NOVA AURORA

PARANÁ

Governador e embaixador do Azerbaijão destacam potencial de ampliar relações comerciais

Publicado em

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta terça-feira (23), no Palácio Iguaçu, o embaixador da República do Azerbaijão no Brasil, Rashad Novruz. É a primeira visita do diplomata ao Paraná, que pretende estreitar relações com o Estado, ampliando o comércio exterior e o intercâmbio cultural e educacional.

Localizado na região do Cáucaso, entre a Europa e a Ásia, o Azerbaijão é um dos mais de 200 destinos ao redor do mundo que adquirem produtos paranaenses. Em 2023, as exportações do Paraná ao país somaram US$ 1,3 milhão, principalmente de carnes de porco e de peru congeladas. Apesar de ter parcerias comerciais com o Brasil, principalmente para a exportação de fertilizantes, o país não consolidou vendas para o Estado no ano passado.

“Temos uma boa oportunidade para estreitar as relações comerciais e culturais com o Azerbaijão. Nosso Porto de Paranaguá, por exemplo, tem uma grande expertise no recebimento de fertilizantes, e pode ser a porta de entrada, no Brasil, das cargas que vêm do país”, afirmou Ratinho Junior. “Além disso, o Paraná é um dos maiores produtores de alimentos do Brasil, e pode ter no Azerbaijão um bom parceiro comercial nesse sentido”.

Leia Também:  Coreografias selecionadas encerram a Mostra Paranaense de Dança no Teatro Guaíra

Ratinho Junior apresentou os potenciais do Paraná na produção de alimentos, sendo o segundo o maior produtor de grãos e o principal produtor de proteína animal do Brasil. O Estado, destacou o governador, tem também uma economia diversificada e é um importante polo automobilístico no País, além de contar com centros de tecnologia e inovação e, também, sete universidades estaduais espalhados em todas as regiões.

O embaixador ressaltou que, além dos acordos bilaterais entre os governos brasileiro e azerbaijano, pretende fortalecer as relações comerciais, culturais e diplomáticas com os estados individualmente, e destacou o potencial do Paraná para futuras parcerias. Além disso, o país vai sediar a próxima Conferência da ONU sobre Mudanças do Clima (COP29), que acontece em novembro na capital Baku.

“Queremos que o povo do Paraná conheça o Azerbaijão e a população do nosso país também conheça um pouco do Estado. Um intercâmbio cultural e de estudantes poderia abrir a possibilidade de aproximar nossas regiões”, disse o embaixador. “Estamos identificando, no Brasil, locais para investir em projetos estratégicos. O Paraná tem uma economia diversificada, então também há possibilidade de fortalecer o comércio bilateral”.

Leia Também:  Ipardes comemora 50 anos com palestra de presidente e coordenadora de contas do IBGE

PRESENÇAS – Acompanharam a reunião o vice-governador Darci Piana; a secretária estadual da Cultura, Luciana Casagrande Pereira; o diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin; o diretor de Relações Internacionais e Institucionais da Invest Paraná, Giancarlo Rocco; e a chefe do Escritório de Representação do Itamaraty no Paraná, embaixadora Lígia Maria Scherer.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Ana Botafogo e grandes nomes do balé apresentam “Giselle” no Teatro Guaíra

Published

on

By

Um dos mais belos balés da história, “Giselle” será apresentado no Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão), nesta semana, nos dias 8 e 9 de abril (terça e quarta), às 20h.

O espetáculo, promovido pela Fundação Cultural de Curitiba, reúne a bailarina Ana Botafogo e um grande elenco de 55 bailarinos. Além das apresentações noturnas, haverá uma sessão especial para estudantes das escolas municipais dia 9 de abril (quarta), às 15h. Os ingressos para as apresentações estão à venda no Disk Ingressos.

A produção conta ainda com a participação de Juliana Valadão e Cícero Gomes, primeiros bailarinos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, nos papéis principais de Giselle e Albrecht. 

Encenado pela primeira vez em 1841, na França, “Giselle” é um espetáculo que combina técnica e emoção, narrando uma história de amor, traição e redenção. Depois da estreia na Ópera Nacional de Paris, a peça tornou-se muito popular nos palcos da Europa, Rússia e Estados Unidos.

Leia Também:  Com moradias para quilombolas, Cohapar entrega 178 imóveis para famílias da Lapa

A obra conta a trajetória da jovem camponesa Giselle, que se apaixona pelo nobre Albrecht, sem saber que ele já está comprometido. Ao descobrir a verdade, ela entra em desespero e morre, tornando-se um espírito em busca de vingança contra homens infiéis. A peça original tem coreografia de Jean Coralli e Jules Perrot, além de música de Adolphe Adam.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA