PARANÁ
Governo do Paraná investiu R$ 950 milhões em obras rodoviárias ao longo de 2022
Publicado em
26 de dezembro de 2022por
Itajuba TadeuO Governo do Paraná, via Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), executou R$ 950,3 milhões em obras rodoviárias ao longo de 2022. São quase 40 empreendimentos de grande porte em andamento em toda as regiões do Estado.
“Um destaque é o início de obras estratégicas que vão garantir o desenvolvimento econômico local e proporcionar segurança a centenas de milhares de condutores, do trânsito local, de longa distância e também de turistas”, afirma o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Fernando Furiatti. “São exemplos a duplicação da Rodovia das Cataratas em Foz do Iguaçu e a duplicação da PR-445 em Mauá da Serra, a nova duplicação da Rodovia dos Minérios em Almirante Tamandaré e a duplicação da PR-317 em Campo Mourão, no acesso ao aeroporto, estas duas últimas em fase final de projeto”, complementa.
Também foi iniciado o novo viaduto de São José dos Pinhais na saída para Santa Catarina, e em breve começam os serviços do novo viaduto da PUC em Londrina, com os projetos sendo finalizados.
Estão em andamento as duplicações da PR-323 em Umuarama e Doutor Camargo, a duplicação do Contorno Oeste de Cascavel e da BR-277 no município, a duplicação da PR-412 em Matinhos, da PR-317 entre Maringá e Iguaraçu, da BR-277 em Guarapuava, da PR-092 entre Almirante Tamandaré e Curitiba e em Siqueira Campos.
Também estão em andamento obras dos novos Contorno Noroeste de Francisco Beltrão, Contorno Norte de Castro, Contorno Oeste de Marechal Cândido Rondon e o Contorno Sul de Wenceslau Braz. Estão sendo pavimentadas a Estrada Boiadeira entre Icaraíma e Umuarama, a estrada entre Ramilândia e Santa Helena, a PR-239 entre Pitanga e Mato Rico e entre Toledo e Assis Chateaubriand, a PR-160 entre Imbaú e Reserva, a PR-364 entre São Mateus do Sul e Irati, e a nova Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, que irá ligar a nova Ponte da Integração Brasil – Paraguai à BR-277. O DER/PR conta ainda com as obras da Ponte da Integração Brasil – Paraguai em Foz do Iguaçu, e no outro extremo do Estado, a Ponte de Guaratuba.
Outro grande destaque, já quase concluída, é a restauração em concreto (whitetopping) da PRC-280, entre Palmas e o trevo da BR-153. A obra, cujas pistas devem ser liberadas no início de janeiro, resolveu uma demanda de décadas da população local e do transporte de cargas, que utiliza a rodovia como principal corredor logístico da região Sudoeste.
“Neste ano foi finalizada a última etapa da duplicação da PR-323 entre Paiçandu e Doutor Camargo, e também o novo Viaduto da Bratislava, em Cambé, o primeiro contrato do DER na modalidade de contratação integrada. O resultado foi considerado muito positivo e aproveitado em obras, como o whitetopping da PRC-280, a duplicação entre Maringá e Iguaraçu, e agora na nova Ponte de Guaratuba”, relata o diretor-geral do DER-PR, Alexandre Castro Fernandes. “Várias outras obras estão quase concluídas também e teremos muitas entregas em 2023”, afirma.
Em 2022 o DER/PR também concluiu a pavimentação do acesso ao Contorno Norte de Castro, na PR-090, a readequação de uma curva na PR-151 entre Ribeirão Claro e Carlópolis, considerada ponto crítico de acidentes, uma nova passarela na PR-445 em Londrina, a implantação de terceiras faixas na PR-562 em Coronel Vivida, e, por meio de acordo entre concessionária e o Ministério Público Federal, a implantação do novo Trevo Cataratas, em Cascavel.
NOVOS INVESTIMENTOS – Este ano teve início nova parceria entre o Estado do Paraná e Klabin S.A., para realização de obras no valor de R$ 450 milhões em rodovias dos Campos Gerais, com a primeira iniciativa já em andamento, a implantação de terceiras faixas na PR-160, entre Telêmaco Borba e Imbaú. Também foi criado o novo programa Inova Paraná, com previsão de financiamento de cerca de R$ 775 milhões em obras rodoviárias, que incluem a duplicação da PRC-466, entre Guarapuava e Pitanga e a duplicação da PR-412 entre Matinhos e Praia de Leste (Pontal do Paraná).
E, recentemente, foi anunciado um acordo de liquidação contratual entre o Estado do Paraná, via DER/PR, e a RDN Participações Ltda., anteriormente denominada RodoNorte – Concessionária de Rodovias Integradas S.A, que vai resultar em investimentos de R$ 321,2 milhões. Neste acordo estão sendo priorizadas a duplicação da PR-151 entre Ponta Grossa e o entroncamento com a PR-438 (sentido Palmeira) e a implantação de terceiras faixas em segmentos críticos do eixo Y da região central, que é a ligação entre Mauá da Serra e Guarapuava, e entre Campo Mourão e Guarapuava, ambas passando por Pitanga.
Fonte: Governo do Paraná
PARANÁ
Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná
Published
3 semanas agoon
5 de maio de 2025By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2.
Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.
O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor.
De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.
Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.
SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).
Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.
Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .
Fonte: Governo PR

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