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca. “Esse evento que foi uma verdadeira aula ambiental de um Paraná cada vez mais sustentável”.

Leia Também:  Centrais de Relacionamento da Sanepar passam por melhorias em cidades dos Campos Gerais

O programa Rio Vivo segue os critérios estabelecidos pela Resolução Sedest/IAT nº 10, para evitar a introdução de espécies exóticas nos rios e selecionar peixes com genética e tamanho ideais para o repovoamento.

A ação ambiental no Noroeste integra a segunda fase do projeto, iniciada em novembro de 2024, e prevê a soltura de 2,626 milhões de peixes nas bacias dos rios Tibagi, Piquiri, Iguaçu e Ivaí – no ciclo inicial, entre 2021 e 2022, foram soltos 2,615 milhões de peixes. O investimento nesta nova etapa é de R$ 557,8 mil.

A meta do Governo do Estado é repovoar as bacias locais com 10 milhões de animais, de espécies como traíra, pacu e pintado, até 2026.

PROJETO RIO VIVO – O Rio Vivo é uma ação da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável em parceria com o Instituto Água e Terra, executada pela SDBHP a partir de 2021. O projeto prevê a conservação das principais bacias hidrográficas do Paraná, otimizando os usos da água e trabalhando na recomposição da ictiofauna e preservação dos ecossistemas locais.

Leia Também:  Obra para concluir marginais de acesso a indústrias de Pitanga tem classificação final

Além dos esforços para com o meio ambiente, a proposta estimula ações de educação ambiental com a população lindeira e crianças em idade escolar, incrementando o caráter social do Rio Vivo.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA