NOVA AURORA

PARANÁ

Governo viabiliza primeiro transplante de rim no Hospital do Câncer de Cascavel

Publicado em

Após atuação conjunta entre o Sistema Estadual de Transplantes (SET) e a Casa Militar do Paraná, aconteceu na noite desta terça-feira (7) o primeiro transplante de rim no Hospital do Câncer de Cascavel (Uopeccan). O procedimento beneficiou um homem de 51 anos, residente no município de Espigão Alto do Iguaçu, na 10ª Regional de Saúde. O paciente apresenta ótima evolução, sem nenhuma intercorrência após a cirurgia.

O órgão foi transportado de Curitiba para Cascavel por uma aeronave da Casa Militar, garantindo agilidade e segurança no processo.

“Graças à atuação conjunta do Governo do Estado e a rápida coordenação da Central Estadual de Transplantes, conseguimos transportar o órgão com agilidade e segurança. Isso demonstra que a eficiência e integração dos órgãos estaduais são essenciais tanto para viabilização de transplantes como para a humanização e excelência do atendimento à saúde de todos os paranaenses”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Em 2024, o Paraná reafirmou sua liderança nacional em doações e transplantes de órgãos e, em diversos indicadores, registrou os melhores resultados em seis anos. De janeiro a setembro, o Estado atingiu uma taxa de 42,8 doações por milhão de população (pmp), mais que o dobro da média nacional, de 20,3 pmp. O Paraná teve também a menor taxa de recusa familiar do País, de apenas 27%, destacando o sucesso das ações de conscientização e o compromisso com a saúde pública.

Leia Também:  Municípios já podem acessar o guia de implantação de políticas públicas para mulheres

Atualmente, 2.233 pacientes aguardam por um transplante de rim no Paraná. Até novembro do ano passado, o Sistema Estadual de Transplantes (SET) registrou 498 procedimentos realizados em todo o Estado, sendo 23 pela Policlínica Pato Branco, unidade que também possui habilitação para fazer o procedimento na Macrorregional Oeste.

“Com este marco, a expectativa é que a Uopeccan amplie ainda mais sua capacidade de atendimento, contribuindo significativamente para a redução da fila de transplantes no Paraná e reforçando o papel do Estado como referência nacional em transplantes”, explicou o Marcelo de Souza Furtado, coordenador da Organização de Procura de Órgãos (OPO) de Cascavel.

COMO FUNCIONA – O candidato a transplante de rim é aquele que está fazendo hemodiálise. Este paciente deve ser encaminhado para uma avaliação em um serviço transplantador em até 90 dias do início do tratamento dialítico, a fim de verificar a necessidade de indicação para transplante.

Após essa etapa, tendo a indicação de transplante, o paciente será cadastrado na lista de espera no Sistema Nacional de Transplantes do Ministério da Saúde e aguardará por um doador compatível.

INVESTIMENTOS – Com investimento total de R$ 13 milhões, o Governo do Estado inaugurou no ano passado a nova Unidade de Terapia Renal do Hospital. Criada para ampliar o acesso dos pacientes que necessitam de terapia renal substitutiva, ela tem capacidade de atendimento de 105 pacientes por dia.

Leia Também:  Comunidade indígena do Oeste ganha banco de mudas melhoradas de batata-doce

Está em execução, ainda, a ampliação da Unidade de Transplantes, que conta com mais de R$ 17 milhões de investimento estadual. O projeto contempla a ampliação do ambulatório, com 15 consultórios médicos, áreas de espera, UTI (Unidade de Terapia Intensiva) adulto para 20 leitos, além da ampliação da farmácia. Também serão construídas alas de internamento, totalizando 62 leitos.

UOPECANN – O Complexo Hospitalar Uopeccan em Cascavel possui uma área com mais de 12 mil metros quadrados abrangendo Hospital, Casa de Apoio e o Núcleo Solidário. São 126 leitos, UTI adulto com 10 leitos, UTI Pediátrica com 8 leitos, 5 salas de cirurgias, salas de quimioterapias com capacidade para atender 35 pacientes por vez, equipamentos para exames de imagem de última geração e setor de radioterapia com tecnologia avançada.

Inaugurado em 1991, recebe diariamente centenas de pacientes em busca de tratamento para câncer e demais patologias que a instituição atende.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Banheiros instalados no Litoral têm mais de 200 mil acessos e viralizam nas redes sociais

Published

on

By

Pela primeira vez na história, banheiros bem estruturados foram instalados em 19 pontos do Litoral do Paraná e já alcançaram a marca de 200 mil acessos desde 1º de dezembro de 2024, quando passaram a ser contabilizadas as utilizações. A iniciativa da Secretaria de Estado do Turismo (Setu), dentro do Verão Maior Paraná, é destaque inclusive nas redes sociais. Um vídeo publicado no TikTok viralizou com mais de 50 mil curtidas, destacando o fato de os banheiros terem até ar-condicionado, em contraponto às “descidas para BC”.

As estruturas estão nos municípios de Paranaguá, Pontal do Paraná, Matinhos, Guaratuba, Morretes, Antonina, Guaraqueçaba e em Campina Grande do Sul (no Portal da Estrada da Graciosa) e têm como objetivo aprimorar a infraestrutura e o atendimento aos veranistas e turistas da região.

Entre os locais com maior fluxo de usuários destacam-se os balneários de Ipanema, com quase 13 mil usos, e Shangri-lá, em Pontal do Paraná, com mais de 11 mil acessos, além das praias de Guaratuba (mais de 80 mil) e Matinhos (mais de 50 mil), localidades que mais recebem turistas na região nesta época do ano.

Leia Também:  Comunidade indígena do Oeste ganha banco de mudas melhoradas de batata-doce

Os módulos são equipados com ligação de água e esgoto, lavatórios, papel higiênico, toalhas de papel e produtos de limpeza. Cada unidade conta com um funcionário responsável pela manutenção e limpeza do espaço, garantindo o pleno funcionamento. A contagem é realizada pelas colaboradoras diariamente, repassada ao final do turno informando quantos usuários utilizaram os módulos. O acesso é gratuito.

O secretário de Turismo, Marcio Nunes, destaca a importância da iniciativa para o fortalecimento do setor no Estado. “Esses banheiros não apenas atendem uma demanda antiga da população e dos turistas, mas também refletem o compromisso da gestão estadual com a melhoria da experiência deles no Litoral, incentivando o turismo responsável e sustentável”, afirmou.

A instalação dos banheiros públicos foi planejada com base nos resultados da Pesquisa de Demanda Turística do Litoral do Paraná, realizada entre 5 e 31 de janeiro de 2024. O estudo, conduzido pela Setu, em parceria com a Agência de Desenvolvimento Cultural e do Turismo Sustentável (Adetur) do Litoral do Paraná e as prefeituras, apontou a infraestrutura como uma das principais demandas dos visitantes.

Leia Também:  Municípios já podem acessar o guia de implantação de políticas públicas para mulheres

Confira os locais onde estão instalados os banheiros:

Paranaguá – dois módulos na Praça Mário Roque (próximo ao Aquário) e dois na Ilha do Mel (Trapiche Encantadas e praia de Brasília)

Pontal do Paraná – dois módulos (Balneário Ipanema e Balneário Shangri-lá)

Matinhos – seis módulos (Praia Grande, Balneário Flamingo, Caiobá Praia Braba, Avenida Paraná, Praia Brava em frente ao SESC, Praia do Pico II)

Guaratuba – três módulos (Morro do Cristo, Praia Caieiras, Praia Central)

Morretes – uma unidade (Ponte de Ferro – Porto de Cima)

Antonina – uma unidade (Praça Romildo – Feira Mar)

Guaraqueçaba – uma unidade (Centro)

Campina Grande do Sul – uma unidade (Portal da Graciosa, próximo a PRF)

Horário de atendimento:

Alta Temporada: Das 8h às 22h, de segunda-feira a domingo, incluindo os feriados, com 1h de intervalo de almoço (das 12h às 13h).

Baixa Temporada: Das 9h às 18h, com folgas as segundas-feiras, quartas-feiras e feriados, com 1h de intervalo de almoço (das 12h às 13h).

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA