17 de Abril de 2025
    NOVA AURORA

    PARANÁ

    Governador anuncia compra de 2 mil armas não letais de gigante global que fornece para o FBI

    Publicado em

    O governador Carlos Massa Ratinho Junior visitou nesta quarta-feira (9) a sede da Axon Enterprise, em Phoenix, no Arizona, e anunciou a compra de 2 mil armas não letais de incapacitação neuromuscular para o Governo do Paraná. Com isso, 600 novos armamentos se somam à primeira compra de 1,4 mil Tasers 10, anunciada em novembro do ano passado. O investimento total será de mais de US$ 5 milhões.

    A iniciativa marca a primeira compra de armamentos desse tipo feita pelo Estado e representa mais um passo na modernização das forças de segurança pública paranaenses. Poucos estados e países utilizam esses armamentos no dia a dia. As primeiras 1,4 mil armas já foram entregues e estão na Academia Policial Militar do Guatupê. Os cartuchos serão entregues nas próximas semanas e os treinamentos devem começar a partir disso. O contrato das novas armas começa a tramitar a partir de agora.

    Desde 2019, o Estado já adquiriu 32,5 mil armas para as polícias, a maioria delas importadas, somando R$ 93,3 milhões em investimentos. A compra das armas de condução elétrica (tasers) da Axon é inédita e vai ampliar o leque de atuação das polícias com foco em ações de baixo risco. Elas serão disponibilizadas para as polícias Militar, Civil, Penal e Científica.  

    Durante a visita à empresa – referência global em tecnologias voltadas à segurança pública –, o governador conheceu os equipamentos que serão utilizados pelos agentes paranaenses e discutiu detalhes do processo de treinamento e adaptação à nova tecnologia. A arma tem conexão inteligente e dispersão de energia de até quatro dardos de uma só vez, laser para cenários diurnos, bateria recarregável e alerta de aviso sonoro e visual.

    Leia Também:  PCPR na Comunidade atende população em Matinhos e no bairro Cajuru, em Curitiba

    “Estamos fazendo uma compra internacional inédita no Paraná para garantir mais segurança com responsabilidade, colocando o Paraná ao lado das melhores polícias do mundo. As armas não letais de incapacitação neuromuscular são fundamentais para situações que exigem controle, principalmente para imobilização e ambientes com muitas pessoas”, afirmou o governador Ratinho Junior.

    O secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, que também participa da missão oficial, destacou que o uso das armas não letais de incapacitação neuromuscular será estratégico em operações urbanas e rurais, inclusive com potencial de reduzir confrontos armados. “Esses equipamentos vão dar mais segurança tanto para os policiais quanto para os cidadãos. É uma ferramenta moderna, eficiente e, sobretudo, menos letal, que permitirá ações de contenção com mais técnica e menos risco de fatalidades”, afirmou.

    PARANÁ MAIS SEGURO – A aquisição faz parte de um ciclo consistente de investimentos do Estado em segurança pública, que tem apresentado resultados expressivos. Em 2024, o Paraná registrou a menor taxa de homicídios da sua história: 14,06 mortes por 100 mil habitantes. Desde 2010, essa taxa caiu mais de 50%.

    Leia Também:  Rede de aleitamento materno e hospitais certificados ajudam milhares de bebês todos os anos

    Além disso, houve redução em praticamente todos os indicadores de criminalidade, incluindo furtos, roubos e crimes em áreas rurais. O Programa Patrulha Rural Comunitária 4.0, por exemplo, ajudou a reduzir em até 68% os crimes de furto de insumos agrícolas e em quase 58% os casos envolvendo animais.

    AGENDA NOS EUA – A agenda internacional faz parte da missão oficial do Governo do Paraná nos Estados Unidos e reforça a política de investimentos contínuos na área da segurança pública.

    Ratinho Junior já esteve em Las Vegas participando do NAB Show, onde apresentou um panorama do Estado para empresários do setor de radiodifusão e se encontrou com o presidente da Google Cloud para a América Latina para ampliar o uso das ferramentas da empresa no serviço público paranaense.

    Agora o governador segue para a capital Washington, onde se reúne com a secretária adjunta interina para a América do Sul, Amy Radetsky; e encerra a missão em Miami, onde vai se reunir com o time da MSC Cruzeiros,  terceira maior companhia de cruzeiros do mundo.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:

    Advertisement

    PARANÁ

    Sanepar leva projetos de educação ambiental para escolas de General Carneiro

    Published

    on

    By

    A Sanepar encerrou nesta quarta-feira (16) uma série de atividades socioeducativas em General Carneiro. Além da entrega de dois Jardins de Água e Mel para a comunidade, a Companhia promoveu três oficinas educativas para o plantio de Hortas, com a participação de professores, estudantes e seus familiares.

    Pela manhã, alunos e professores da Escola Municipal Therezinha da Rocha fizeram o plantio de uma Horta Escolar. A atividade prática foi precedida de uma apresentação sobre os cuidados básicos durante o plantio e a manutenção da horta. Após a parte teórica, os participantes praticaram seus conhecimentos plantando a horta escolar, que recebeu mudas de hortaliças e temperos, e que a partir de agora estará sob os cuidados dos estudantes.

    Na terça-feira (15), o Colégio Estadual Ana Boico Oliquevicz e a Escola Municipal Professor Irineu Gonçalves, que dividem o mesmo espaço, e o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Eresmira dos Anjos Ferreira, também plantaram suas hortas, com a participação de professores, alunos e seus familiares, orientados pela equipe da Sanepar.

    Leia Também:  População idosa vai superar jovens com menos de 15 anos em 2027 no Paraná

    “O objetivo das oficinas é estimular a produção sustentável e responsável de alimentos, com o cultivo de hortaliças livres de agrotóxicos e com baixo custo, beneficiando a saúde das pessoas e a preservação ambiental”, explica a gestora de Educação Socioambiental da Companhia, Luciana Garcia.

    SUSTENTABILIDADE – As escolas receberam, também nesta semana, dois Jardins de Água e Mel, beneficiando em torno de 500 alunos. Compostos por colmeias de abelhas sem ferrão de espécies nativas, como Jataí, Mirim e Mandaçaia, os Jardins serão usados como ferramenta de apoio educacional, voltados aos temas de biodiversidade, da flora, do meio ambiente e, principalmente, dos cuidados com a água, considerando que as abelhas desempenham um papel ambiental fundamental por meio da polinização e da manutenção das matas ciliares.

    O trabalho com as escolas faz parte de um conjunto de ações da Sanepar em General Carneiro, dentro de um projeto especialmente pensado para a cidade e definido em conjunto com as secretarias municipais da Educação e da Assistência Social. O trabalho comunitário acompanha as obras de ampliação do sistema de esgoto que estão em andamento no município.

    Leia Também:  Rede de aleitamento materno e hospitais certificados ajudam milhares de bebês todos os anos

    “Essa iniciativa do Jardim de Água e Mel e Horta Educativa, idealizada pela Sanepar, representa um passo importante para a construção de uma educação em nosso município que vai além das salas de aula”, afirmou a coordenadora de Educação Infantil da Secretaria da Educação de General Carneiro, Dulcídia Adriane Miersch.

    A secretária de Educação e Cultura, Maria Salete de Oliveira Volenkevicz, também participou da solenidade de entrega do Jardim de Água e Mel. “Em nome da equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, agradeço a Sanepar por acreditar nesse projeto, por trazer para nossas escolas a possibilidade de vivenciar ações que despertam o olhar para o meio ambiente, para a sustentabilidade e para a importância da cooperação”, disse.

    As solenidades de entrega dos Jardins de Água e Mel reuniram a comunidade escolar, representantes da Sanepar e autoridades municipais, entre eles o vice-prefeito Célio Garbin; o diretor do Colégio Estadual Ana Boico Oliquevicz, Edison Bugas; o gerente Regional da Sanepar Marcos Antônio Vieira.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Continuar lendo

    PARANÁ

    POLÍCIA

    ENTRETENIMENTO

    ESPORTES

    MAIS LIDAS DA SEMANA