NOVA AURORA

PARANÁ

Governo do Estado convida municípios a participarem da Semana Lixo Zero Paraná

Publicado em

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), convida os municípios paranaenses a participarem da Semana do Lixo Zero Paraná 2023, que começou nesta sexta-feira (20) e segue com atividades até 29 de outubro. A iniciativa busca promover a conscientização sobre a importância da redução, reutilização e reciclagem de resíduos sólidos. 

Na segunda-feira (23), às 14 horas, a Sedest promoverá uma reunião virtual com os municípios sobre o conceito Lixo Zero para mostrar como eles podem realizar ações para compostagem e de redução de resíduos, além de mostrar “cases” de sucesso que podem servir de orientação para outras ações.

Instituída no Paraná pela Lei estadual 19.979/2019, proposta pelo Legislativo e outorgada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, a Semana Lixo Zero tem programação diversificada, incluindo palestras, oficinas, mutirões de limpeza, exposições e ações de educação ambiental. As atividades serão realizadas em todo o Estado por órgãos estaduais, municípios, empresas, universidades, organizações da sociedade civil e outros setores. 

Leia Também:  Estudantes paranaenses podem se inscrever em programa de estágio no Canadá

O secretário do Desenvolvimento Sustentável, Valdemar Bernardo Jorge, reiterou a importância de ações educativas para engajar os municípios em ações sustentáveis: “A Sedest apoia as ações locais e quer compartilhar as boas práticas de gestão sustentável dos resíduos. Acreditamos que o conceito de lixo zero é fundamental para que possamos ter uma economia verde, circular e inclusiva.”

CONCEITO – O conceito de lixo zero consiste na redução ao máximo da geração de resíduos, com o objetivo de que todo material gerado seja reaproveitado ou reciclado. A ideia é que os resíduos sejam transformados em recursos, evitando que sejam encaminhados para aterros sanitários ou incineradores.

A Semana do Lixo Zero é uma oportunidade para promover a conscientização sobre a importância da gestão sustentável dessa material e estimular práticas de redução, reutilização e reciclagem, contribuindo para a proteção do meio ambiente e da saúde humana.

COMO PARTICIPAR – A população pode participar da Semana do Lixo Zero Paraná de diversas formas. É possível se inscrever em ações e eventos, ou mesmo com atividades simples em casa, como reduzir o consumo de embalagens, reaproveitar materiais e separar o lixo corretamente. Basta solicitar a participação pelo e-mail csae@sedest.pr.gov.br.

Leia Também:  Litoral é contemplado com três novos investimentos em infraestrutura no pacote do Estado

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Centro de Documentação e Arquivo da Unicentro recebem acervo de Nivaldo Krüger

Published

on

By

O Centro de Documentação e Memória da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e o Arquivo Histórico de Guarapuava deram início a um projeto de resgate das obras do acervo de Nivaldo Krüger, que foi senador, deputado estadual, deputado federal e prefeito de Guarapuava. A iniciativa, coordenada pela professora Terezinha Saldanha, tem como objetivo resgatar, preservar e disponibilizar ao público o acervo pessoal do político.

O acervo inclui livros, registros políticos e documentos pessoais de grande relevância histórica. Esses documentos se tornam públicos e de fácil acesso para acadêmicos, incentivando novas pesquisas e agregando ao acervo local.

Parte da biblioteca pessoal do político, especialmente as obras sobre a história do Paraná, será incorporada ao acervo da Unicentro. Já os documentos ligados à trajetória de Krüger serão preservados no Arquivo Histórico da universidade. Materiais de assuntos diversos e outras temáticas serão doados a escolas, inclusive colégios do Rio Grande do Sul, para ajudar na reposição de materiais escolares perdidos nas enchentes de 2024.

“Além da relevância para a história guarapuavana, Nivaldo Krüger também participou de diversos projetos históricos em âmbito nacional, ele estava presente na CPI da Itaipu e na Constituinte de 1988”, diz Terezinha Saldanha.

Leia Também:  Negociação de débitos com a Sanepar em condições especiais termina na segunda-feira

Além de assegurar a integridade da doação, o projeto tem por objetivo ensinar os extensionistas, na prática, os métodos de arquivamento. Todos os volumes serão catalogados e preservados. O processo inclui várias etapas, do congelamento do material – a fim de eliminar microrganismos e o mau cheiro – até a limpeza manual de cada página de um livro.

Ele faleceu em 14 de fevereiro de 2024 e logo em seguida a família entrou em contato com a Unicentro para que o restante da documentação também pudesse ser preservada. O projeto foi possível graças à vontade da família, que acompanhou de perto o processo de doação do acervo.

“Meu pai, ainda em vida, já fez uma doação para a universidade, já tinha esse desejo de compartilhar com o coletivo todo o acervo histórico que ele, ao longo dos anos, teve no escritório”, conta Lenita Krüger, filha do político.

“A gente se sente bem sabendo que esses livros não vão ficar parados. Era o jeito do meu pai servir à comunidade e ele ficaria muito feliz”, complementa Beatriz Krüger, também filha do ex-prefeito.

Leia Também:  Transferência de recursos do IPVA do Estado aos municípios aumentou 19,1% em 2023

TRAJETÓRIA – Nivaldo Passos Krüger nasceu em Canoinhas (SC), mas foi no Paraná, para onde se mudou ainda na infância, que iniciou a carreira política. O primeiro cargo veio em 1958, como vereador. Em 1964, foi eleito prefeito de Guarapuava, posição que assumiria mais duas vezes, em 1973 e 1983. Atuou também como deputado estadual (1970), deputado federal (1979) e, em 2002, assumiu uma cadeira no Senado pelo Estado do Paraná.

Em Guarapuava, foi o primeiro presidente da Associação Comercial e Empresarial (Acig) e ocupava uma cadeira da Academia de Letras, Artes e Ciências de Guarapuava (Alac). Além da próspera carreira política, Nivaldo Krüger foi autor de livros sobre a História do Paraná e um amante da fotografia. Faleceu em fevereiro de 2024, aos 94 anos, deixando esposa e cinco filhos.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA