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Governo do Paraná recebe quarta missão do Banco Mundial e revisão do Paraná Eficiente

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O Governo do Paraná recebeu, nesta semana, até sexta-feira (1.º), a missão de revisão de meio termo do Paraná Eficiente pela equipe do Banco Mundial, que financia o projeto. O objetivo principal foi realizar uma avaliação detalhada dos avanços do projeto, identificar oportunidades de aprimoramento e discutir ajustes para o cumprimento das metas estabelecidas, mantendo o foco na eficiência da gestão pública.

O projeto, previsto para ser finalizado em 2027, envolve valor total de US$ 130 milhões (o equivalente a aproximadamente R$ 650 milhões) e já tem desembolsado US$ 51 milhões (cerca de R$ 255 milhões), representando 39% do montante contratado. Esses valores referem-se ao cumprimento de metas nas áreas de saúde, meio ambiente e gestão.

Essa revisão de meio termo representa um marco importante para o Programa Paraná Eficiente, reforçando o compromisso do Governo do Paraná com a modernização da gestão pública e a melhoria dos serviços oferecidos à população paranaense, como explica o secretário do Planejamento, Guto Silva.

“O Paraná tem sido uma referência importante e desenvolve as tratativas contratadas junto ao Banco Mundial, com a liberação de mais recursos que vão aperfeiçoar diversas áreas de atuação do governo”, disse o secretário de Planejamento. “Isso nos ajuda a melhorar os instrumentos para gestão, para ter mais eficiência, gastar menos recursos públicos e oferecer um serviço melhor para a população do Paraná”, ressaltou Guto Silva.

A oficial sênior do Banco Mundial, Daniela Pena de Lima, afirmou que toda a responsabilidade de conduzir as propostas, as prioridades, são definidas pelo Estado, que lidera a execução.

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“Tivemos total comprometimento, tanto da Secretaria do Planejamento, como coordenadora do projeto, e também das executoras, para fazer as discussões esta semana e continuar avançando”, disse Daniela, assinalando que a revisão periódica verifica os resultados alcançados, identifica os desafios e auxilia em uma correção de rumos, quando necessária.

“O objetivo dessa revisão de meio da implementação do projeto é olhar, principalmente quando se tem um projeto desenhado para um período de cinco anos, e ter a oportunidade de alterar o planejamento ao longo da execução, avaliar os resultados alcançados, perceber o que não está andando de forma satisfatória e modificar para concluir bem o projeto”, disse.

Nesta ocasião, a Secretaria de Estado do Planejamento também entregou aos especialistas do Banco Mundial um ofício de solicitação de desembolso da 1ª parcela do Componente 2 – Assistência Técnica, no valor de US$ 2,3 milhões. Esse recurso é necessário para dar início aos processos licitatórios dos Termos de Referência que estão em vias de aprovação.

O diretor de Projetos, Marcos Junior Marini, citou que esta missão do Banco Mundial, que acontece a cada seis meses desde a assinatura do contrato, realizou uma análise minuciosa dos projetos e ações envolvidos, para definir os próximos passos em relação a cada um deles. “Esta missão se destaca pelo apoio dos consultores do Banco Mundial às secretarias envolvidas e ao Governo do Estado na execução das ações, para termos melhor direcionamento, considerando que estamos indo da metade para o final do projeto”, afirmou Marini.

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PROJETO – Assinado em 2022, o projeto está estruturado em dois componentes, o Programa para Resultados, no valor de US$ 120,5 milhões (cerca de R$ 602,5 milhões), cujos executores incluem as secretarias de Saúde, de Planejamento, de Administração e Previdência, Instituto Água e Terra e Defesa Civil. O segundo é voltado à Assistência Técnica, no valor de US$ 9,5 milhões (aproximadamente R$ 255 milhões), direcionado à SEPL, SEAP, secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e Controladoria-Geral do Estado.

O projeto, previsto para ser executado em cinco anos, envolve a modernização da gestão pública do Paraná, com foco na eficiência dos serviços de saúde e outros serviços públicos prioritários. Os recursos são destinados ao financiamento parcial de ações já previstas no PPA e em conformidade com as alocações estabelecidas na Lei Orçamentária Anual (LOA). Tem o apoio institucional da Agência de Verificação Independente (IVA), liderada pelo Ipardes.

As áreas beneficiadas incluem a saúde, com a modernização dos serviços; Instituto Água e Terra e a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, com a modernização ambiental e de gestão de riscos de desastres; além das secretarias do Planejamento, Administração e Previdência, e Inovação, Modernização e Transformação Digital, no fortalecimento do planejamento do setor público e gestão de investimentos.

Fonte: Governo PR

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Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

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A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

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Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

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Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

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