NOVA AURORA

PARANÁ

Francis Ford Coppola ministrará masterclass no Teatro Guaíra nesta quinta; saiba como assistir

Publicado em

De passagem pelo Brasil para os eventos de lançamento de seu mais novo filme, “Megalópolis”, o cineasta norte-americano Francis Ford Coppola foi convidado pela Secretaria de Estado da Cultura do Paraná (SEEC) para revisitar Curitiba após 21 anos desde sua última passagem pela capital paranaense.

Nesta quinta-feira (31), Coppola terá uma breve agenda na cidade, que inclui uma masterclass sobre cinema no Teatro Guaíra em parceria com a Universidade Tuiuti, almoço oficial com o vice-governador Darci Piana no Palácio Iguaçu e entrega de homenagem do Governo do Paraná.

Inicialmente, em consonância a masterclass estava destinada apenas a estudantes e docentes do curso de Cinema, e seria realizada na Universidade Tuiuti, honrando o histórico de Coppola com a universidade, onde ministrou uma aula no ano de 2003. Mas devido à demanda do público, a Secretaria de Cultura irá realizar o evento no auditório Bento Munhoz da Rocha Neto, o Guairão, com capacidade reduzida na plateia, atendendo pedidos da produção do cineasta.

Leia Também:  Em menos de 30 dias, Estado recupera rodovia e libera tráfego em Tamboara

A SEEC disponibilizou nesta quarta-feira (30) um formulário de inscrições com vagas destinadas ao público interessado em assistir à palestra de forma gratuita. Apenas pessoas inscritas poderão entrar no evento, portanto é imprescindível ler atentamente o formulário e realizar a inscrição. As vagas são limitadas. A fala de Francis Ford Coppola será em inglês, sem tradução simultânea.

A entrada do público será liberada a partir das 9h30, sem lugares marcados. O evento começa às 10h30, com apresentação da Prof. Dra. Denize Araújo, coordenadora do curso de cinema da Universidade Tuiuti, e Luiz Gustavo Vilela, doutor em Cinema e representante da Pr Film Commission. Francis Ford Coppola entrará no palco às 11h, e a masterclass segue até 12h no Guairão.

SERVIÇO 

Masterclass com Francis Ford Coppola no Teatro Guaíra

Evento gratuito com vagas limitadas

Inscrições em: https://forms.gle/Y2zv8YzuUehMxahVA

Abertura dos portões: a partir das 9h30 na entrada principal do Teatro

Início do evento: 10h30

Fala de Francis Ford Coppola: das 11h às 12h, em inglês, sem tradução simultânea

Leia Também:  Em Ponta Grossa, policiais penais têm atendimento psicológico com apoio da Unicesumar

Teatro Guaíra – Rua XV de Novembro, 971 – Centro.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Boletim registra 41.472 novos casos de dengue e mais 31 óbitos no Paraná

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Exposição do Museu da Imagem e do Som do Paraná celebra história do movimento LGBTI+

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA