NOVA AURORA

PARANÁ

Ganhando o Mundo é tema do podcast Notícia Boa Paraná desta quinta-feira

Publicado em

O programa Ganhando o Mundo, da Secretaria de Estado da Educação, é o tema do bate-papo do podcast Notícia Boa Paraná desta quinta-feira (22). Os jornalistas Beto Pacheco e Ana Tigrinho conversam com o coordenador do programa, Marlon de Campos Mateus, e com a estudante Lívia Cavalheiro, que acabou de retornar de um intercâmbio na Austrália.

Criado em 2022, o Ganhando o Mundo já levou 1.240 alunos da rede estadual de ensino para intercâmbio gratuito, que estudaram por um semestre em escolas dos Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Inglaterra e França. Além disso, 100 professores e pedagogos viajaram para um intercâmbio pedagógico para a Finlândia e Canadá.

E neste domingo (25), 100 diretores das escolas estaduais embarcam para o Chile para conhecer as experiências educacionais do País, que tem o melhor desempenho da América Latina no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA).

As diferenças culturais que Lívia encontrou na Austrália, a experiência da primeira viagem de avião desembarcando em um país estrangeiro, do outro lado do planeta, foram alguns dos pontos apresentados pela estudante do Colégio Estadual do Campo Joana Gurski, de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba. Ela também destacou o sentimento de se tornar uma cidadã do mundo e dividiu os anseios para o futuro, com a perspectiva de continuar os estudos em outro país.

Leia Também:  Mais 242 servidores: governador autoriza ampliação do quadro funcional do IAT

Marlon falou sobre a responsabilidade da Secretaria da Educação com os alunos espalhados por diferentes continentes, o processo operacional para garantir o sucesso do programa e as oportunidades e expectativas dos estudantes no retorno às suas escolas e cidades. Jovens dos 399 municípios paranaenses já participaram do Ganhando o Mundo, que já está organizando a próxima edição, que vai levar 1.200 estudantes a cinco países de língua inglesa em 2025.

NOTÍCIA BOA PARANÁ – O podcast Notícia Boa Paraná é produzido pela Secretaria de Estado da Comunicação e pela E-Paraná Comunicação e vai ao ar toda quinta-feira, às 17h. O programa está disponível no Spotify e no canal do Governo do Estado no YouTube. Também é possível acompanhar pelas redes sociais do Governo, no Tik Tok, Instagram e Facebook.

Confira o episódio:

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Em Japurá, Estado promove repovoamento do Rio Ivaí com 150 mil peixes nativos

Published

on

By

O Rio Ivaí, em Japurá, na região Noroeste, ganhou nesta sexta-feira (11) mais 150 mil peixes de espécies nativas do Paraná. A ação integra o projeto Rio Vivo, desenvolvido pela Superintendência Geral das Bacias Hidrográficas e Pesca (SDBHP), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest). Além disso, com apoio de crianças da rede pública de ensino, houve o plantio de mudas de espécies nativas do Estado para a proteção da mata ciliar.

O repovoamento foi feito com traíras e lambaris, todos em estágio juvenil de desenvolvimento, ou seja, com maior índice de sobrevivência se comparado às solturas de alevinos. Neste sábado (12), a partir das 8 horas, a atividade se dará em Doutor Camargo (Noroeste), também no Ivaí, com a soltura de mais 150 mil peixes.

“O Ivaí é um dos rios mais importantes do Paraná, sem barragens, um lugar perfeito para pesca esportiva. Um verdadeiro tesouro natural que ganhou ainda mais vida com a soltura dessa nova leva de peixes”, afirmou o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca. “Esse evento que foi uma verdadeira aula ambiental de um Paraná cada vez mais sustentável”.

Leia Também:  Novo projeto de lei institui o Programa Bombeiro Integrado para atender mais municípios

O programa Rio Vivo segue os critérios estabelecidos pela Resolução Sedest/IAT nº 10, para evitar a introdução de espécies exóticas nos rios e selecionar peixes com genética e tamanho ideais para o repovoamento.

A ação ambiental no Noroeste integra a segunda fase do projeto, iniciada em novembro de 2024, e prevê a soltura de 2,626 milhões de peixes nas bacias dos rios Tibagi, Piquiri, Iguaçu e Ivaí – no ciclo inicial, entre 2021 e 2022, foram soltos 2,615 milhões de peixes. O investimento nesta nova etapa é de R$ 557,8 mil.

A meta do Governo do Estado é repovoar as bacias locais com 10 milhões de animais, de espécies como traíra, pacu e pintado, até 2026.

PROJETO RIO VIVO – O Rio Vivo é uma ação da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável em parceria com o Instituto Água e Terra, executada pela SDBHP a partir de 2021. O projeto prevê a conservação das principais bacias hidrográficas do Paraná, otimizando os usos da água e trabalhando na recomposição da ictiofauna e preservação dos ecossistemas locais.

Leia Também:  Jogos da Juventude do Paraná definem vencedores da regional; nova fase será em agosto

Além dos esforços para com o meio ambiente, a proposta estimula ações de educação ambiental com a população lindeira e crianças em idade escolar, incrementando o caráter social do Rio Vivo.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA