NOVA AURORA

PARANÁ

Governo promove seminário para servidores sobre racismo institucional

Publicado em

O Auditório Salvador de Ferrante, o Guairinha, foi palco nesta quarta-feira (22) do primeiro Seminário Sobre Racismo Institucional, realizado em parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) e a Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi). O evento contou com apoio da Escola de Gestão do Paraná e ocorreu no contexto da campanha estadual “Paraná Unido Contra o Racismo”.

Também participaram do evento representantes de órgãos como a Controladoria-geral do Estado, Ouvidoria Geral do Estado e secretaria estadual de Educação. O objetivo central foi proporcionar um espaço de reflexão e discussão ampla sobre o racismo institucionalizado, gerar reflexão e impulsionar mudanças ativas.

Servidores e colaboradores tiveram a oportunidade de ouvir uma palestra de Iyagunã Dalzira, doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná e iyalorixá do Candomblé, que teceu uma importante fala sobre racismo estrutural e institucional a partir de sua trajetória de vida e de luta.

A palestrante falou sobre a importância do seminário e de eventos como este no âmbito institucional do Estado. “Esse evento tem muita importância, pois nós não temos a mídia, é muito difícil passar a nossa mensagem. Esse foi um espaço de denúncia ao racismo e de escuta também”. Durante sua fala, Dalzira também chamou atenção para o etarismo aliado ao racismo.

Leia Também:  Com 588 mil de procedimentos, Paraná bateu recorde de cirurgias eletivas em 2023

Iyagunã Dalzira iniciou os estudos regulares aos 47 anos, no programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Aos 63, ingressou no curso de Relações Internacionais, aos 72 defendeu seu mestrado na Universidade Tecnológica Federal do Paraná e, aos 81 anos, defendeu sua tese de doutorado.

O Coral Negro de Curitiba, grupo musical que resgata ritmos da cultura afro-brasileira, abriu o seminário com uma apresentação que celebrou a cultura afro.

“Estar com a doutora Iyagunã é uma oportunidade para evoluirmos nosso pensamento, corrigirmos erros históricos e melhorarmos enquanto sociedade na luta contra o racismo e as desigualdades sociais”, destacou a secretária estadual da Cultura, Luciana Casagrande Pereira.

Eduardo de Oliveira Filho, coordenador-geral para Igualdade Racial da Semipi, destacou a importância do evento. “Estar nesse aqui é de suma importância para nós, servidoras e servidores, no sentido de trazermos à baila esse tema tão relevante e sensível. Ainda precisamos trabalhar em diversas frentes e diversas formas para combater o racismo”, disse.

“Nós passamos a reconhecer que o racismo existe, é por isso que estamos trazendo para o ambiente de trabalho do Governo do Estado essa conversa, para a gente pensar no nosso trabalho e na nossa convivência”, afirma Mariana Neris, diretora de Políticas Públicas para Mulheres da Semipi.

Leia Também:  Higienização da Estação Iraí afetará abastecimento em cidades da RMC na terça-feira

SENSIBILIZAÇÃO – Neste mês de novembro, o Governo do Estado lançou a campanha “Paraná Unido contra o Racismo”, uma parceria da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa e da Secretaria de Estado da Comunicação. O objetivo é sensibilizar e educar a população sobre a importância de reconhecer e denunciar atos racistas, destacando que o racismo é crime punível por lei, com pena de prisão. O lançamento ocorreu alinhado ao Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro em todo Brasil.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

Published

on

By

A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

Leia Também:  Laboratório da UEL pede novos doadores de sangue para transfusão em cães

Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

Leia Também:  Obra de controle de erosão em rodovia de Munhoz de Mello atrai cinco empresas

Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA