NOVA AURORA

PARANÁ

Futebol beneficente das forças de segurança arrecada 3 mil brinquedos para doação

Publicado em

Com clima festivo e de confraternização, a 9° edição do Torneio Master das Forças de Segurança foi neste sábado (14), na Ligga Arena. A iniciativa da Secretaria de Segurança Pública (Sesp), em conjunto com a Fundação Athletico Paranaense e com o Club Athletico Paranaense, arrecadou 3 mil brinquedos que foram entregues para instituições filantrópicas.

“Este é um evento de grande importância, pois simboliza a união das forças de segurança em um torneio esportivo que une diversão e solidariedade, contribuindo para que este torneio se torne um marco de esperança e apoio às causas sociais”, destacou o secretário da Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira.

Os brinquedos foram entregues para a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis, o Centro de Educação Infantil José de Paiva Netto – Legião da Boa Vontade, o Instituto Anjo Azul e a Eco Cavalaria. Além dos brinquedos, com o valor das inscrições dos jogadores, já foram doadas 6.400 fraldas geriátricas para a Cruzada Cosme e Damião.

O Diretor Geral da Secretaria de Segurança Pública, Adilson Luiz Prusse, fez um agradecimento especial aos envolvidos. “Quero agradecer a cada um de vocês que participaram do Torneio Master da Sesp. Agradeço ao Governo do Estado pela confiança em nossos projetos, ao Secretário de Segurança Pública, Hudson Teixeira, pelo apoio na realização deste evento, ao Clube Athletico Paranaense por ceder suas instalações para mais um evento da SESP na Liga Arena, e aos organizadores e colaboradores que estiveram envolvidos desde os primeiros momentos na realização deste torneio”, finalizou o Diretor Geral da Sesp, Adilson Prusse.

Leia Também:  Novos integrantes, balanço e planos para 2025 são pautas de 3 CBHs na próxima semana

Participaram do torneio 18 equipes, sendo duas femininas. As forças incluídas foram as Polícias Civil, Militar, Científica e Penal, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, a Guarda Municipal de Curitiba, além da equipe da Sesp.

“Finalizamos o Torneio das Forças de Segurança Pública com grande sucesso. Gostaria de agradecer ao Secretário Hudson Teixeira pelo apoio e confiança no nosso trabalho, assim como ao Diretor Geral Adilson Prusse, por designar a mim e ao Major Jota para a coordenação deste evento, que, tenho certeza, trouxe alegria a muitos que estiveram presentes para prestigiar o torneio”, finalizou o Major Luciano Buski.

“Contudo, nada é realizado sozinho. Agradeço de forma muito especial a todos os voluntários que abriram mão do sábado para nos ajudar, sempre com sorrisos nos rostos e muito amor ao próximo. Durante o evento, foram arrecadados 3 mil brinquedos e 6.400 fraldas geriátricas, reflexo da confiança da população no trabalho das forças de segurança e da Sesp”, acrescentou o Major Jota.

Leia Também:  Sanepar leva ao Litoral atividades educativas sobre saneamento e sustentabilidade

Ao final de cada partida, todos os jogadores das equipes foram agraciados com uma medalha de participação da 9º edição do Torneio Master das Forças de Segurança. Além das medalhas distribuídas pelos jogadores, também foram sorteadas duas camisas oficiais para as pessoas presentes no evento.

Deisi Maria da Silva esteve na arquibancada acompanhada de sua família, assistindo aos jogos. Ela foi uma das ganhadoras das camisetas do Clube Athletico Paranaense, sorteadas durante o evento. “Eu gosto de futebol e, quando a família soube do evento, nos programamos para estar aqui. Para minha surpresa, fui sorteada com esta bela lembrança. Muito obrigada pelo presente e parabéns pela organização do evento”, ressaltou Deisi.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Sanepar leva ao Litoral atividades educativas sobre saneamento e sustentabilidade

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Receita Estadual identifica irregularidades fiscais em mercadorias no valor R$ 650 mil

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA