NOVA AURORA

PARANÁ

Grupo de dança do Colégio Estadual do Paraná se apresentará na França

Publicado em

O Grupo de Dança Contemporânea do Colégio Estadual do Paraná (Dancep) embarca neste domingo (24) para a França, em um intercâmbio do projeto “Dancep pelo mundo” com o Lycée Eugène Delacroix, da cidade de Drancy, onde acontecerão várias ações artístico-pedagógicas entre os estudantes franceses e os 22 integrantes do Dancep.

A atividade é custeada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação, e vai mostrar a dança e a arte feitas dentro da escola pública brasileira para outras partes do mundo e trazer a vivências de outras realidades para estudantes que nem sempre possuem condições de passar por essa experiência.

O grupo ficará na França até 6 de outubro. Além de assistirem aulas no colégio onde ficarão hospedados, os alunos também participarão de visitas diplomáticas. No cronograma de atividades constam ações na Sorbonne Nouvelle – Paris III, Unesco e Museu do Louvre.

Além disso, eles farão uma apresentação do espetáculo “A Gente se Acostuma” na Maison du Brésil. O grupo de dança já esteve em outras temporadas em países como Portugal, Espanha, Argentina e Itália.

Leia Também:  Rio Grande do Sul estuda adotar o programa Nossa Gente Paraná

Para o idealizador, coordenador e diretor artístico do Dancep, Fernando Nascimento, essa experiência é muito importante porque transforma a vida dos estudantes ao mostrar uma possibilidade real de ir além dos muros da escola, de suas próprias realidades sociais. “O intercâmbio faz com que o contato com outras culturas e formas de ensinar e aprender altere a essência de cada estudante, que tem a oportunidade de mostrar um pouco do que é produzido dentro da sua escola e vivenciar como outros países se relacionam com a educação e cultura”, avalia.

ESPETÁCULO – O espetáculo “A Gente se Acostuma” é inspirado no texto da escritora Marina Colasanti, “Eu sei, mas não devia”. O texto é utilizado para pensar quais são os fatos, discursos falados e corporais que as pessoas se acostumam, mas não deveriam. O espetáculo conversa com temas importantes da sociedade, como questões étnicas, de gênero, econômicas e as demandas das relações humanas no cotidiano, ancoradas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS.

Leia Também:  Calendário do IPVA 2024 encerra nesta quinta-feira com 5ª parcela de veículos de placas 9 e 0

DANCEP – O Dancep é um dos projetos de contraturno da Escolinha de Arte do Colégio Estadual do Paraná. O grupo oferece gratuitamente aulas de dança contemporânea e diversas modalidades para estudantes do colégio e da comunidade, conjugando experiências estéticas, poéticas e humanas através da vivência em dança.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Sanepar anuncia nova obra de sistema de abastecimento para área rural da Lapa

Published

on

By

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) e a Prefeitura da Lapa anunciaram a implantação de mais um sistema de abastecimento de água para a área rural do município. A obra, que receberá investimentos de mais de R$ 1,6 milhão, atenderá 1.296 moradores da comunidade de Bonito.

O termo de compromisso foi assinado pelo presidente da Sanepar, Wilson Bley, e o prefeito Diego Ribas em uma solenidade realizada na sede da prefeitura nesta quinta-feira (3). A rede de distribuição de água da comunidade terá 28,7 quilômetros de extensão, além de 7,8 quilômetros de adutoras.

Bley destacou a importância do projeto e o seu vínculo pessoal com a cidade. “Conheço cada canto dessa cidade e sei que teremos desafios, mas, com essa parceria, vamos garantir água tratada e saneamento adequado para a população, sempre pensando na saúde pública”, afirmou.

O programa de Saneamento Rural é executado pelo Governo do Estado, pela Sanepar, prefeituras e comunidades. A Sanepar fornece os projetos técnicos, materiais hidráulicos e elétricos e a orientação para as comunidades operarem os sistemas. Cabe às prefeituras a execução das obras e a operação dos sistemas em parceria com as comunidades.

Leia Também:  Estação das Águas: Sanepar monta ilhas de hidratação para os shows no Litoral

Na Lapa, a Sanepar já estuda, em parceria com o município, quais outras áreas rurais poderão ser priorizadas para implantação de futuras obras de abastecimento.

O prefeito Diego Ribas ressaltou o avanço que a cidade tem conquistado nessa área. “Queremos fazer da Lapa um modelo para o Paraná e para o Brasil em abastecimento de água e saneamento. Esse projeto representa um grande passo para levar água de qualidade a todos, tanto na cidade quanto nas comunidades rurais”, disse.

O deputado Hussein Bakri, que participou da assinatura, também elogiou o compromisso da Sanepar e do governo estadual com os municípios paranaenses. “Quero reconhecer esse papel que a presidência da Sanepar está fazendo de conversar com as pessoas e entender suas demandas. É assim que o Paraná vai avançar, conversando com as lideranças, com o prefeito e vereadores para resolver os problemas da população.”

PRESENÇAS – Também participaram do evento o diretor comercial da Sanepar, Bihl Elerian Zanetti, além de secretários, vereadores e empregados da Companhia que atuam no município.

Leia Também:  Governo do Paraná cumpre plano e leva compliance a toda administração estadual

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA