NOVA AURORA

PARANÁ

G2, grupo de dança master do Guaíra, abre mostra de teatro em Jacarezinho

Publicado em

O G2 Cia. de Dança, grupo de dança de bailarinos master do Teatro Guaíra, abre a XIX Mostra de Teatro EnCena, em Jacarezinho. Nesta edição de retomada, serão 11 espetáculos gratuitos e para todas as idades entre os dias 26 de agosto e 3 de setembro.

A peça de dança-teatro “GAG – Uma livre adaptação de Heinrich von Kleist sobre o Teatro de Marionetes” será apresentada na segunda (26), logo após a solenidade de abertura, a partir das 20h30 no Conjunto Amadores de Teatro (CAT). Os ingressos para a apresentação gratuita estão esgotados.

A peça foi produzida pelo Centro Cultural Teatro Guaíra ano passado com direção de Gabriel Vilella e adentra o universo circense para abordar questões existenciais da condição humana e faz referências às ‘gags’, um tipo de performance popular humorística do universo dramatúrgico circense.

“Agradecemos o convite de estar neste festival marcante”, destaca Cleverson Cavalheiro, diretor-presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra. Ele lembra que a parceria com o diretor Gabriel Villela em “GAG” é um reencontro. “Em 2017, Villela nos presenteou com a encenação encantada de ‘Hoje é Dia de Rock’, de José Vicente, pelo Teatro de Comédia do Paraná. Dessa nova união nasceu um espetáculo de dança que se alimenta da linguagem teatral e reafirma para todos os públicos a realidade que é a grande competência e ambição artística de nossos corpos , como é o G2”.

Leia Também:  IAT fecha parceria com a Prefeitura de Guaratuba para agilizar procedimentos ambientais

A dramaturgia de Villela se assemelha àquela de um hábil tecelão, pois vai tecendo os elementos do espetáculo como quem produz um tecido por meio da manipulação de fios pela trama e urdidura. Uma dramaturgia que se estende e ecoa igualmente nos figurinos, adereços e cenografia, compondo um visual ímpar e com variedade de referências étnicas e de texturas e padrões.

A XIX Mostra de Teatro EnCena é realizada pela Prefeitura de Jacarezinho, pela UENP, SESC Paraná, IFPR Campus de Jacarezinho, com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, do Colégio Estadual do Paraná, da Associação Turística do Norte Pioneiro, do Diretório Central dos Estudantes da UENP e das Rádios Circulando e Cidade FM. A programação está disponível AQUI.

G2 – O Paraná tem a companhia sênior mais longeva em atividade do País, criada em 1999. A ideia de um segundo grupo de dança no Teatro Guaíra surgiu da vontade de dar continuidade à carreira dos bailarinos do Balé Teatro Guaíra, aproveitando sua maturidade artística.

Leia Também:  Pacto pela Inovação: Ibiporã é o primeiro município a aderir ao novo projeto do Estado

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Amigurumi Solidário: homens privados de liberdade fazem 3 mil brinquedos para crianças

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Ícone do motocross, Japonês Voador é homenageado pela Secretaria do Esporte

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA