17 de Abril de 2025
    NOVA AURORA

    PARANÁ

    Governo entrega relatório de monitoramento do PPA 2024-2027 à Assembleia Legislativa

    Publicado em

    O Governo do Estado encaminhou nesta segunda-feira (21) à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) o primeiro relatório de monitoramento do Plano Plurianual 2024-2027 . O documento revela bons indicativos sobre a execução das metas: 72% das entregas previstas para 2024 (813 das 1.135) estão bem encaminhadas. 

    O relatório, que se refere ao primeiro semestre de 2024 e deve ser publicado semestralmente, é realizado pela Secretaria de Estado de Planejamento (SEPL). Essa primeira versão detalha que 767 das entregas são consideradas em andamento normal e 46 avaliadas como concluídas. 

    Além disso, do total de ações encaminhadas já neste ano, 58 metas que não tinham previsão de data foram atingidas, elevando para 825 as entregas categorizadas como em andamento normal. São 1.326 entregas previstas para todo o período de PPA. Muitas têm metas previstas em todos os anos, outras só possuem metas para alguns anos específicos do período 2024-2027

    Este resultado inicial apresentado na audiência, proposta pelo deputado Luiz Claudio Romanelli, presidente da Comissão de Orçamento, e pelo secretário estadual do Planejamento, Guto Silva, é um indicativo positivo do comprometimento dos órgãos estaduais com os objetivos traçados no PPA. 

    Guto Silva explicou que o PPA é um instrumento de planejamento a médio prazo, se refere ao orçamento dos próximos quatro anos e tem como objetivo oferecer uma projeção sobre como o governo está direcionando sua agenda de investimentos com os recursos públicos. 

    Leia Também:  Governador libera recursos para reforçar segurança da região Noroeste

    “De forma inédita, percorremos várias regiões do Paraná para coletar informações e construir esse PPA junto com a sociedade. Agora estamos monitorando o PPA, para saber se aquelas ações planejadas estão sendo executadas. São 72% das ações em curso, um bom indicador porque estamos cumprindo o primeiro ano desse PPA dentro das metas”, disse. 

    O secretário enfatizou que o monitoramento contínuo e a transparência na divulgação dos resultados são essenciais para garantir que os objetivos do PPA sejam alcançados e que a população paranaense possa acompanhar de perto o progresso das políticas públicas.

    PRESTAÇÃO DE CONTAS – O presidente da Comissão de Orçamento da Alep disse que o relatório parcial leva transparência à comunidade, o que também é um papel do legislativo. “Das audiências públicas que realizamos, um dos pontos destacados foi o monitoramento da execução do Plano Plurianual. Esse monitoramento foi transformado em dispositivo legal para que a Secretaria do Planejamento possa fazer a prestação de contas da sua execução”, disse ele.

    Romanelli explicou que o PPA foi construído um conjunto, utilizando um rol de indicadores de desempenho e que a análise feita nesta primeira apresentação visa tratar dos pontos fortes e fracos, para que sejam feitas as cobranças necessárias na boa aplicação do dinheiro público.

    Além da apresentação semestral, Guto Silva ressaltou que, de forma inédita, a Secretaria de Planejamento colocou no ar a página Observatório do Planejamento, um local onde a população pode acompanhar, de forma organizada, dia após dia a execução desses números. “Tudo o que está sendo apresentado aqui está também no site, que é mais um instrumento para que a população auxilie na fiscalização e acompanhe a execução desse orçamento, de mais de R$ 250 bilhões, para os próximos quatro anos.

    Leia Também:  População paranaense cresceu em cidades-polo do Interior e RMC; confira o raio-x do Censo

    DEMONSTRAÇÃO DE TRANSPARÊNCIA – O diretor de Planejamento da SEPL, Breno Lemos, ressalta que esse primeiro processo de monitoramento realizado pela Secretaria do Planejamento cumpre o dispositivo legal referente à lei 21.861, que prevê a entrega de todos os monitoramentos na forma de um relatório sintético e a apresentação deste documento para a Casa legislativa do Estado. “Esta é uma demonstração de transparência, princípio maior que rege o atual ciclo do PPA e que também aproxima a sociedade do processo”,  disse ele.

    O DOCUMENTO – O Plano Plurianual é composto por 35 programas, 20 Indicadores de Programa e 373 Ações Orçamentárias, com 220 Ações Orçamentárias com Entregas Finalísticas e 202 Indicadores de Resultado de Programa. As 1.326 entregas previstas para o período estão distribuídas pelos cinco eixos: Eficiência Administrativa; Infraestrutura e Mobilidade; Desenvolvimento Econômico Sustentável; Direitos Básicos e Bem-Estar; e Inclusão Social, Direitos Humanos e Cidadania.

    Esses programas e ações orientam as iniciativas nos diversos setores, visando à manutenção e ao desenvolvimento sustentável do Paraná. Com este primeiro relatório, a Secretaria de Planejamento reafirma seu compromisso com a transparência e a eficiência na gestão pública, destacando a importância do PPA como ferramenta estratégica para o desenvolvimento do Paraná nos próximos anos.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Advertisement

    PARANÁ

    Sanepar leva projetos de educação ambiental para escolas de General Carneiro

    Published

    on

    By

    A Sanepar encerrou nesta quarta-feira (16) uma série de atividades socioeducativas em General Carneiro. Além da entrega de dois Jardins de Água e Mel para a comunidade, a Companhia promoveu três oficinas educativas para o plantio de Hortas, com a participação de professores, estudantes e seus familiares.

    Pela manhã, alunos e professores da Escola Municipal Therezinha da Rocha fizeram o plantio de uma Horta Escolar. A atividade prática foi precedida de uma apresentação sobre os cuidados básicos durante o plantio e a manutenção da horta. Após a parte teórica, os participantes praticaram seus conhecimentos plantando a horta escolar, que recebeu mudas de hortaliças e temperos, e que a partir de agora estará sob os cuidados dos estudantes.

    Na terça-feira (15), o Colégio Estadual Ana Boico Oliquevicz e a Escola Municipal Professor Irineu Gonçalves, que dividem o mesmo espaço, e o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Eresmira dos Anjos Ferreira, também plantaram suas hortas, com a participação de professores, alunos e seus familiares, orientados pela equipe da Sanepar.

    Leia Também:  Entenda os motivos de o Paraná ser o estado mais sustentável do País pela 4ª vez consecutiva

    “O objetivo das oficinas é estimular a produção sustentável e responsável de alimentos, com o cultivo de hortaliças livres de agrotóxicos e com baixo custo, beneficiando a saúde das pessoas e a preservação ambiental”, explica a gestora de Educação Socioambiental da Companhia, Luciana Garcia.

    SUSTENTABILIDADE – As escolas receberam, também nesta semana, dois Jardins de Água e Mel, beneficiando em torno de 500 alunos. Compostos por colmeias de abelhas sem ferrão de espécies nativas, como Jataí, Mirim e Mandaçaia, os Jardins serão usados como ferramenta de apoio educacional, voltados aos temas de biodiversidade, da flora, do meio ambiente e, principalmente, dos cuidados com a água, considerando que as abelhas desempenham um papel ambiental fundamental por meio da polinização e da manutenção das matas ciliares.

    O trabalho com as escolas faz parte de um conjunto de ações da Sanepar em General Carneiro, dentro de um projeto especialmente pensado para a cidade e definido em conjunto com as secretarias municipais da Educação e da Assistência Social. O trabalho comunitário acompanha as obras de ampliação do sistema de esgoto que estão em andamento no município.

    Leia Também:  Quatro meses após retomada, camping do Pico do Marumbi já reuniu quase 150 aventureiros

    “Essa iniciativa do Jardim de Água e Mel e Horta Educativa, idealizada pela Sanepar, representa um passo importante para a construção de uma educação em nosso município que vai além das salas de aula”, afirmou a coordenadora de Educação Infantil da Secretaria da Educação de General Carneiro, Dulcídia Adriane Miersch.

    A secretária de Educação e Cultura, Maria Salete de Oliveira Volenkevicz, também participou da solenidade de entrega do Jardim de Água e Mel. “Em nome da equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, agradeço a Sanepar por acreditar nesse projeto, por trazer para nossas escolas a possibilidade de vivenciar ações que despertam o olhar para o meio ambiente, para a sustentabilidade e para a importância da cooperação”, disse.

    As solenidades de entrega dos Jardins de Água e Mel reuniram a comunidade escolar, representantes da Sanepar e autoridades municipais, entre eles o vice-prefeito Célio Garbin; o diretor do Colégio Estadual Ana Boico Oliquevicz, Edison Bugas; o gerente Regional da Sanepar Marcos Antônio Vieira.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Continuar lendo

    PARANÁ

    POLÍCIA

    ENTRETENIMENTO

    ESPORTES

    MAIS LIDAS DA SEMANA