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Governo aumenta em 55% o valor da diária dos guarda-vidas civis voluntários

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O Governo do Estado aumentou em 55% o valor da diária dos guarda-vidas civis que se voluntariaram para reforçar o efetivo durante o Verão Maior Paraná. O valor será corrigido de R$ 100 para R$ 155, referente ao serviço voluntário com carga horária de seis horas. A formalização foi feita através de Decreto Estadual nº 12.809/2022 .

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) contará com o reforço de 133 guarda-vidas civis durante o verão. O objetivo é apoiar a atuação dos bombeiros militares que atuam na função de guarda-vidas, proporcionando uma proteção maior à população.

“É uma importante valorização do trabalho destes guarda-vidas civis, que colaboram para que a Segurança Pública possa manter a excelência do trabalho durante a temporada. O aumento das diárias é uma forma de agradecer e reconhecer seu esforço em proteger os paranaenses”, disse o secretário da Segurança Pública, Wagner Mesquita. 

“Esse é um programa social que tem como público-alvo os jovens do Litoral ou até mesmo de outras regiões do Estado e que reforça a nossa atividade de prevenção e salvamento aquático em conjunto aos guarda-vidas militares. O acréscimo na diária dos guarda-vidas civis servirá como motivação para que eles participem do programa durante toda a temporada”, afirmou o coordenador Operacional da Operação Verão Maior 2022/2023 no Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Dorico Gabriel Borba. 

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CURSO – O CBMPR iniciou um curso para 38 novos guarda-vidas civis voluntários em 28 de novembro deste ano. A formação terá as aulas teóricas e práticas encerradas no dia 16 de dezembro. Ainda como parte do curso, os alunos iniciam estágio durante o Verão Maior Paraná, colocando em prática os ensinamentos sob a supervisão dos bombeiros militares.

O curso se divide em duas etapas. Instrução, com carga horária de 120 horas para a modalidade “Águas Abertas” e 80 horas para a modalidade “Águas Interiores”, e Estágio, com carga horária de 300 horas em serviços para a modalidade “Águas Abertas” e 120 horas em serviço para a modalidade “Águas Interiores”.

A formatura dos alunos que irão concluir o curso Guarda-Vidas Civis Voluntários está prevista para acontecer entre os dias 14 a 17 de fevereiro de 2023, no quartel do Corpo de Bombeiros de Matinhos.

Fonte: Governo do Paraná

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20 colégios do programa Escola Solar levam produção de energia sustentável para as salas de aula

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O Governo do Paraná concluiu no fim do ano passado a instalação de usinas fotovoltaicas em 20 escolas da rede estadual de educação. Elas participaram do projeto-piloto chamado Escola Solar. O investimento foi de R$ 3,5 milhões. Além dos ganhos ambientais e redução dos custos com energia elétrica, o programa promove conscientização para o uso de tecnologias limpas.

A economia aos cofres públicos chegou a R$ 430 mil (comparativo dos gastos com energia entre 2023 e 2024), de acordo com levantamento do Paranaeducação (Preduc), o serviço social autônomo responsável pela supervisão técnica do contrato e que promove a interlocução entre o Governo e as empresas nas áreas de educação, infraestrutura e inovação para tornar os processos mais eficientes, assegurando total rigor em todas as etapas de execução. Ou seja, em breve o programa terá “quitado” o investimento inicial.

As 20 escolas estaduais foram selecionadas para o projeto-piloto após uma análise técnica realizada pela equipe do Paranaeducação. Entre os critérios para a escolha, foram avaliados por exemplo, as regiões com mais incidência de luz solar e as instituições com estrutura adequada de telhado para suportar o peso das placas. O Escola Solar foi desenvolvido em Foz do Iguaçu, Londrina, Sarandi, Maringá, Paranavaí, Umuarama, Jandaia do Sul, Cascavel, Uraí e Campo Largo.

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A proposta, alinhada ao Programa de Eficiência Energética da Seed, teve como objetivo equipar escolas públicas com usinas solares, possibilitando a geração de energia limpa diretamente nas unidades de ensino e permitindo a realocação de verbas para outras necessidades. “É o que chamamos de ganha a ganha. Ganha o meio ambiente, com a produção de energia limpa e ainda gera economia de recursos, que podem ser aplicados em outras áreas da Secretaria”, afirma o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

“Essa iniciativa alia inovação, responsabilidade e compromisso social. Dentro das escolas ele mostra que é possível transformar o presente e preparar as futuras gerações para construir um mundo mais justo, consciente e ambientalmente responsável”, reitera. 

Segundo o superintendente do Paranaeducação, Carlos Roberto Tamura, o projeto integrou o tema ao conteúdo pedagógico, promovendo o uso de fontes renováveis. “Nossa forma de fazer o futuro sustentável é com cuidado e transparência com os recursos públicos”, completou. 

No Colégio Estadual Bento Mossurunga, em Umuarama, o diretor Anderson José Pereira conta que a implantação do Escola Solar promoveu uma conscientização generalizada entre alunos, professores e a comunidade escolar sobre o uso racional de energia, tanto na instituição quanto nas residências dos estudantes.

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Além disso, a instalação do sistema fotovoltaico permitiu a criação de um novo curso técnico em Sistemas de Energia Renovável. Ele tem duração de três anos e agora está ao lado de outros cursos, como técnico em Administração e técnico em Eletromecânica. “O sistema representou uma oportunidade concreta de qualificação profissional, abrindo novas possibilidades de atuação para os nossos alunos”, diz. 

Quando as placas que geram energia através dos raios solares foram instaladas no Colégio Cívico-Militar 1º Centenário, em Campo Largo, na região de Curitiba, os professores do componente curricular de Física incorporaram o conteúdo às aulas. “Foi um período em que os alunos acompanharam de perto cada etapa de trabalho dos técnicos para que pudessem entender na prática a importância da energia renovável. E eles gostaram muito de participar do processo”, lembra a diretora Roselaine Cristine Lachozistz. 

Entre os conteúdos que o “novo laboratório” permitiu estão estudos sobre as ondas eletromagnéticas, a formação da célula voltaica e a incidência de fótons, e os fluxos das correntes elétricas.

Fonte: Governo PR

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