NOVA AURORA

PARANÁ

Gestores e profissionais da saúde do Sudoeste discutem vigilância sanitária na região

Publicado em

Técnicos e gestores de 27 municípios do Sudoeste do Paraná participam nesta quinta-feira (26), em Francisco Beltrão, do I Workshop Regional de Vigilância Sanitária – “Nós Somos Visa”. O objetivo é a proteção e promoção da saúde da população. O trabalho conjunto entre profissionais e gestores da área aborda diversas questões relacionadas à vigilância sanitária na região, com ênfase na segurança do paciente nas instituições de saúde.

O tema é considerado essencial para garantir a qualidade do cuidado aos pacientes, acompanhantes, visitantes e aos profissionais de saúde, em particular, para a prevenção de infecções hospitalares. O encontro é promovido pela secretaria estadual da Saúde (Sesa), por meio da sua 8ª Regional, e a Secretaria da Saúde de Francisco Beltrão, com o apoio do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems/PR).

Leia Também:  Estado quer estreitar laços com a indústria para crescer com velocidade

As ações de vigilância sanitária abrangem um conjunto de medidas que tem por finalidade eliminar, reduzir e prevenir riscos à saúde e intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente. Para a diretora de Atenção e Vigilância da Sesa, Maria Goretti Lopes, o trabalho da Visa é um dos primeiros e mais importantes para a saúde da população.

“Tudo o que está relacionado ao nossa saúde e bem-estar passa pelo crivo da vigilância sanitária. As ações junto com os municípios contribuem para uma regulação, fiscalização e educação sanitária mais resolutiva e, consequentemente, na diminuição e prevenção dos riscos”, afirma.

O encontro reúne cerca de 120 pessoas dos municípios de Francisco Beltrão, Ampére, Barracão, Bela Vista da Caroba, Boa Esperança do Iguaçu, Bom Jesus do Sul, Capanema, Cruzeiro do Iguaçu, Dois Vizinhos, Enéas Marques, Flor da Serra do Sul, Manfrinópolis, Marmeleiro, Nova Esperança do Sudoeste, Nova Prata do Iguaçu, Pérola d’Oeste, Pinhal de São Bento, Planalto, Pranchita, Realeza, Renascença, Salgado Filho, Salto do Lontra, Santa Izabel do Oeste, Santo Antônio do Sudoeste, São Jorge d’Oeste, Verê.

Leia Também:  Governo homologa contratação de estudos de pavimentação da Rodovia da Maçã, na RMC

“Esse evento representa um passo significativo em direção à construção de uma comunidade mais saudável e segura para os cidadãos. A presença dos gestores e de todos esses profissionais fazem toda a diferença na realização desse trabalho”, disse Nádia Zanella, diretora da 8ªRS.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Com 70% das ações executadas, programa Paraná Urbano III entra na reta final

Published

on

By

Representantes da Secretaria de Estado das Cidades se reuniram nesta quarta-feira (9), em Curitiba, com o chefe da Missão de Supervisão do Programa Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Urbano e Melhorias de Infraestrutura Municipal – Paraná Urbano III (BR-L1520), Jorge Silva Herreros, que é especialista em Habitação e Desenvolvimento Urbano do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Participaram da reunião o secretário das Cidades, Guto Silva, e a superintendente executiva do Paranacidade, Camila Mileke Scucato.

A reunião definiu um cronograma de conclusão do Paraná Urbano III, que foi assinado em 2020 e já teve 77% dos componentes executados. O prazo final é abril de 2026. São três componentes: o primeiro, mais institucional, com recursos para os municípios contratarem Cadastro Territorial e Plano Diretor, e um segundo voltado à infraestrutura, como pavimentação, praças, o Centro de Idosos, Centros de Referência e outras obras. O terceiro componente é o fortalecimento do Sistema de Financiamento aos Municípios (SFM). O empréstimo é de US$ 118 milhões.

Entre os projetos concluídos e em andamento que levam a este nível de execução estão, por exemplo, a revisão do plano diretor municipal de Itambaracá e Japurá; a instalação de sistema solar fotovoltaico em Pato Branco; a pavimentação de vias com requalificação urbana em Pitanga; a implantação de rede de iluminação pública em LED em Araruna; e a reforma de ginásio de esportes em Verê, entre outras obras.

Leia Também:  IDR-PR lança na ExpoLondrina aplicativo para controle biológico do greening dos citros

“Foi uma reunião importante com o BID, que já tem uma tradição de parceria com o Paranacidade, com a Secretaria das Cidades, pelos diversos projetos que ajudam no fortalecimento e no desenvolvimento dos municípios do Paraná”, disse o secretário. “E mais importante do que o recurso do BID é essa jornada de aprendizagem, de protocolos, de formato de políticas públicas, que ajudam a gente a aperfeiçoar nossos mecanismos, a calibrar as políticas públicas”.

“Estamos analisando todos os pontos para que, juntos, possamos fazer os ajustes necessários. Vamos supervisionar as atividades em execução, com foco no cumprimento dos produtos críticos de cada componente, revisar ações a serem realizadas e posicionarmos o BID sobre os trabalhos que já estão sendo contratados”, complementou Camila.

Até o momento esse trabalho mostrou que a cada R$ 1 milhão investido no Paraná em obras públicas urbanas são gerados 42 novos empregos.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA