NOVA AURORA

PARANÁ

Governo do Paraná compartilha experiência da implantação do Siafic com São Paulo

Publicado em

A Secretaria da Fazenda do Paraná promoveu nesta quarta-feira (3) uma reunião online com integrantes da equipe responsável pela implantação do novo Sistema Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle (Siafic) no Estado de São Paulo. O encontro teve como objetivo compartilhar a experiência bem-sucedida do Paraná na implementação desse sistema com representantes do estado vizinho.

Durante a reunião, representantes da Diretoria da Contabilidade-Geral do Estado e da Assessoria de Tecnologia de Informação e Comunicação (Atic) do Paraná apresentaram detalhes do processo de implementação do Siafic, destacando sucessos e obstáculos enfrentados.

“Estamos em uma fase em que ainda há ajustes e correções, mas o Paraná obteve avanços muito grandes. São Paulo, como a maior economia dos entes subnacionais do País, merece um sistema de qualidade”, disse Gisele Carloto, diretora da Contabilidade-Geral do Paraná, que frisou a importância dos treinamentos para o sucesso na implantação.

Rosana Kaneko, diretora do Centro de Normas Contábeis da Secretaria da Fazenda de São Paulo, juntamente com outros colegas do governo paulista, fez perguntas específicas sobre a contratação, a implantação, os treinamentos e a transição para o Siafic.

Leia Também:  Usina solar da Copel em Sarandi entra em operação e pode reduzir conta de energia

Na opinião de Ricardo Maciel, da Sefaz-SP, o encontro foi muito proveitoso para sanar dúvidas a respeito da introdução de um sistema tão complexo. “Enfrentaremos um desafio ‘violento’ em São Paulo, e está sendo valioso aprender com nossos colegas do Paraná. Estamos totalmente à disposição para também auxiliar o Paraná com a nossa experiência”, disse.

A reunião proporcionou um espaço de colaboração e troca de experiências. Foram discutidos aspectos como o planejamento e execução da implementação, conquistas alcançadas, desafios superados e lições aprendidas ao longo do processo. Além disso, foram exploradas perspectivas futuras para o aprimoramento contínuo do sistema e uma visita presencial da equipe de São Paulo, no final de abril, para compreender melhor o novo sistema e fortalecer os laços de cooperação.

SISTEMA – Desenvolvido pela empresa Logus em parceria com a Celepar, o Siafic foi adotado pelos núcleos fazendários de todos os órgãos e secretarias, bem como pelos demais Poderes do Estado do Paraná. A ferramenta passou a executar as finanças do Estado a partir de janeiro, integrando atividades de planejamento, orçamento, contabilidade e controle do governo.

Leia Também:  Na primeira etapa, corrida da Sanepar reúne 2,6 mil participantes em Curitiba

O sistema é parte integrante do Projeto de Modernização da Gestão Fiscal (Profisco II), e confere mais eficiência à aplicação dos recursos públicos. Seu objetivo central é a integração entre diversos módulos e sistemas da administração pública, além de proporcionar novas funcionalidades para avaliar a utilização de verbas e incorporar a certificação digital aos processos internos.

Ao longo do ano passado, os órgãos da administração direta e aqueles vinculados ao Governo do Paraná, assim como os Poderes Legislativo, Judiciário, Tribunal de Contas, Ministério Público e a Defensoria Pública, passaram por treinamentos e iniciaram o lançamento de dados da Lei de Diretrizes Orçamentárias no Siafic, para que o novo sistema já pudesse executar o orçamento do atual exercício no começo de janeiro.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta sexta-feira (4) o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Durante o encontro, seguido de um almoço na sede do Executivo Estadual, Ratinho Junior mostrou a Bolsonaro um panorama das obras e investimentos em andamento no Paraná, falou sobre as iniciativas da rede estadual de educação e na segurança pública, com aquisição de equipamentos mais modernos para atuação nas fronteiras, e apresentou um panorama das ações executadas em parceria com o Governo Federal durante a antiga gestão.

Entre as obras destacadas por Ratinho Junior estão a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, já concluída; a nova Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, que está em obras avançadas e que ligará a nova ponte à BR-277; e a pavimentação da Estrada da Boiadeira, entre Icaraíma e Umuarama, no Noroeste, com novo ramal de ligação na região.

Além disso, outras obras também foram concretizadas em parceria entre os governos estadual e federal, por intermédio da Itaipu Binacional, como a duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu (em andamento); a duplicação do Contorno Oeste e da BR-277, em Cascavel (ambos concluídos); e a implementação de iluminação viária em trechos da BR-277, na região Oeste; entre outras.

Leia Também:  Estado disponibiliza novos espaços de atendimento do SAS para servidores públicos

Como parte da estratégia de dar mais infraestrutura ao Paraná e ao país, também foi realizado, em 2021, a concessão de quatro aeroportos paranaenses (Afonso Pena e Bacacheri, em Curitiba; Londrina e Foz do Iguaçu), com a previsão de uma terceira pista no terminal Afonso Pena, aumentando a capacidade de voos internacionais. Também foi na gestão compartilhada entre os dois que nasceu o maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina, com 3,3 mil quilômetros, já com dois lotes em andamento e dois leiloados.

O governador também apresentou um panorama dos colégios cívico-militares, das novidades tecnológicas da rede de ensino, e das estratégias para promoção de investimentos, como o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios nas Cadeias Produtivas do Agro (FIDC Agro Paraná), lançado nesta quinta-feira. Depois do encontro eles embarcaram para uma visita à ExpoLondrina, em Londrina, no Norte do Paraná.

Participaram do encontro os secretários João Carlos Ortega (Casa Civil) e Márcio Nunes (Agricultura e Abastecimento); o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto; os deputados federais Sostenes Cavalcanti, Fernando Giacobo e Filipe Barros; os deputados estaduais Gilson de Souza, Delegado Jacovós, Jairo Tamura, Gilberto Ribeiro e Ricardo Arruda; o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins; e os prefeitos de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, e de Londrina, Tiago Amaral.

Leia Também:  Colégios agrícolas e florestais do Paraná ganham 23 drones em parceria com a Faep

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA