NOVA AURORA

PARANÁ

Guaíra recebe “O Menino Zumbi” em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra

Publicado em

O Governo do Estado promove nesta quarta-feira, 20 de novembro, o espetáculo teatral “O menino Zumbi”, uma das ações de celebração do Dia da Consciência Negra. A apresentação será no Teatro Guaíra, com início às 20 horas. A iniciativa, que tem entrada gratuita, é uma parceria entre a Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi) e a Secretaria da Cultura (Seec) e busca sensibilizar e estimular a reflexão sobre a luta da população negra, sua resistência e contribuição para a sociedade brasileira. 

O espetáculo é apresentado anualmente no Dia da Consciência Negra, pelo Coral Negro de Curitiba, e conta a história de um jovem que, ao enfrentar o racismo na escola, se vê forçado a tomar medidas desesperadas, desaparecendo e deixando sua mãe e toda uma cidade atormentados com sua ausência.

A peça contará com muita música e a participação especial de David Marcondes, afrodescendente, cantor de música erudita no Brasil, reconhecido internacionalmente e premiado como um dos melhores barítonos do mundo.

Não haverá emissão de ingressos. No local, terá pontos de arrecadações de alimentos não perecíveis para comunidades Quilombolas.

Mesmo não sendo o primeiro ano em que é realizada, o impacto da apresentação deste ano será maior, já que a montagem acontece quando o Dia da Consciência Negra passa a ser oficialmente um feriado nacional.

“A celebração do dia 20 de novembro, agora feriado nacional, contribuirá para não esquecermos a luta pela igualdade e pela valorização das culturas afro-brasileiras. Esse dia é uma oportunidade para refletirmos sobre a história do nosso Estado e do país, reconhecendo as contribuições da população negra para a sociedade, além de reforçar o nosso compromisso com a igualdade racial”, disse a secretária da Semipi, Leandre Dal Ponte.

Leia Também:  Em dez anos, o setor fotovoltaico movimentou R$ 8,3 bilhões no Paraná e gerou mais de 720 mil empregos no Brasil

Luciana Casagrande Pereira, secretária estadual da Cultura, destaca o papel da arte no processo de conscientização da sociedade sobre causas fundamentais, como a igualdade racial. “O Teatro Guaíra é um espaço muito especial para promover diálogos e sensibilizações sobre a igualdade racial e a valorização da cultura afro-brasileira por meio da arte. O espetáculo “O menino Zumbi” reforça o nosso compromisso de usar a arte como ferramenta de transformação social e de resgate da memória e da identidade do povo brasileiro.”  

SOBRE O CORAL NEGRO – Criado em 5 de janeiro de 2021, o coral surgiu a partir da necessidade de fortalecimento da identidade cultural negra de Curitiba e se consolida como um coral inter-religioso, inter-denominacional, aberto a todos e sem discriminações, visando valorizar as raízes do povo negro que vive e trabalha na Capital e mostrar sua arte em forma de música ao Brasil.

CELEBRAÇÕES – O espetáculo “O Menino Zumbi” integra a agenda de celebrações do Mês da Consciência Negra, iniciadas já no início de novembro. Na quinta-feira, dia 21, será realizado no canal do YouTube da Secretaria, a partir das 14 horas, o webinário “Fios da Memória e Letramento Racial”, com a professora Clemilda Santiago Neto e a doutora Edimara Gonçalves Soares. 

O podcast Notícia Boa Paraná, produzido pela equipe do Governo do Estado, tratou sobre o tema da igualdade racial na edição que foi ao ar quinta-feira, dia 14 de novembro. Participaram do bate-papo o diretor de Igualdade Racial, Povos e Comunidades Tradicionais da Semipi, Eduardo de Oliveira Filho, e a defensora pública e coordenadora do Núcleo de Promoção da Igualdade Étnico-Racial da Defensoria Pública do Paraná, Camille Vieira da Costa.  

Leia Também:  Ícone do motocross, Japonês Voador será homenageado pela Secretaria do Esporte

Os convidados falaram da história, das lutas, das conquistas e das contribuições do povo negro na construção do Brasil e do Paraná. Também apontaram caminhos para o combate ao racismo e a conquista da igualdade e justiça racial, além de políticas públicas que estão sendo implementadas no Estado dentro deste tema. O programa está disponível no Spotify e no canal do Governo do Estado no YouTube.  

Outra ação foi o 1º Congresso de Gestão e Promoção da Igualdade Racial do Paraná realizado entre os dias 4 e 8. O evento contou com palestras, oficinas, workshops e o 1º Ideathon de Igualdade Racial.  

Também foi promovida uma imersão em Letramento Racial, em parceria com o Instituto Piraporiando – organização dedicada à construção de uma sociedade antirracista e que faz do afeto uma forma de educar. A ação faz parte do ciclo formativo do programa Potências, implementado pela Semipi, com o objetivo de fomentar a formação de agentes públicos no campo das relações étnico-raciais, visando implementação de práticas de promoção da equidade, diversidade e inclusão no âmbito da gestão pública.  

O diretor de Igualdade Racial, Povos e Comunidades Tradicionais da Semipi, Eduardo Filho, comentou que ações como essas reforçam as políticas desenvolvidas em prol dessa população. “Além de manter a pauta em evidência, traz informações e novidades para a governança sobre as políticas de igualdade racial do nosso Estado”, afirmou.  

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Estado incentiva inscrições para 2ª Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia

Published

on

By

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia (Obict), competição de conhecimentos específicos na área voltada para alunos desde o primeiro ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio ou Ensino Médio Técnico das redes públicas e privadas de todo o País.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de forma online pelo site www.obict.com.br/ ou pelo aplicativo Olímpico, disponível para os sistemas iOS e Android, até o dia 14 de abril, às 22h. As inscrições podem ser feitas pelos professores responsáveis das instituições de ensino, quanto de forma avulsa pelos alunos interessados.

Na primeira edição da Obict, o Paraná já demonstrou ser uma potência na competição. Além de ser o Estado com mais inscritos em todo o País (3.118 de 36.500 alunos), três estudantes do município de Borrazópolis, no Vale do Ivaí, conquistaram medalhas de ouro.

Para o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, o Paraná tem todos os recursos para se destacar novamente na segunda edição da Olimpíada. “Vamos fazer um trabalho muito forte em conjunto com outras secretarias, principalmente a de Educação, para que nossos alunos participem ativamente da competição e que neste ano possam ter ainda mais alunos sendo premiados”.

Leia Também:  Boletim registra 41.472 novos casos de dengue e mais 31 óbitos no Paraná

Os medalhistas de ouro, Gabriel Telles, João Paulo Machado Filho e Kauê dos Santos, cursam o 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual José de Anchieta, mas foram premiados na categoria Ensino Fundamental, pelo desempenho nas provas aplicadas em 2024, quando então estavam matriculados na Escola Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, também em Borrazópolis.

“Os estudantes paranaenses têm se destacado em competições como a Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia, e isso é fruto de um trabalho contínuo direcionado à inovação e à inclusão de componentes curriculares como programação e robótica nas escolas paranaenses. Você que é estudante da rede estadual, inscreva-se na olimpíada, e você, professor, incentive seus estudantes a participarem. Vamos, juntos, mostrar a qualidade da educação paranaense para todo o Brasil”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

COMO FUNCIONA – A Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia será dividida em quatro fases, sendo as duas primeiras de forma online e as duas últimas, presenciais. A primeira fase é a online e acontece entre os dias 2 e 14 de abril, com uma prova que utiliza recursos multimídia e com possibilidade de consulta. A segunda está prevista para entre os dias 21 e 27 de abril, também no formato online, mas sem possibilidade de consulta.

Leia Também:  Volta do sol reacende atividades nas seis arenas esportivas no Litoral

A terceira etapa, marcada para 30 de maio, será presencial e aplicada em diversos polos ao redor do Brasil. A quarta e última fase também acontece de forma presencial, com data e local a serem divulgados pela organização da competição.

São quatro categorias: Júnior, para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; Sênior, para alunos do Ensino Médio e Técnico; a categoria livre, aberta para adultos e familiares acompanharem e incentivarem os jovens, e por fim a categoria para estudantes de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, novidade da segunda edição da Obict.

A inclusão da nova categoria visa estimular desde cedo o interesse de crianças pelos estudos em ciência, tecnologia e inovação, além do espírito competitivo. Todos os alunos inscritos recebem certificados de participação, e os melhores colocados recebem uma medalha exclusiva ao final da competição.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA