PARANÁ
Governo promove em Jacarezinho capacitações para fomento ao turismo
Publicado em
5 de julho de 2024por
Itajuba TadeuO Governo do Paraná, por meio da Secretaria do Turismo, realiza uma série de encontros com empresários, gestores públicos e profissionais da área em todo o Estado. O objetivo é promover, de maneira gratuita, a capacitação a quem atua no setor. Nesta quinta-feira (04), o encontro com cerca de 300 pessoas ligadas ao trade aconteceu em Jacarezinho, no Norte Pioneiro, com a 3º edição das Jornadas Regiões Turísticas do Paraná.
Desde o mês de abril, 620 empresários e profissionais de cerca de 42 municípios das Regiões Turísticas Atunorpi (Norte Pioneiro), Vales do Iguaçu (Sudoeste) e Litoral já participaram das ações.
As capacitações são direcionadas a diversas áreas, como roteirização, infraestrutura turística e marketing, entre outros. Os participantes também têm acesso às linhas de créditos fornecidas pelo Governo do Estado para a melhoria da oferta turística.
“O turismo é um serviço bem prestado, com infraestrutura e um bom plano de divulgação. Quando isso acontece com profissionais capacitados, ocorre o levantamento de PIB, pois o Estado passa a recepcionar cada vez mais pessoas de outros países e estados”, disse o secretário do Turismo do Paraná, Márcio Nunes.
Ele complementou que o turismo é maior programa social que existe. “Em 2023, segundo o IBGE, a cadeia produtiva do turismo gerou cerca de 8 mil empregos com carteira assinada no Paraná. O levantamento do Caged deste ano mostra que o Estado tem um aumento de cerca de 30% com relação ao ano passado na geração de empregos”, completou.
Antecedendo o evento das Jornadas Regiões Turísticas, uma comitiva da Secretaria percorre a região que vai sediar o evento para conhecer melhor os atrativos e se aproximar dos empresários. Mara Mello, presidente da Associação Turística do Norte Pioneiro (Atunorpi), reforçou que esse diálogo é importante para valorizar os profissionais locais. “Este é um evento importante para os empreendedores e profissionais que moram aqui. Além de aprender como gerir melhor seu negócio, nossos serviços do turismo se tornam conhecidos em todo o Estado”, disse.
O Norte Pioneiro é a região do Paraná que abriga o Destino Turístico Angra Doce, fruto de uma parceria com Estado de São Paulo, que compreende municípios das duas margens do reservatório da Usina Hidrelétrica de Chavantes. São 400 km² de extensão e mais de 9 bilhões de m³ de água dos rios Paranapanema e Itararé.
A região é propícia para a prática de esportes, como rafting, canoagem, trekking, asa delta, voo livre, paraglider, parapente, equitação, passeios náuticos e pesca esportiva. Conta com cachoeiras, trilhas, praias artificiais e lugares históricos, como a ponte pênsil Alves de Lima, que foi destruída durante a Revolução Constitucionalista de 1932 e reconstruída quatro anos mais tarde.
Além do Angra Doce, a região turística Atunorpi abriga uma parte da Rota do Rosário, caminho turístico que percorre 17 municípios e conta com 21 atrativos ligados à fé católica. A região também é rica em turismo rural e hotéis de luxo.
CAPACITAÇÃO – As oficinas de capacitação ofertadas aos empresários do Norte Pioneiro foram sobre o Turismo na Escola, projeto da Secretaria estadual do Turismo que trabalha o conceito da área com os estudantes de escolas municipais; o marketing voltado ao mercado do setor; a infraestrutura turística, que ajuda nas maneiras de melhorar os serviços; e a roteirização, que ensina a elaborar estratégias para construir um produto turístico.
Todos os participantes também tiveram acesso às ações de planejamento do Governo do Estado para o setor e aprenderam um pouco sobre ferramentas para elaboração de projetos. Empresária e agricultora, Vanessa Rosa de Souza mora na cidade de Tomazina e faz parte da Amucafé (Associação das Mulheres do Café do Norte Pioneiro).
Ela expôs seu produto – o café de torra média – durante o evento das Jornadas Regiões Turísticas e mostrou o potencial turístico da Rota do Café do Pinhalão. A associação integra cerca de 250 mulheres de 11 municípios da região, que também fazem parte desse roteiro. “Esse é o primeiro evento voltado ao turismo que participamos e acho muito bacana porque temos falta de recursos. Hoje estamos vendo que o Governo do Estado está apoiando projetos como o nosso”, destacou.
O Viaje Paraná, como órgão de promoção do turismo do Estado, tem a missão de mostrar o potencial turístico de todas as regiões. “É muito importante fazer essa aproximação do público com a iniciativa privada para que o turismo se fortaleça. Para isso, é fundamental conversar com o trade. A nossa função é dar o olhar técnico e colocar os produtos paranaenses na prateleira de vendas”, disse o diretor-presidente do Viaje Paraná, Irapuan Cortes.
Servidora pública do município de Santa Mariana, Silvia Aguiar, escolheu fazer a oficina de roteirização para ter conhecimento sobre como melhorar a economia da cidade através do turismo. “Eu tinha ideia de como trabalhar dentro da prefeitura, mas no turismo eu não tinha essa ideia. Esse evento me abriu muito a mente, como, por exemplo, implantar um letreiro, ou seja, explorar o que temos dentro do município ou o que podemos fazer para atrair pessoas e fomentar o comércio”, destacou.
Fonte: Governo PR
PARANÁ
Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná
Published
2 semanas agoon
5 de maio de 2025By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2.
Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.
O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor.
De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.
Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.
SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).
Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.
Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .
Fonte: Governo PR
TJPR contrata contadores para atuação na gestão de precatórios

Mil casais dizem “sim” em casamento coletivo na Ligga Arena

TJPR recebe Caravana Nacional da Cooperação Judiciária para debater litigância abusiva

TJPR recebe lançamento do livro “Recurso Especial” do ministro Mauro Campbell Marques

Comissão de heteroidentificação do TJPR segue resolução do CNJ
PARANÁ


Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná
O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto...


Espetáculo Orfeu e Eurídice retorna ao palco do Guairão no próximo final de semana
Após uma estreia de sucesso em novembro de 2024, o espetáculo Orfeu e Eurídice, do Balé Teatro Guaíra, retorna ao...


Método Wolbachia: Londrina e Foz do Iguaçu vão ampliar projeto para 100% do território
Os municípios de Foz do Iguaçu, no Oeste, e Londrina, no Norte do Estado, ampliarão o projeto relacionado à implementação...
POLÍCIA


BPTran Realiza Fiscalização Intensa no Litoral no Feriado do Dia do Trabalhador
O Batalhão de Polícia de Trânsito, por meio da Companhia Tático Móvel de Trânsito, realizou, no último fim de semana...


BPTran apreende 279 kg de maconha após veículo capotar na região sul de Curitiba
Uma ação rápida da Polícia Militar do Paraná, por meio do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), no dia 1º...


BPTran promove educação no trânsito para crianças da Escola Viver
Nesta quarta-feira (30), a Escola Viver, localizada no bairro Boqueirão, recebeu uma visita especial do Batalhão de Polícia de Trânsito...
ENTRETENIMENTO


Filho de Carla Perez e Xanddy revela mudança na rotina fitness: ‘Aumentar HRV’
Victor Alexandre, de 22 anos, filho de Carla Perez e Xanddy, impressionou seguidores ao exibir nas redes sociais seu abdômen ultradefinido e...


Fernanda Torres faz selfie com a mãe, durante passeio e declara: ‘Doce de mãe’
Fernanda Torres, de 59 anos, compartilhou em seu Instagram, neste domingo (4), alguns registros do encontro com sua mãe, Fernanda Montenegro,...


Isis Valverde se emociona durante troca de votos com Marcus Buaiz: ‘Meu porto’
Isis Valverde chorou na troca de votos do casamento religioso com Marcus Buaiz. O casal, que trocou alianças no sábado (3), compartilhou neste domingo...
ESPORTES


Cruzeiro vence o Flamengo com gol de Gabigol e assume o G4 do Brasileirão
Em uma partida emocionante e disputada até os últimos instantes, o Cruzeiro venceu o Flamengo por 2 a 1, neste...


Palmeiras vence o Vasco com gol de Vitor Roque pelo Brasileirão
Em uma partida disputada no Estádio Mané Garrincha, o Palmeiras superou o Vasco por 1 a 0 neste domingo, garantindo...


Grêmio vence o Santos e afasta fantasma do rebaixamento no Brasileirão
Em um jogo tenso e de extrema importância para ambas as equipes, o Grêmio venceu o Santos por 1 a...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
Justiça6 dias ago
TJPR realiza primeiro Encontro Regional de Política Antimanicomial do Poder Judiciário
-
Justiça6 dias ago
TJPR participa da 1ª Reunião Preparatória para o 19º Encontro Nacional do Poder Judiciário
-
Justiça5 dias ago
Seminário nacional discute justiça socioambiental e conflitos territoriais em Brasília
-
Justiça1 dia ago
Mil casais dizem “sim” em casamento coletivo na Ligga Arena