NOVA AURORA

PARANÁ

Governo destina R$ 1 milhão para acolher desabrigados pelas chuvas em hotéis e pousadas

Publicado em

O Governo do Estado anunciou nesta sexta-feira (13) que já está reservado o recurso para acolher os desabrigados, por conta das fortes chuvas que há dias caem no Paraná. Será destinado o montante de R$1 milhão para custear a rede hoteleira destinada ao atendimento de pessoas que encontram em situação de vulnerabilidade.

A medida, determinada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, foi tema de uma nova reunião das equipes técnicas da Defesa Civil e secretarias estaduais da Justiça e Cidadania e do Desenvolvimento Social e Família nesta sexta-feira. Foram discutidos detalhes para operacionalização da medida.

A decisão do governador foi anunciada na quinta-feira (12). Ele determinou contratação imediata de hotéis e pousadas para acolherem as pessoas desabrigadas, com prioridade às gestantes, crianças, idosos, acamados, deficientes físicos e demais vulneráveis. O Estado oferecerá hospedagem na modalidade de pensão completa e as diárias serão disponibilizadas por 15 dias, prorrogáveis por mais 15.

O Governo viabilizará as vagas e a gestão será realizada com a ajuda dos municípios que declaram estado de emergência. O acolhimento emergencial na rede hoteleira já é previsto no âmbito do serviço de proteção de emergência e calamidade pública dentro da política da Assistência Social.

As cidades mais atingidas até agora são União da Vitória, no Sul do Estado, e Rio Negro (Região Metropolitana de Curitiba). Porém, contratação emergencial é válida para todos os 399 municípios paranaenses, conforme a evolução e a urgência no atendimento.

MONITORAMENTO – A Defesa Civil, segundo o capitão Marcos Vidal, porta-voz da coordenação estadual do órgão, estima que os números devem aumentar, caso persistam as chuvas. “A situação em União da Vitória ainda está crítica, com o rio aumentando. Continuamos monitorando, as equipes que estão no local estão acompanhando para retirar as famílias preventivamente, se necessário, e prontas para dar o suporte”,  afirmou ele. O Rio Negro também continua  mostrando subida e prossegue sendo monitorado de perto”, explicou.

O balanço da Defesa Civil da situação desta quinta e sexta-feira mostra que há 801 desabrigados, em 73 municípios mais atingidos por chuvas, ventos e inundações. São 6.958 desalojados – abrigados em casas de parentes e amigos – e 6.420 casas danificadas.

Leia Também:  Em Jacarezinho, governador vistoria obra de ambulatório que vai atender 22 municípios

ENERGIA – Após dois dias mobilizadas, as equipes da Copel continuam a trabalhar para restabelecer o fornecimento de energia aos consumidores afetados pelo forte temporal que atingiu diversas regiões do Paraná desde a noite de quarta (11). No momento, 6,7 mil unidades consumidores estão desligadas e os profissionais trabalham para atender a 915 serviços emergenciais espalhados por todas as regiões.  

Ao longo dos últimos dias, a chuva contínua e diversas áreas alagadas dificultaram o acesso dos profissionais em algumas localidades. No final da tarde dessa sexta, os municípios mais afetados são Santa Maria do Oeste, Curitiba, Foz do Iguaçu, Pitanga e a Lapa. 

VAZÕES DAS USINAS – As vazões nos rios onde a empresa opera usinas hidrelétricas continuam subindo e os vertedouros das barragens seguirão abertos para manter as represas em níveis seguros de operação.  

No rio Iguaçu existem seis grandes usinas hidrelétricas – três operadas pela Copel. Na região centro-sul do Estado, onde estão as usinas Gov. Bento Munhoz da Rocha Netto (Foz do Areia) e Gov. Ney Braga (Segredo), desde a madrugada deste dia 12, o acumulado de chuvas chegou a valores da ordem de 100 mm, bem acima do apontado nas previsões.   

Diante desse cenário, em Foz do Areia, a Copel está mantendo a geração de energia em potência máxima e abriu todas as comportas do vertedouro – assim, a quantidade de água que está sendo liberada rio abaixo é equivalente ao volume que está chegando no reservatório – estratégia que evita agravar os alagamentos rio acima, na região de União da Vitória.  

A segunda usina da cascata, Segredo, também está gerando mais energia e aumentou o vertimento, mantendo o reservatório próximo de 95% de armazenamento. Na região sudoeste do Paraná, a usina Salto Caxias, também aumentou o vertimento neste feriado.  

As chuvas intensas no alto e médio Iguaçu e a consequente elevação das vazões em toda a bacia deve levar também ao aumento do volume de água que chega às Cataratas, em Foz do Iguaçu. Ao meio-dia de quinta (12), a vazão estava próxima de 6 milhões de litros por segundo, mas há previsão desse número chegar a cerca de 11 milhões de litros por segundo nas próximas horas. A vazão média histórica nas Cataratas é de 1,5 milhão de litros por segundo.  

Leia Também:  Paranaguá é a segunda cidade com com mais trabalhadores portuários no Brasil

A Usina Gov. Jayme Canet Jr (Mauá), localizada no rio Tibagi, e a represa do Capivari que alimenta a Usina Gov. Parigot de Souza – seguem com comportas abertas.  

AÇÃO COORDENADA – A abertura dos vertedouros é um procedimento padrão para garantir a segurança das barragens e da população.  As decisões relativas à operação das usinas são tomadas de forma coordenada com as empresas responsáveis pelas demais usinas hidrelétricas e comando do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).  

A Copel reforça que as comunidades ribeirinhas e frequentadores dos rios devem aumentar a atenção e evitar áreas de risco nesses períodos de cheia.   

A situação hidrológica dos rios onde a Copel opera reservatórios pode ser acompanhada na página de monitoramento da Copel, no endereço www.copel.com/mhbweb

ABASTECIMENTO – Em balanço desta sexta-feira (13), a Sanepar informa que permanecem comprometidos os sistemas de abastecimento de Pinhão, Prudentópolis,  Lanjeiras do Sul, Pato Branco e Ibaiti.

Em Pinhão, devido ao longo período sem fornecimento de energia, a operação do sistema ainda tem problemas mas o abastecimento foi retomado. Pode ocorrer falta de água pontual ou oscilação de pressão, principalmente na região da Vila Rural, Dois Irmãos e Invernadinha.

Em Prudentópolis o abastecimento deve normalizar na madrugada de sábado (14), de forma gradativa. Já em Laranjeiras do Sul o sistema ainda apresentava problemas nesta sexta-feira, principalmente nos bairros Presidente Vargas, Panorama, Babinski, Bodanese, Flor de Laranjeiras, Pillar 2, Condomínio Viana, Alto da Serra e Cohapar. 

As  equipes continuaram trabalhando no conserto de adutora no sistema de Pato Branco nesta sexta-feira.  Ainda pode haver falta de água pontual ou oscilação de pressão na rede. A previsão era de que abastecimento fosse normalizado na parte de tarde, de forma gradativa.

Em Ibaiti, devido ao rompimento de adutora, ainda persistem problemas na Área Central, Jardim San Rafael, Atlanta, Barra Bonita, Jardim Oscar Negrão, Palmeiras, Carolina, São Jorge, Santa Luzia, Jardim São Judas Tadeu, São Cristóvão, São Paulo e imediações.

v

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

OSP no MON, fim do Festival de Curitiba e visita noturna a museu marcam a agenda cultural

Published

on

By

Com destaque para música, espetáculos, literatura e artes visuais, a agenda cultural desta semana traz uma programação diversa e inclusiva para todas as idades. Os eventos ocorrem nos espaços administrados pelo Governo do Estado, como teatros, museus e a Biblioteca Pública do Paraná (BPP).

Esta é a última semana do Festival de Curitiba, que encerra neste domingo (6). Algumas peças no Teatro Guaíra estão com os últimos ingressos à venda. O MAC Paraná inaugura nova exposição na quinta (10) com curadoria de seu primeiro diretor, Fernando Velloso.

No Museu Casa Alfredo Andersen, o artista Jomi, que ocupou o espaço no último mês em sua residência artística, apresenta a conclusão do seu trabalho com a inauguração do MAC Espelhos com o 1° Mini Festival de Performance, as atividades começam na sexta (4). No MIS-PR, a próxima quinta (10) conta com uma visita guiada noturna com discotecagem em vinil.

Neste sábado (5), a Orquestra Sinfônica do Paraná ocupa o vão livre do MON para uma apresentação gratuita do projeto “Mostly Mozart” em comemoração aos 40 anos da OSP. Já a BPP conta com projetos fixos como “Ler Junto” e “Cine Inclusivo”.

Confira a programação completa:

Biblioteca Pública do Paraná (BPP)

“Cândido” discute leitura no Brasil na edição de março  O jornal “Cândido” lança a edição n.º 159, uma produção especial com mais conteúdos e novidades. A leitura no Brasil é o tema principal, com duas reportagens e uma entrevista sobre o assunto. A matéria de capa trata sobre a queda do número de leitores(as) no país, com seu número sendo superado pelos que não leem, dados revelados pela pesquisa Retratos da Leitura no Brasil 2024 e inéditos em 18 anos do levantamento.

A educadora Bel Santos Mayer conta para a repórter Bianca Weiss como conseguiu, por meio de diversos projetos voltados à leitura desenvolvidos há 15 anos, transformar na prática a realidade dos moradores de Parelheiros, comunidade da zona sul de São Paulo. Ainda, uma reportagem complementar, assinada por Isa Honório, sobre a biblioteca itinerante “Carrinho Fantástico”, projeto da ONG Passos da Criança que atende a comunidade da Vila Torres, em Curitiba, que mostra também como ações de incentivo à leitura podem atuar efetivamente no contexto educativo e social.

Literatura e saúde mental é o assunto da entrevista com o psiquiatra e professor universitário Ulisses Rezende Brandão, organizador da antologia “Escritofrenias”. Cristiano Castilho estreia com uma resenha do livro “Doppelgänger: Uma viagem através do Mundo-Espelho”, de Naomi Klein. Há, ainda, uma crônica de Aline Brandalise e o conto “Mita”, de Tenório Rocha.

Na editoria de artes visuais, outra novidade do Cândido, o artista e designer do jornal, Iuri De Sá, cria uma adaptação ilustrada inédita da música “New Flesh” (Current Joys, 2013). Ainda, o ensaio fotográfico “Ciclo Cultural”, de Vitória Smarci. Na capa, a arte é de Ana Dureck.

Mulheres contra a Ditadura – A série “Mulheres contra a Ditadura” foi lançada em uma edição única, com todos os conteúdos publicados no jornal Cândido entre março e dezembro de 2024. São dez histórias sobre este período contadas por meio de entrevistas com Elisabeth Fortes, Amelinha Teles, Rosane Vianna e Sueli Bellato; um relato sobre Teresa Urban, feito por seu filho, e um de Noemi Osna, por ela mesma; perfis de Sônia Lafoz e Elza de Oliveira Filha; uma reportagem sobre Cassandra Rios — autora mais censurada pelo regime — e o depoimento de Almira Maciel. Disponível apenas online AQUI.

PROJETOS FIXOS

Roda de leitura 60+

Roda de leitura e atividades para o público 60+.

Dia: 7 de abril – toda segunda-feira do mês

Horário: 13h30 às 15h – 15h às 17h

Local: Sala de reuniões, no 2º andar

Inscrições encerradas.

Oficina Permanente de Poesia

Oficina de poesia coordenada por Lilia Souza, da Academia Paranaense da Poesia.

Dia: 10 de abril – toda quinta-feira do mês

Horário: 18h às 19h45

Local: Sala de reuniões, no 2º andar

Capacidade máxima: 30 pessoas

Ler Junto

Encontro de leitura guiada com o professor de literatura Guilherme Shibata.

Toda segunda quinta-feira de cada mês com um(a) autor(a) convidado(a).

Dia: 10 de abril (quinta-feira)

Horário: 18h30 às 19h45

Local: Auditório

Capacidade máxima: 132 pessoas

EVENTOS

Mulheres que circulam pela cidade – Exposição

A mostra historiográfica celebra 48 mulheres, 24 de literatura e 24 de artes visuais, enaltecendo a produção de mulheres que estão vivas e produzindo na cidade, possibilitando a homenagem de nomes mais antigos e visibilizar novos.

Período: 15 de março a 5 de maio

Horário: 8h30 às 20h

Local: Hall Térreo

Poesias do Mundo – Exposição 

A exposição reúne poesias de tema livre de autores de Brasil, Argentina, Colômbia, Itália, Porto Rico e Uruguai.

Período: 18 de março a 30 de abril

Local: Hall do 2º andar

SEÇÃO BRAILLE

Cine Inclusivo

Sessões de filmes com audiodescrição e janela de Libras para pessoas com deficiência visual e auditiva.

Leia Também:  PCPR apreende 946 galões de óleo lubrificante falsificado em Umuarama

Títulos disponíveis:

“Cartas para Julieta” – Classificação: Livre – Duração: 1h 45 minutos

“Surdocegueira: O sentido do mundo pelo tato” – Classificação: +16 anos – Duração: 17 minutos

“Operação Babá” – Classificação: +12 – 1h 31 minutos

Dias: 1 a 30 de abril

Horário: 8h30 às 18h – segunda a sexta-feira

Local: Seção Braille

Agendamento pelo telefone: (41) 3221-4985

Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC Paraná)

“A Trama Intrincada do Tempo” – Na próxima quinta-feira (10) às 18h30 abre a exposição “O Acervo do MAC pelo olhar de Fernando Velloso” na sala 8 do MAC no MON. A exposição reúne mais de 40 obras do acervo da instituição e conta com a curadoria de Fernando Velloso, um dos principais responsáveis pela criação do Museu de Arte Contemporânea do Paraná e seu primeiro diretor. A abertura é gratuita e aberta ao público.

Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)

Residência Artística – O ateliê da Academia Alfredo Andersen torna-se nesta sexta-feira (04) um museu inédito. Como conclusão da residência de João Miguel Santana (Jomi), atual residente artístico do espaço, o ateliê foi transformado no Museu de Arte Contemporânea Departamento dos Espelhos, também chamado de MAC Espelhos, e terá sua inauguração às 19h juntamente com o 1° Mini Festival de Performance, igualmente organizado pelo artista. Não é necessário inscrição prévia. Do dia 7 ao dia 9 de abril, o MAC Espelhos ficará aberto das 10h às 18h para visita do público com mediação do artista.

Exposição permanente – Destinada a mostrar as obras de Alfredo Andersen, a mostra contém quadros e desenhos que marcaram a vida e legado do pai da pintura paranaense. Entre retratos, paisagens e cenas de gênero, o público pode contemplar a produção artística do homem que dá nome ao nosso Museu Casa. Entrada gratuita.

Visitas guiadas – O Setor Educativo oferece visitas mediadas gratuitas no Museu Casa Alfredo Andersen. A visita conta com mediação na exposição fixa de Andersen, nas exposições temporárias, atividades com foco nos três gêneros de pintura do artista, atividades de curadoria e restauro e apresentação dos cursos da academia Alfredo Andersen. Os atendimentos são personalizados a partir das expectativas, faixa etária e especificidades dos grupos, que são variados. Os horários disponíveis para atendimento são: pela manhã, das 9h às 11h, e à tarde, das 14h às 16h. Agende a visita pelo e-mail educativomcaa@gmail.com.

Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)

“Desver” – “Desver” é uma instalação multissensorial de Ivana Cassuli e Marcelo Borges Eggers, do grupo Blanche Bois, que explora os ciclos de vida e a ressignificação das percepções visuais e sonoras. A mostra utiliza “glitch art”, “vídeo painting” e intervenções tecnológicas para criar novas formas de ver e ouvir o mundo. Entrada gratuita.

Exposição em Antonina – O Museu da Imagem e do Som (MIS-PR) inaugurou na Estação Ferroviária de Antonina uma exposição que celebra a história e cultura do município litorâneo por meio de acervo audiovisual do próprio museu. A mostra apresenta uma seleção de imagens do fotógrafo Jesus Santoro (1994-2003) e objetos tridimensionais do acervo do museu, com equipamentos históricos que ilustram a evolução das tecnologias de imagem e som. A entrada é gratuita e o local funciona de segunda a segunda, das 9h às 18h.

Tons Vizinhos – O Museu Paranaense retorna com a programação semanal de música no museu dos estudantes e professores da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap), da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Na quarta (09), é a vez do grupo Samba da Banca se apresentar, às 18h. A entrada é gratuita e não é necessário inscrição.

Visita guiada noturna com discoteca – Na quinta (10), das 19h às 21h, ocorre mais uma edição da visita guiada noturna no MIS-PR, desta vez com discotecagem com discos do acervo do museu. Será feito um passeio educativo pelas exposições e depois uma apreciação musical. São 30 vagas com inscrições gratuitas feitas pelo formulário neste link.

Museu Paranaense (MUPA)

“O COVEIRO” – Até 06 de abril, às 19h, o MUPA apresenta as últimas sessões da peça-instalação “O COVEIRO”. Em uma intersecção entre teatro, artes visuais e cinema, o espetáculo integra a Mostra Interlocuções, do Festival de Curitiba, com entrada livre e gratuita. Os ingressos serão distribuídos uma hora antes da sessão. Durante o percurso da peça, o ator Diego Marchioro monta, diante do público, uma instalação a partir de uma coleção de vídeos, obras de arte e fragmentos de textos.

O trabalho convida os espectadores a viver uma experiência multidirecional — fruir uma peça de teatro, que durante sua duração se transforma em uma instalação de artes visuais. A instalação resultante da peça fica aberta durante os horários de funcionamento do museu, de terça a domingo, das 10h às 17h30, e ocupa a Sala Lange de Morretes.

Lançamento do Museu Virtual de Memórias da Imigração Cigana em Curitiba – Na próxima terça-feira (8), em que se comemora o Dia internacional dos Povos Ciganos, o MUPA promove, às 19h, uma mesa de conversa com as pesquisadoras ciganas Hayanne Iovanovitchi e Tatiane Iovanovitchi, e mediação da antropóloga do MUPA, Josiéli Spenassatt.

Leia Também:  Estado promove encontro para ouvir os municípios sobre planos regionais de saneamento

A ocasião marca o lançamento do Museu Virtual de Memórias da Imigração Cigana em Curitiba, com uma exposição virtual que retrata a cultura cigana a partir do acervo pessoal da família Iovanovitchi, primeiros imigrantes da etnia Roms em Curitiba. Além disso, homenageia a trajetória de Cláudio Iovanovitchi, que morreu recentemente, liderança histórica da militância cigana no Brasil e um dos idealizadores do projeto. Haverá ainda a exposição física de algumas das peças que compõem o acervo do Museu Virtual.

Museu Oscar Niemeyer (MON)

OSP no Museu Oscar Niemeyer – Neste sábado (5), às 16h, a Orquestra Sinfônica do Paraná volta ao vão livre do Museu Oscar Niemeyer para a segunda apresentação da série “OSP no Museu Oscar Niemeyer – Mostly Mozart”, que integra as comemorações dos 40 anos da OSP e contará com mais apresentações ao longo do ano. Dessa vez, conta com regência do maestro convidado Angelo Martins. O evento acontece no vão livre do MON e é gratuito.

Mediação – Trilhos e Traços – Poty 100 Anos – Na quarta-feira (9), às 15h, o Setor Educativo promove uma mediação na Sala 6, em que está exposta a mostra “Trilhos e Traços – Poty 100 Anos”. Essa atividade é uma oportunidade de conhecer mais de 500 obras do artista paranaense. A atividade é gratuita e livre para todos os públicos. A visita mediada está disponível com intérprete de Libras. Sujeita à lotação.

Centro Cultural Teatro Guaíra

Festival de Curitiba – sessões esgotadas – Nos últimos dias do Festival de Curitiba há a exibição de peças já esgotadas, como “Avesso do avesso”, com Heloísa Périssé e Marcelo Serrado, “O Céu da Língua”, com Gregório Duvivier, “Nebulosa de Baco” e “Sebastião”.

Festival de Curitiba – Últimos lugares – Ainda é possível garantir ingressos para alguns espetáculos, como “Júpiter e a Gaivota – É impossível viver sem o teatro”, “Notícias de Naufrágios”, “Whisky e Hambúrguer”, “Deve Ser do Caralho o Carnaval em Bonifácio”, “Efeito Urtigão” e o show da banda Saco de Ratos. Os ingressos estão disponíveis no site do Festival.

Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão)

Ballet Giselle – Nos dias 08 e 09 de abril, às 20h, a Curitiba Cia de Dança apresenta o clássico “Ballet Giselle”, com um enredo que explora as consequências da traição e o poder redentor do amor verdadeiro. Com coreografia original de Jean Coralli e Jules Perrot e música de Adolphe Adam, o balé narra a trágica história de amor entre a jovem camponesa Giselle e o nobre Albrecht, que se disfarça de plebeu para conquistá-la. O espetáculo traz a participação especial de Ana Botafogo. Os ingressos estão à venda pelo Disk Ingressos.

Guairinha

Concerto Sertanejo Sinfônico – O espetáculo traz o solista Wagner Barreto, acompanhado de coral e orquestra, para uma apresentação especial no dia 09 de abril, às 20h, no Guairinha. O espetáculo une a grandiosidade da música sinfônica à riqueza da tradição sertaneja. A entrada é gratuita.

Miniauditório Glauco Flores de Sá Brito

“Desmonte” – O espetáculo marca a volta da atriz Regina Vogue ao teatro adulto na Capital após vários anos. Na montagem, a veterana divide o palco com Cicero Lira e Edson Rocha. Com texto e direção de Cleide Piasecki, o espetáculo estreia no dia 9 de abril no Teatro José Maria Santos, às 20h30, e segue em cartaz até 20 de abril, com entrada gratuita.

ENDEREÇOS:

Museu do Expedicionário

R. Comendador Macedo, 655 – Alto da XV, Curitiba

Museu Oscar Niemeyer (MON)

Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba

(41) 3350-4468 / 3350-4448

Museu Paranaense (MUPA)

Rua Kellers, 289 – São Francisco, Curitiba

(41) 3304-3300

Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)

Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro, Curitiba

(41) 3232-9113

Biblioteca Pública do Paraná (BPP)

Rua Cândido Lopes, 133 – Centro, Curitiba

(41) 3221-4951

Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)

Rua Mateus Leme, 336 – São Francisco, Curitiba

(41) 3222-8262

Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR)

Funcionando temporariamente no Museu Oscar Niemeyer, Salas 8 e 9

Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba

(41) 3323-5328 / 3222-5172

Sede Adalice Araújo

Rua Ébano Pereira, 240 – Centro, Curitiba

Canal da Música – Grande Auditório

Rua Julio Perneta, 695 – Mercês, Curitiba

(41) 3331-7579

Casa Gomm

Rua Bruno Filgueira, 850 – Batel, Curitiba

Centro Cultural Teatro Guaíra

Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) – Rua Conselheiro Laurindo, 175 – Centro, Curitiba

Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) – Rua XV de Novembro, 971 – Centro, Curitiba

Auditório Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório) – Rua Amintas de Barros, 70 – Centro, Curitiba

Teatro Zé Maria – Rua Treze de Maio, 655 – São Francisco, Curitiba

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA