10 de Abril de 2025
    NOVA AURORA

    PARANÁ

    Governo e Audi renovam parceria para levar teatro a crianças e reformar o Guaíra

    Publicado em

    O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta quarta-feira (16) um termo de parceria com a Audi do Brasil para renovar o programa Crianças no Teatro. O projeto tem como objetivo levar estudantes da rede pública de ensino a espetáculos teatrais em várias cidades do Paraná. Também foi firmada uma parceria entre a empresa e o Governo do Estado para que o telhado do Teatro Guaíra seja reformado. Os acordos foram assinados ainda pelo CEO da Audi do Brasil, Daniel Rojas, e pela secretária de Estado da Cultura, Luciana Casagrande Pereira.

    “É com muito orgulho que renovamos uma parceria para fortalecer a cultura no Paraná. Na primeira fase deste projeto, nós já levamos 68 mil crianças a espetáculos teatrais, muitas delas pela primeira vez em um teatro. Queremos levar essa magia e essa oportunidade a ainda mais crianças, neste que é o maior projeto de acesso de crianças ao teatro no Brasil”, afirmou o governador.

    A primeira edição do programa Crianças no Teatro levou estudantes de 6 a 12 anos a apresentações teatrais temáticas de clássicos da literatura infantil em 18 municípios: Curitiba, Campina Grande do Sul, Paranaguá, Antonina, Pato Branco, Francisco Beltrão, Assis Chateaubriand, Guarapuava, União da Vitória, Laranjeiras do Sul, Loanda, Cianorte, Ponta Grossa, Telêmaco Borba, Londrina, Cornélio Procópio, Cascavel e Foz do Iguaçu.

    Leia Também:  PCPR prende suspeitos de roubar colares e celulares em Curitiba

    Esse programa tem o objetivo de estimular o hábito de ir ao teatro, promover a inclusão social das crianças e fomentar a formação de plateia. Além disso, o programa também descentraliza a cultura, levando espetáculos a regiões mais distantes da Capital.

    Nesta segunda fase do projeto, os espetáculos acontecerão em teatros menores, de outras 16 cidades do Interior, que serão definidas nas próximas semanas. Com a renovação do programa, 45 mil crianças serão atendidas.

    “Este é um projeto maravilhoso, que temos muito orgulho de apoiar. Para o restante de 2023, vamos praticamente duplicar este programa, com o objetivo de continuar apoiando a cultura do Paraná”, disse Daniel Rojas.

    TEATRO GUAÍRA – Além de dar sequência ao programa Crianças no Teatro, a Audi do Brasil também vai apoiar a reforma estrutural no telhado do Centro Cultural Teatro Guaíra. A empresa vai bancar a impermeabilização de 17 mil metros quadrados do complexo para evitar goteiras e infiltrações. O investimento será de mais de R$ 1 milhão.

    Leia Também:  Sanepar amplia ações de preservação de abelhas nativas na Região Metropolitana de Curitiba

    “É uma parceria que fortalece a Audi como uma apoiadora da cultura do Paraná e que preserva este templo que é o Teatro Guaíra. Ano que vem o teatro faz 140 anos e precisamos continuar cuidando dele neste momento tão especial”, explicou Luciana Casagrande Pereira.

    Em 2022, o Teatro Guaíra recebeu cerca de R$ 600 mil em investimentos para restauração do palco do Guairão e da estrutura de bastidores. Em relação à reforma no telhado, a previsão é que a obra seja iniciada assim que o projeto ficar pronto e que dure entre 3 e 6 meses.

    PRESENÇAS – Também participaram das assinaturas o diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin; a diretora de Cultura do Paraná, Elietti Vilela; e o diretor de Assuntos Institucionais, Governamentais e de Sustentabilidade da Audi, Antonio Calcagnotto.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Advertisement

    PARANÁ

    Turismo religioso é o terceiro segmento com maior oferta de atrativos no Paraná

    Published

    on

    By

    A busca pela fé e a espiritualidade tem levado cada vez mais brasileiros a locais considerados sagrados. Ponto para o Paraná, que conta com vasta oferta de atrativos ligados ao turismo religioso. O segmento é um dos mais procurados por viajantes no Estado e o terceiro com o maior número de atrativos, atrás apenas do turismo cultural e do ecoturismo.

    Os dados foram apresentados pela Secretaria de Estado do Turismo (Setu-PR) durante o 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso, em Foz do Iguaçu (Oeste), que seguem com atividades até esta quinta-feira (10).

    Dos 2.150 atrativos catalogados em todo o Estado, 494 são religiosos e estão distribuídos por todas as regiões. Um painel do mapeamento da oferta turística do Paraná também foi apresentado aos participantes do fórum, com objetivo de mostrar em detalhes os atrativos, levando em conta os segmentos de oferta e a aderência ao mercado.

    “O segmento religioso é um dos mais importantes ao Estado, porque ele não envolve apenas o conhecimento das diversas expressões da fé, abrangendo também a cultura, gastronomia, arquitetura, história e muitos outros componentes que sustentam o turismo religioso. A grande oferta de atrativos traz retorno positivo ao setor, criando empregos, gerando renda e dando destaque aos municípios”, disse Leonaldo Paranhos, secretário estadual do Turismo.

    O Fórum de Turismo Religioso é promovido pelo Comitê Interinstitucional do Turismo Religioso do Paraná, gerenciado pela Secretaria de Estado do Turismo (Setu-PR), com apoio de outras organizações.

    Leia Também:  Museu Oscar Niemeyer registra recorde de público num único dia

    Ao longo da programação, que teve início na terça-feira (8), foi ofertada uma série de visitas guiadas por atrativos religiosos do município, passando pelo islamismo, budismo, cristianismo e pelas religiões de matriz africana.

    Com sede principal na Mesquita Omar Ibn Al Khattab, é a primeira vez que o Fórum Paranaense de Turismo Religioso é realizado em local de matriz islâmica. Além dos diversos atrativos turísticos de lazer e entretenimento, Foz do Iguaçu possui 450 locais de culto, entre mesquitas, igrejas, templos e terreiros, o que faz da cidade uma referência no assunto.

    OUTROS EXEMPLOS – Durante o painel, também foram apresentados outros destinos paranaenses que registram crescimento na busca e nas atividades ligadas ao segmento. Itaipulândia, também no Oeste, recebeu mais de 90 mil fiéis em 2024, um aumento de 124% na comparação com 2019. A cidade possui a maior estátua de Nossa Senhora Aparecida no Sul do País, com 26 metros de altura. Itaipulândia também integra a Rota da Fé, que compreende os municípios de Entre Rios do Oeste, Santa Helena, Missal e Medianeira.

    Leia Também:  Média recorde: 23 mil empresas foram abertas por mês no Paraná em 2023

    Lunardelli, no Norte do Paraná, é outro destino turístico religioso consolidado. O município, com pouco mais de 5 mil habitantes, recebe cerca de 400 mil turistas por ano para visitas aos atrativos, como o Santuário Santa Rita de Cássia e a Gruta Santa Rita. Também foi palco do 6º Fórum Paranaense de Turismo Religioso, em 2024.

    PROGRAMAÇÃO – Nesta quinta-feira (10) o fórum encerra as atividades com uma extensa programação. Pela manhã com uma série de debates na Mesquita, rodadas de negócio no período da tarde na Catedral e Show de encerramento com a Banda Rosa de Saron, no Gramadão da Vila A, a partir das 19h. A entrada para o show é gratuita, mas sugere-se a doação de um quilo de alimento não perecível que será destinado ao projeto Sesc Mesa Brasil.

    Para o coordenador do Comitê Interinstitucional do Turismo Religioso do Paraná, Eliseu Rocha, o Estado já percebeu a importância do segmento e vem se estruturando a cada dia. “O fórum é importante para o fortalecimento do setor, principalmente porque promove a capacitação, a qualificação e a promoção das atividades e rotas do turismo religioso. Estamos mapeando a oferta turística em todo o Paraná e contribuindo para a geração de emprego e renda”, comentou.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Continuar lendo

    PARANÁ

    POLÍCIA

    ENTRETENIMENTO

    ESPORTES

    MAIS LIDAS DA SEMANA