NOVA AURORA

PARANÁ

Guarapuava encerra encontros do Fórum de Desenvolvimento Territorial

Publicado em

Encontro em Guarapuava nesta quinta-feira (27), no Centro-Sul do Estado, reuniu líderes locais, sociedade civil, empresários e acadêmicos em torno de instrumentos e programas públicos. Esta foi a última das cinco etapas do Fórum Regional de Planejamento e Desenvolvimento Territorial do Paraná, promovido pela Secretaria de Estado do Planejamento (SEPL).

Representantes de 84 municípios das regiões 6, 7 e 10, definidas pelo Programa Paraná Produtivo, da SEPL, que foi detalhado durante o evento, tiveram, ainda, a oportunidade de conhecer de perto o Observatório do Planejamento, ferramenta que promove uma gestão pública mais eficiente e transparente, alinhada com as demandas regionais.

O secretário de Estado do Planejamento, Guto Silva, avaliou os fóruns como uma boa oportunidade do governo ouvir a sociedade, a academia, os mundos político e empresarial, o que dá a garantia de acertar mais em relação às definições do orçamento do Estado para transformar a vida das pessoas e atender as mais diferentes realidades sociais e econômicas.

“Isso resulta em justiça social, um orçamento calibrado à realidade do Estado e permite que o orçamento não seja cooptado por nenhuma elite pragmática ou por uma região mais desenvolvida, dando mais equilíbrio ao orçamento”, disse o secretário.

Guto Silva ressaltou que as políticas públicas têm que chegar a todos, uma orientação do governador Carlos Massa Ratinho Júnior que tem possibilitado a ampliação do debate com toda a sociedade. “Muitos programas acabam sendo frutos dessa escuta ativa com a sociedade e, agora, com um orçamento de fato participativo, a voz do Paraná está representada nesse bolo orçamentário de bilhões de reais que serão investidos nos próximos quatro anos”, afirmou.

Leia Também:  Licitação de obras em rodovias entre Francisco Beltrão e Dois Vizinhos tem resultado final

A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) também teve participação importante nos fóruns, expondo diversas iniciativas que podem atender municípios interessados em estimular o desenvolvimento regional, como a Ageuni (Agências de Desenvolvimento Regional Sustentável, instaladas nas sete universidades estaduais), o Projetek (Escritório de Projetos Executivos de Engenharia e Arquitetura para atender cidades pequenas nas áreas de abrangência das universidades estaduais). 

Também foram apresentados pela pasta o Paraná Empreende Mais (que qualifica micro, pequenos e médios empresários, empreendedores individuais, informais e futuros empreendedores de todo o Estado) e o programa  Propriedade Intelectual com Foco no Mercado – Prime (que transforma pesquisas acadêmicas em produtos e serviços para a sociedade).

O secretário de Estado da Seti em exercício, Jamil Abdanur Júnior, ressaltou que a participação da secretaria nos fóruns é um reconhecimento da credibilidade no trabalho desenvolvido pelas universidades estaduais. 

“Somos parceiros que podemos contribuir de forma decisiva para que projetos de melhor qualidade, com estudos de maior profundidade, venham a ser disponibilizados e colocados a serviço dessas regiões com vistas ao desenvolvimento econômico e social no nosso Estado”, disse.

FECHAMENTO – Iniciado em maio nos municípios de Cascavel e Curitiba, o Fórum foi realizado em Londrina e Maringá e, com o último encontro, chegou aos representantes de todas as 15 regionais e dos 399 municípios paranaenses. 

Leia Também:  Confira as atrações nos espaços culturais do Estado nos dias 7 e 8 de setembro

Segundo o diretor de Projetos da Secretaria do Planejamento, Marcos Marini, a conclusão dos fóruns resultou no fortalecimento das governanças das regiões, possibilitando que a sociedade civil organizada conhecesse o programa Paraná Produtivo, suas potencialidades e representantes. “Isso fortalece muito o programa, fortalece a política pública e, certamente, faz com que o Paraná caminhe rumo ao futuro com melhor planejamento do seu território”, disse.

Presente no último encontro, Elizabete Capeleti, presidente do Conselho Gestor Regional Região 7, de Uniao da Vitória, ressaltou a importância da abertura deste canal de diálogo visto que o Paraná é grande e desenvolvido, mas tem regiões que precisam de mais estímulos do governo. “Cada região é diferente da outra e os fóruns e todo o trabalho do Paraná Produtivo facilitam que o governo consiga fazer ações junto aos municípios para estimular esse desenvolvimento de forma geral e bem equilibrada, e que cada município consiga desenvolver aquilo que é próprio da sua região”, ressaltou.

EXPERIÊNCIA DE MEDELLÍN – Os fóruns contaram, ainda, com a participação do consultor internacional colombiano Jean Edouard Tromme, que ministrou a palestra “Medellín: Um modelo de transformação territorial”. 

Ele compartilhou a experiência da cidade latino-americana, que tem alcançado reconhecimento nas áreas de mobilidade urbana e de ampliação da qualidade de vida.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

Published

on

By

A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

Leia Também:  PCPR faz operação contra grupo ligado a desvio de ração no Norte do Estado

Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

Leia Também:  Governo começa a desenhar caminho para tornar Paraná hub de hidrogênio verde

Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA