NOVA AURORA

PARANÁ

Governo nomeia 32 docentes e 31 agentes universitários para atuação na Unespar

Publicado em

O Governo do Paraná nomeou nesta semana 63 profissionais para atuação na Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Os 32 professores e 31 agentes universitários irão atuar na carreira técnica e profissional. Os servidores foram aprovados por meio de concursos públicos realizados em 2022, que também resultaram na nomeação de 58 professores e 40 agentes universitários em outubro de 2023.

Os professores serão responsáveis por ministrar disciplinas em diferentes áreas do conhecimento, inclusive Língua Brasileira de Sinais (Libras), e irão atuar nos dois câmpus de Curitiba e nos localizados nas cidades de Apucarana, Campo Mourão, Paranaguá, Paranavaí e União da Vitória.

Os cursos que serão beneficiados pelas contratações dos docentes são: Administração, Artes Cênicas, Artes Visuais (bacharelado e licenciatura), Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Cinema e Audiovisual, Dança, Direito, Enfermagem, Engenharia de Produção, Filosofia, Geografia, História, Letras (Espanhol, Inglês, Português, Português/Espanhol e Português/Inglês), Matemática, Museologia, Música, Pedagogia, Secretariado Executivo Trilíngue, Serviço Social, Teatro e Turismo.

Leia Também:  Ano letivo da rede começa com novidades e investimento de R$ 361 milhões em novas obras

Os novos agentes universitários são administradores, advogados, analistas de informática, arquitetos, assistentes sociais, comunicadores, contadores, economistas, engenheiros civis, pedagogos, psicólogos e secretários executivos.

A previsão é de que os servidores sejam convocados para a posse a partir da próxima semana, seguindo a orientação técnica da Secretaria de Estado da Administração e da Previdência do Paraná (Seap).

LGU – A contratação está dentro da Lei Geral das Universidades (LGU), de 2021. A medida reforça a autonomia administrativa, didático-científica e de gestão financeira e patrimonial das universidades estaduais do Paraná.

A LGU tem a função de padronizar a gestão de pessoal e possibilitar o controle de lotação dos servidores de cada universidade, incluindo a realização de concursos públicos, observando o limite de 80% do respectivo quantitativo de cargos.

MAIS VAGAS – A Unespar está realizando mais um concurso público, na fase de aplicação de provas, para contratação de mais 86 docentes das áreas de Administração; Artes Cênicas; Artes Visuais; Ciência da Computação; Ciências Biológicas; Ciências Contábeis; Ciências Econômicas; Cinema e Audiovisual; Dança; Direito; Educação Física; Enfermagem; Filosofia; Geografia; História; Letras – Espanhol; Letras – Português/Inglês; Letras – Português; Letras; Língua Brasileira de Sinais; Matemática; Música; Pedagogia; Química; Secretariado Executivo; Teatro; Turismo e Eventos e Turismo e Negócios.

Leia Também:  Operação prende 12 pessoas e apreende 3,4 toneladas de fios de cobre no Paraná

NÚMEROS – Em dezembro de 2023 a Unespar completou 10 anos de credenciamento como instituição. A universidade conta, atualmente, com 176 agentes universitários e mil docentes, destes 624 são efetivos e 376 temporários. São mais de oito mil alunos matriculados nos sete câmpus, número que irá aumentar após a matrícula dos calouros de 2024.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Com apoio das polícias de GO e MS, PCPR prende foragido da Justiça e acusado de estupro

Published

on

By

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu um homem condenado pelos crimes de homicídio e roubo ocorridos em Goiás e acusado de outros crimes no Paraná, neste sábado (5), em Cascavel, na região Oeste.

Ele foi preso em flagrante por agredir sua companheira com um fio elétrico e ameaçá-la de morte, alegando possuir uma arma de fogo escondida em casa. Ele ainda a obrigou a publicar imagens ao seu lado nas redes sociais.

Durante o registro do Boletim de Ocorrência, o homem forneceu informações contraditórias sobre sua identidade, o que levantou outras suspeitas. Além dos crimes relacionados à violência doméstica e familiar contra a mulher, ele também passou a responder por falsa identidade no Paraná.

A PCPR representou ao Poder Judiciário pela decretação da prisão preventiva do suspeito, a fim de viabilizar sua identificação civil, e após diligências conjuntas com outras forças de segurança foi possível descobrir a verdadeira identidade do homem. Ele estava foragido do sistema prisional de Goiás desde 2017, onde cumpria pena pelo crime de homicídio. Além disso, havia um mandado de prisão em aberto contra ele pelo crime de roubo.

Leia Também:  Adapar adere à programa nacional para acesso a imagens de alta resolução

O homem foi encaminhado ao sistema penitenciário, onde permanece à disposição da Justiça. A operação foi feita em apoio à Polícia Civil de Goiás (PCGO).

OUTRO CASO – Em outro caso, a PCPR prendeu temporariamente um homem, de 58 anos, investigado por ao menos quatro casos de estupros de vulnerável ocorridos na região de Marechal Cândido Rondon, no Oeste do Estado. A captura aconteceu neste domingo (6), em Mundo Novo, no Mato Grosso do Sul, e contou com apoio da Polícia Civil do Mato Grosso do Sul.

Os crimes foram praticados contra quatro vítimas menores de idade entre o final de 2024 e início de 2025. Conforme apurado, as investigações apontaram que o suspeito havia alterado seu endereço na tentativa de evitar a responsabilização pelos crimes.

De acordo com a delegada Yasmin Espicalsky, por meio da integração e do trabalho conjunto das polícias dos dois estados, foi possível localizar e monitorar o investigado, resultando na sua captura. “Essa operação destaca a importância da colaboração entre as forças de segurança para garantir a proteção da sociedade e a efetividade da justiça”, explica.

Leia Também:  Inscrições para o Concurso Seda Paraná terminam em novembro

Durante a ação, os policiais também encontraram uma espingarda na residência do investigado, o que resultou em sua autuação em flagrante por posse irregular de arma de fogo. O homem também foi encaminhado ao sistema penitenciário.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA