NOVA AURORA

PARANÁ

Governo entrega certificados a concluintes de residência voltada à modernização de serviços públicos

Publicado em

O Governo do Estado entregou os certificados para os 56 concluintes do curso de especialização ofertado pelo Programa de Residência Técnica em Inovação, Transformação Digital e E-Gov (Integre). O curso é voltado para a melhoria da eficiência e da agilidade dos serviços públicos em diferentes setores de atuação.

A coordenação pedagógica e administrativa do curso está com a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Os profissionais participaram ao longo de 2021 a 2023 de disciplinas ofertadas pela universidade nas áreas de ambientação aos processos de transformação digital, análise e aplicação de dados e interação entre a sociedade com as inovações tecnológicas. Durante esse período, os residentes também desenvolveram atividades práticas em diferentes órgãos da administração direta e autárquica.

O objetivo é estimular os profissionais para o uso responsável e proativo de todo o potencial das tecnologias digitais, a fim de contribuir para o aumento da produtividade e da competitividade do Estado. Dessa forma, uma das propostas do programa é atualizar os processos empregados no âmbito do poder público e ampliar a capacidade de solução de desafios.

Leia Também:  Cohapar entrega títulos de regularização em Douradina, Ribeirão do Pinhal e Turvo

A coordenadora estadual do programa, Fátima Padoan, destaca a importância da iniciativa para o aperfeiçoamento de profissionais no âmbito do poder público. “É uma oportunidade para a continuidade da formação profissional de servidores públicos do estado do Paraná e profissionais recém-graduados, a partir da especialização e das atividades práticas realizadas nos órgãos e repartições públicas do Estado”, afirma a professora.

NOVA TURMA – A segunda turma do Programa Integre iniciou as atividades em setembro de 2023, com previsão de encerramento para agosto de 2025. Os novos residentes possuem formação em cursos como Administração, Biblioteconomia, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Civil, Jornalismo, entre outras áreas de formação. Os profissionais cumprem 30 horas semanais de atividades práticas, recebem bolsa-auxílio mensal no valor de R$ 2.375 e auxílio-transporte.

Com amparo na Lei nº 20.086/2019, o programa de Residência Técnica é uma política pública de Estado coordenada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) em parceria com as sete universidades estaduais, e em conjunto, com diversos órgãos e autarquias da Administração Pública Direta.

Leia Também:  Mês começa com 19,3 mil vagas com carteira assinada ofertadas nas Agências do Trabalhador

A iniciativa é voltada para profissionais recém-formados e consiste na oferta de um curso de especialização, na modalidade do ensino a distância, associado ao desenvolvimento de atividades práticas diárias em órgãos públicos estaduais. Parte das vagas ofertadas é reservada para servidores públicos.

INVESTIMENTOS – O Governo do Paraná investiu, até o momento, cerca de R$ 262,3 milhões destinados, principalmente, para o custeio de bolsas-auxílio no decorrer de 25 edições do programa de Residência Técnica realizadas desde 2013. As residências já abordaram temas como gestão pública, ciências forenses, projetos e obras públicas e economia rural, sendo que a última edição lançada, de gestão em turismo, iniciará as atividades em setembro deste ano.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

25 cidades do Paraná registraram a menor temperatura do ano nos últimos três dias

Published

on

By

⁠A temporada de sopas, japonas e pantufas foi liberada neste fim de semana. 25 cidades registraram a menor temperatura do ano entre sábado (5), domingo (6) e esta segunda-feira (7). O ar frio vai permanecer ao longo desta semana no Oeste, Leste e na metade Sul do Estado, mas na região Norte as temperaturas devem chegar aos 30°C. Outro destaque da semana são os temporais no Interior, causados por áreas de instabilidade já entre a noite de segunda e a madrugada de terça-feira.

A menor temperatura foi em Palmas, no sábado: 5,9°C. Além de Palmas, no mesmo dia, outras 16 cidades tiveram a menor temperatura do ano até aquele momento: Altônia: 15,4°C; Antonina: 17,3°C; Cascavel: 13,5°C; Capanema: 14°C; Cruzeiro do Iguaçu: 14,1°C; Curitiba: 12,3°C; Foz do Iguaçu: 11,6°C; Francisco Beltrão: 11,2°C; Guaíra: 14,3°C; Loanda: 18,8°C; Palmital: 14,3°C; Pato Branco: 10,9°C; Ponta Grossa: 13°C; Santa Helena: 13,9°C; São Miguel do Iguaçu: 13,3°C; e União da Vitória: 12,6°C.

No domingo, Cascavel e Loanda registraram temperaturas ainda menores: 13,4°C e 17.9°C, respectivamente. Além destas duas cidades, outras cinco tiveram as menores temperaturas do ano até aquele momento: Apucarana: 14.9°C; Cianorte: 16.8°C; Maringá: 15.3°C; Paranavaí: 17.2°C; e Santo Antônio da Platina: 15.2°C.

Nesta segunda-feira, Cascavel e Loanda seguiram registrando recordes de temperatura mínima para 2025: 13.1°C e 17,6°C, respectivamente. Já Cianorte e Paranavaí tiveram o segundo dia de temperaturas mínimas recordes para 2025: 16.2°C e 17°C, respectivamente. Outras três cidades tiveram nesta segunda-feira as menores temperaturas do ano: Assis Chateaubriand: 15.9°C; Cândido de Abreu: 14.5°C; e Cerro Azul: 13.1°C.

Leia Também:  Estado e governo federal vão criar grupo de trabalho para qualificar setor leiteiro

PREVISÃO – A segunda-feira amanheceu com maior cobertura de nuvens no Centro-Sul, nos Campos Gerais e na faixa Leste do Paraná. “Alguns chuviscos ocasionais, algumas pancadas de chuva de fraca intensidade ao longo do dia devem dar lugar ao sol entre nuvens. No Interior o sol aparece já durante esta manhã, o que favorece o aquecimento durante o dia. No Norte e Noroeste as temperaturas máximas devem ficar ao redor dos 28°C a 30°C”, explica Leonardo Furlan, meteorologista do Simepar.

A situação muda entre a noite de segunda-feira e a madrugada de terça. “Áreas de instabilidade avançam sobre as regiões Oeste, Sudoeste e Sul do Paraná devido a formação de um sistema de baixa pressão no Rio Grande do Sul, que já provoca chuva e temporais localizados. Ao longo de terça-feira estas instabilidades avançam por todas as regiões paranaenses, provocando pancadas de chuva pontualmente intensas, inclusive na Capital”, ressalta.

O tempo permanece instável na quarta-feira, com pancadas de chuva no Norte, Centro e Leste do Paraná. “Deve chover com mais intensidade na Capital. As temperaturas se elevam um pouco mais na faixa Norte, na divisa com São Paulo, onde devem chegar aos 30°C. No Oeste, Sudoeste e Sul, com a maior cobertura de nuvens e com o repique do ar mais frio as máximas não ficam tão elevadas com relação a segunda e terça-feira , ficando na faixa dos 23°C a 25°C”, detalha.

Esse ar frio continua na quinta-feira, trazendo temperaturas mínimas mais baixas que as do início da semana.  No extremo sul, em cidades como Palmas e General Carneiro, a previsão de temperaturas mínimas na quinta é entre 8°C e 9°C. Na região de Pato Branco, Francisco Beltrão e Capanema, as mínimas ficarão entre 14°C e 15°C. Na capital, a previsão é de mínimas na faixa dos 15°C. 

Leia Também:  Mês começa com 19,3 mil vagas com carteira assinada ofertadas nas Agências do Trabalhador

“As temperaturas se elevam um pouco mais no Noroeste e Norte do Estado. A influência do retorno deste ar mais frio não é tão pronunciada nestas áreas, que devem ter máximas na casa dos 31°C graus na quinta e na sexta-feira. O ar frio permanecerá na sexta na metade Sul do Estado, no Oeste e na Região Metropolitana de Curitiba, com mínimas mais baixas e o retorno da umidade, que deve favorecer maior cobertura de nebulosidade durante a manhã e a noite e alguns chuviscos ocasionais nestas regiões”, conta Furlan.

SIMEPAR – Com uma estrutura de 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas meteorológicas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até situações como incêndios e secas.

Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA