PARANÁ
Governo instala estrutura de lazer e segurança em balneários da região Noroeste
Publicado em
7 de janeiro de 2024por
Itajuba TadeuOs turistas que aproveitam o calorão para se refrescar nas prainhas de água doce do Rio Paraná, na Costa Noroeste do Estado, contam estrutura completa de lazer e para a prática de esportes, além de reforço na segurança pública, com ampliação dos efetivos de guarda-vidas, incluindo civis e do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e da Polícia Civil. As ações fazem parte do Verão Maior Paraná e incluem, ainda, shows semanais com artistas locais.
Em uma parceria entre as secretarias estaduais do Turismo, do Esporte e da Cultura, os dois principais balneários da região – a prainha de Santa Rosa, em Porto Rico; e o Porto São José, em São Pedro do Paraná – contam com lounges cobertos, com bancos e puffs para descanso, chuveiros, redes, palco para recreação, quadras para a prática de vôlei, futevôlei, beach tennis, espaço para pintura facial e brincadeiras, além de 14 acadêmicos em cada local oferecer atividades aos turistas.
O secretário estadual do Turismo, Marcio Nunes, acompanhou neste sábado (6), na Praia de Santa Rosa, o lançamento oficial do Verão Maior em Porto Rico. As atividades, porém, estão presentes desde o fim do ano passado e seguem até 4 de fevereiro.
Nunes destacou o crescimento das atividades turísticas no chamado Corredor das Águas, que compreende os municípios nas margens dos rios Paraná e Paranapanema, entre os estados do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Recebendo grandes empreendimentos, como hotéis, resorts e condomínios de luxo, os locais estão chamando a atenção dos veranistas, tanto das cidades paranaenses próximas, como de outros estados.
“O turismo ligado ao meio ambiente e à água é o que mais vem crescendo atualmente. E nós, no Paraná, temos um local maravilhoso, que é a Costa Noroeste, com rios maravilhosos, preservados, com águas de qualidade, limpas, transparentes e com uma temperatura muito agradável”, ressaltou o secretário. “O turismo está crescendo muito nesta região, estamos investindo muito para fomentar essas atividades e para transformar esta costa em um local rico, bonito e agradável para receber as pessoas”.
ESTRUTURA – O prefeito de Porto Rico, Álvaro de Freitas Netto, salientou que a estrutura ajuda a chamar ainda mais a atenção para a cidade, que vê sua população, de pouco mais de 3 mil habitantes, crescer mais do que 10 vezes nos dias mais cheios da temporada. Para se ter ideia, 30 mil pessoas passaram a virada de ano na orla, sem contar as que festejaram nos condomínios e resorts.
“Antigamente, as pessoas que moravam aqui, inclusive eu, iam para o Litoral do Paraná ou de Santa Catarina. Mas de uns anos para cá isso se inverteu, começamos a valorizar as belezas da nossa natureza e agora tem muita gente que prefere vir para cá, gosta mais da praia de água doce do que da de água salgada”, disse. “E agora temos essa participação do Governo do Estado. Jamais imaginaria que chegaríamos um dia com uma estrutura dessas”.
Para a prefeita de São Pedro do Paraná, Neila Fernandes, o Verão Maior na Costa Noroeste superou todas as expectativas. “Toda a região está feliz com essa estrutura, todo mundo só elogia. Ter essas facilidades para receber os turistas ajuda a fomentar o comércio, que está indo muito bem com tantos turistas”, disse. “Faz cerca de 20 anos que começamos a explorar o turismo por aqui. Ninguém acreditava no turismo e, de repente, nossa região virou o que virou, cada dia recebendo mais visitantes e mais investimentos’’
“O Governo do Estado olhou com muito carinho para essa região e investiu muito na estrutura para o Verão Maior. Não apenas os turistas, mas principalmente os moradores estão muito felizes com essa estrutura, porque ela ajuda a fomentar o comércio, as atividades turísticas, o alto movimento ajuda a melhorar a renda e a gerar empregos”, destacou o chefe da regional da Secretaria de Estado do Esporte em Paranavaí, Elson Greb.
SEGURANÇA – Uma das principais ações do Verão Maior na Costa Noroeste é o reforço na segurança pública, para que os turistas aproveitem as prainhas com tranquilidade. A Polícia Militar do Paraná conta, desde dezembro, com efetivo fixo de 22 policiais e oito viaturas para atender a região. Dias de maior movimento, como fins de semana, Réveillon e no Carnaval, eles contam com um reforço ainda maior, com policiais vindos de Curitiba e de Maringá.
A corporação também conta com duas aeronaves à disposição para o patrulhamento das ilhas. “Até agora está tudo muito tranquilo, mesmo na Virada do Ano, quando tivemos uma grande movimentação de pessoas”, explicou o tenente Lucas Faccin, que coordena a operação na Costa Noroeste. “Não tivemos nenhuma ocorrência relevante até agora. Nenhuma ocorrência de furto, roubo, nem mesmo de ameaça. Realmente este ano está muito tranquilo, acredito que justamente por esse reforço de policiamento. A gente está conseguindo coibir qualquer tipo de crime na nossa região”.
BANHISTAS – Para atender os banhistas em Porto Rico, São Pedro do Paraná, Marilena e Terra Rica, o Corpo de Bombeiros conta com uma equipe de 56 guarda-vidas, sendo 39 civis treinados e os demais militares da corporação. São nove postos de guarda-vidas, nas barrancas e nas ilhas do Rio Paraná, além de cinco embarcações, moto aquática e o reforço da aeronave do Samu de Maringá caso haja necessidade de deslocamento de pessoas em estado grave.
“O trabalho aqui é um pouco diferente, porque é necessário ter as embarcações para que a gente consiga realizar esse trabalho. A moto aquática que fica em Porto Rico ajuda bastante na prevenção aquática e no rápido atendimento das vítimas”, destacou o tenente Jean Carlos da Silva, oficial responsável pela operação Verão Maior na Costa Noroeste.
Os profissionais prestam orientações e demarcam as áreas de banho nas ilhas, para proteger os banhistas, tanto da correnteza, quanto do fluxo das embarcações. “A dinâmica do rio é diferente da do mar. Não temos a maré subindo e descendo, mas o nível do rio também se diferencia. A vazão do rio faz escavações na areia que modificam a estrutura de banho. Então às vezes o rio está raso, tranquilo, mas no outro dia não, e o banhista pode ser levado pela correnteza. Por isso o banhista deve sempre procure um local com guarda-vidas e ficar atento às nossas orientações”.
DELEGACIA MÓVEL – Já a Polícia Civil conta com um posto em Porto Rico, que funciona como uma delegacia móvel, com delegados, investigadores e escrivães presentes diariamente no local para a confecção boletins de ocorrência (BOs), de medidas protetivas a mulheres vítimas de violência doméstica e outros atendimentos.
O efetivo empregado na região conta com 36 policiais civis, que até o dia 5 de janeiro foram responsáveis pela confecção de 80 BOs, efetuaram 13 prisões, instauraram 20 inquéritos e relataram outros 13 e expediram seis medidas protetivas e três termos circunstanciados.
VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná reúne uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste. São atividades esportivas e de lazer que englobam aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, shows, torneios e competições nacionais e internacionais, programação inclusiva e educação ambiental. A agenda completa pode ser consultada no site www.verao.pr.gov.br.
Fonte: Governo PR
PARANÁ
Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado
Published
6 horas agoon
12 de abril de 2025By

A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.
O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.
Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.
Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.
- Com avanços no saneamento, mortalidade infantil cai até 5,9% no Paraná, aponta estudo
- Sanepar investe em solução inovadora para monitorar ruídos e detectar vazamentos de água
ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.
CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.
Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.
Serviço:
Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:
Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo
Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva
Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163
Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua
Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru
Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos
Fonte: Governo PR

Em ensaio, Bruna Biancardi exibe barriga de gravidez: ‘Me conectando com a natureza’

Kamila Simioni impressiona em ensaio com barriga trincada: ‘Maiô ultracavado’

Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

Produtores cobram ações contra invasões e pedem mais segurança

Inovação rural ganha espaço no South Summit e aponta caminhos para o agro
PARANÁ


Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado
A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento...


Em Japurá, Estado promove repovoamento do Rio Ivaí com 150 mil peixes nativos
O Rio Ivaí, em Japurá, na região Noroeste, ganhou nesta sexta-feira (11) mais 150 mil peixes de espécies nativas do...


Com golf-7 e mais modalidades, Festival Paradesportivo já percorreu três cidades em abril
Na programação de abril, o Festival Paradesportivo das Regionais percorreu três cidades – Paranavaí (04/04), Cascavel (08/04) e Laranjeiras do...
POLÍCIA


PCPR e PMPR prendem três pessoas durante operação contra o tráfico de drogas no Noroeste
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu três homens, de 21, 38 e 45 anos, por tráfico e associação para...


PCPR prende 17 pessoas em megaoperação contra o tráfico de drogas no Sudoeste
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu 17 pessoas durante uma operação deflagrada em combate a uma organização criminosa voltada...


PCPR prende homem suspeito de homicídio ocorrido em Sarandi
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu preventivamente um homem investigado pelo homicídio que vitimou Carlos Eduardo Garcia da Silva....
ENTRETENIMENTO


Em ensaio, Bruna Biancardi exibe barriga de gravidez: ‘Me conectando com a natureza’
Bruna Biancardi, de 30 anos, está celebrando a gestação da segunda filha e compartilhou com os seguidores neste sábado (12)...


Kamila Simioni impressiona em ensaio com barriga trincada: ‘Maiô ultracavado’
Kamila Simioni, de 39 anos, chamou atenção dos seguidores nesta sexta-feira (11), ao publicar um ensaio em que ousa no...


Rafael Cardoso exibe transformação corporal e impressiona: ‘Que shape!’
O ator Rafael Cardoso, de 39 anos, chocou seus seguidores no Instagram, nesta sexta-feira (11), ao compartilhar várias fotos de antes...
ESPORTES


Dourado empata com Avaí na Arena Pantanal
Em uma partida emocionante e cheia de reviravoltas, Cuiabá e Avaí empataram em 2 a 2 na noite de ontem,...


Internacional atropela Atlético Nacional com hat-trick de Alan Patrick na Libertadores
Em noite inspirada de Alan Patrick, o Internacional goleou o Atlético Nacional por 3 a 0 nesta quinta-feira, em partida...


Fluminense atropela o San José no Maracanã com goleada de 5 a 0 pela Sul-Americana
Em uma noite de gala no Maracanã, o Fluminense não tomou conhecimento do San José, da Bolívia, e aplicou uma...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
POLÍTICA PR5 dias ago
Leis e projetos em tramitação na Assembleia visam prevenir e combater a prática de bullying e cyberbullying
-
AGRONEGÓCIO5 dias ago
Expogrande segue até dia 13 e espera comercializar R$ 600 milhões
-
POLÍTICA PR5 dias ago
Bancada Feminina recebe projeto que cria 1º Câmara do TJPR especializada em violência doméstica e familiar
-
AGRONEGÓCIO5 dias ago
Preços dos ovos fecham março em queda, mas carne de frango sobe