NOVA AURORA

PARANÁ

Futebol das Estrelas com ídolos paranaenses marca início do calendário esportivo no Litoral

Publicado em

Este final de semana do Verão Maior Paraná 2023/2024 marcou o pontapé inicial da grade de programação dos grandes eventos esportivos do Litoral e da Costa Noroeste. O destaque ficou para o Futebol das Estrelas, tradicional partida amistosa entre ex-jogadores dos principais clubes paranaenses (Coritiba, Paraná e Athletico Paranaense), em Matinhos, com dez gols.

A Arena Caiobá recebeu nomes como Ademir Alcântara, Castorzinho, Ednelson, Luizinho Neto, Ricardo Pinto, Cocito, Castro, Adilson Batista e Perdigão. A festa ficou ainda mais divertida com a arbitragem de Jorge José Emiliano dos Santos, o popular e folclórico Margarida, eternizado pelo estilo extravagante dentro das quatro linhas. O jogo entre Time Branco x Time Azul terminou empatado em 5 a 5.

Além dos boleiros e dos turistas, o vice-governador Darci Piana prestigiou o evento. Ele destacou a infraestrutura à disposição de moradores e visitantes. “É muito importante que o turista tenha condições de se divertir, por isso montamos grandes estruturas para campeonatos esportivos e 27 shows nacionais. E o Futebol das Estrelas foi o primeiro grande show, brindado com um sol maravilhoso”, afirmou.

PRÉVIAS – Antes do jogo principal a mesma arena recebeu uma partida preliminar entre a Seleção de Pontal do Paraná contra a Seleção de Matinhos, que acabou com a vitória dos donos da casa por 3 a 2.

Leia Também:  Portos do Paraná apresenta avanços em soluções digitais em evento internacional

No sábado (6), no estádio Ednal Tavares, em Shangri-lá, em Pontal do Paraná, outros dois jogos agitaram o público. Às 9h, o “cinquentinha” do Flamengo de Santa Felicidade venceu a equipe do Barrancos, de Pontal do Paraná, nos pênaltis, após empate em 1 a 1 no tempo normal.

Na sequência, foi disputada a partida entre os amigos do treinador Cuca, com vários jogadores, ex-jogadores e estrelas do futebol paranaense e nacional. O destaque ficou com a presença do lateral-direito Khellven, de 22 anos, que atua no CSKA Moscou.

VERÃO ESPORTIVO – Os eventos organizados pela Secretaria de Estado do Esporte atraíram grande público. Nos próximos finais de semana a programação esportiva conta com Campeonato Mundial de Beach Tennis, Campeonato Paranaense de Handebol de Areia, Cross Games, Campeonato Paranaense de Águas Abertas (Natação) e Copa Internacional de BMX Freestyle.

O diretor de Grandes Eventos da Secretaria de Estado do Esporte, Clésio Prado, acredita que jogos comemorativos e competições ajudam a formar novas gerações de atleta. “O Futebol das Estrelas foi uma linda festa, e o calendário de grandes eventos está apenas começando. Vamos entregar muito entretenimento ao público que está aproveitando as praias do Litoral”, completou.

Leia Também:  Alunos da rede estadual publicam livros escritos com o apoio da plataforma Redação Paraná

Além disso, desde o final de dezembro quem frequenta as praias do Litoral e as praias de água doce da região Noroeste conta com oito arenas recreativas – seis no Litoral e duas no Noroeste – onde é possível praticar uma série de atividades para todas as idades.

Entre as atividades disponíveis, estão algumas que fazem parte da tradição do verão, como vôlei de praia, futevôlei, beach soccer, natação e surfe, assim como novas modalidades que têm ganhado mais praticantes nos últimos anos, como o beach tennis, handebol de areia, futmesa e os crossgames. Nos palcos, profissionais de recreação também oferecem aulas de dança e exercícios aeróbicos. As atividades diárias começam às 8h30 e seguem até 17h30.

VERÃO MAIOR PARANÁ – O Verão Maior Paraná reúne uma série de ações voltadas aos veranistas e moradores dos municípios do Litoral, além de Porto Rico e São Pedro do Paraná, no Noroeste. São atividades esportivas e de lazer que englobam aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, shows, torneios e competições nacionais e internacionais, programação inclusiva e educação ambiental. A agenda completa pode ser consultada no site www.verao.pr.gov.br.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Residência artística de Nilson Sampaio no Alfredo Andersen explora inclusão na cultura

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Portos do Paraná apresenta avanços em soluções digitais em evento internacional

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA