NOVA AURORA

PARANÁ

Formação de paratletas: Paraná ganha mais um Centro de Referência Paralímpico

Publicado em

Foi inaugurado nesta terça-feira (27) mais um Centro de Referência Paralímpico no Paraná, dessa vez em Curitiba. A unidade, no Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Paraná (UFPR), é resultado da parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Esporte (SEES), o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e a UFPR através do Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva (IPIE).

O espaço da universidade, que conta com ginásio e pista de atletismo, já está em atividade há dois meses, atendendo crianças de 7 a 17 anos.

Além da unidade de Curitiba, o Paraná conta com outros nove Centros de Referência Paralímpicos no Estado. Destes, seis já estão consolidados e outros três devem ser implantados até o fim do ano.

As unidades serão nas cidades de Maringá – que recebeu o primeiro centro de referência no Paraná -, Curitiba, Ponta Grossa, Telêmaco Borba, Cornélio Procópio, Cascavel, Campo Mourão, Ivaiporã, Londrina e Foz do Iguaçu. Cada uma vai oferecer modalidades diferentes, como atletismo, tênis de mesa, parabadminton, futebol para cegos, goalball, tênis em cadeira de rodas, bocha paralímpica, parataekwondo, judô, entre outras.

Leia Também:  Turistas do cruzeiro da MSC são recepcionados com "baterilha" e ritmo de Carnaval em Paranaguá

Para o diretor de esportes da SEES, Cristiano Barros D’El Rei, a inauguração do centro em Curitiba é emblemática pela abertura dos Jogos Paralímpicos de Paris-2028 nesta quarta-feira (28). “Muitos atletas que estão em Paris participam do processo implantado pelo CPB. De 50 centros de referência no país temos 10 aqui no Paraná”, complementa.

Mário Sérgio Fontes, coordenador do Paradesporto da SEES, comenta que trata-se de um momento de destaque nacional do paradesporto, às portas dos Jogos Paralímpicos. “A criação desse Centro de Referência é aquilo que nos dá uma certeza que o paradesporto brasileiro, o paradesporto curitibano, está num bom momento. O projeto tem como objetivo maior a melhora da qualidade de vida das pessoas com deficiência, usando a ferramenta do esporte como inclusão”, conclui.

Ana Claudia Osiecki, coordenadora do Centro de Referência Paralímpico de Curitiba, afirma que o Brasil é uma potência paralímpica e que a nova unidade no Paraná poderá colaborar para resultados ainda melhores. “Aqui a gente vê o desenho de uma política pública que pega tanto a função recreativa do esporte como o desenvolvimento de atletas de alto rendimento”, adiciona.

Leia Também:  Sanepar implanta serviço de coleta e tratamento de esgoto em Iretama

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governador Ratinho Junior recebe ex-presidente Jair Bolsonaro no Palácio Iguaçu

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior recebeu nesta sexta-feira (4) o ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, no Palácio Iguaçu, em Curitiba. Durante o encontro, seguido de um almoço na sede do Executivo Estadual, Ratinho Junior mostrou a Bolsonaro um panorama das obras e investimentos em andamento no Paraná, falou sobre as iniciativas da rede estadual de educação e na segurança pública, com aquisição de equipamentos mais modernos para atuação nas fronteiras, e apresentou um panorama das ações executadas em parceria com o Governo Federal durante a antiga gestão.

Entre as obras destacadas por Ratinho Junior estão a construção da Ponte da Integração Brasil-Paraguai, em Foz do Iguaçu, já concluída; a nova Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, que está em obras avançadas e que ligará a nova ponte à BR-277; e a pavimentação da Estrada da Boiadeira, entre Icaraíma e Umuarama, no Noroeste, com novo ramal de ligação na região.

Além disso, outras obras também foram concretizadas em parceria entre os governos estadual e federal, por intermédio da Itaipu Binacional, como a duplicação da BR-469, a Rodovia das Cataratas, em Foz do Iguaçu (em andamento); a duplicação do Contorno Oeste e da BR-277, em Cascavel (ambos concluídos); e a implementação de iluminação viária em trechos da BR-277, na região Oeste; entre outras.

Leia Também:  Turistas do cruzeiro da MSC são recepcionados com "baterilha" e ritmo de Carnaval em Paranaguá

Como parte da estratégia de dar mais infraestrutura ao Paraná e ao país, também foi realizado, em 2021, a concessão de quatro aeroportos paranaenses (Afonso Pena e Bacacheri, em Curitiba; Londrina e Foz do Iguaçu), com a previsão de uma terceira pista no terminal Afonso Pena, aumentando a capacidade de voos internacionais. Também foi na gestão compartilhada entre os dois que nasceu o maior pacote de concessões rodoviárias da América Latina, com 3,3 mil quilômetros, já com dois lotes em andamento e dois leiloados.

O governador também apresentou um panorama dos colégios cívico-militares, das novidades tecnológicas da rede de ensino, e das estratégias para promoção de investimentos, como o Fundo de Investimento em Direitos Creditórios nas Cadeias Produtivas do Agro (FIDC Agro Paraná), lançado nesta quinta-feira. Depois do encontro eles embarcaram para uma visita à ExpoLondrina, em Londrina, no Norte do Paraná.

Participaram do encontro os secretários João Carlos Ortega (Casa Civil) e Márcio Nunes (Agricultura e Abastecimento); o presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar da Costa Neto; os deputados federais Sostenes Cavalcanti, Fernando Giacobo e Filipe Barros; os deputados estaduais Gilson de Souza, Delegado Jacovós, Jairo Tamura, Gilberto Ribeiro e Ricardo Arruda; o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o vice-prefeito de Curitiba, Paulo Martins; e os prefeitos de Assis Chateaubriand, Marcel Micheletto, e de Londrina, Tiago Amaral.

Leia Também:  Biblioteca Pública do Paraná inaugura Estante Afro — Maria Águeda com mais de 500 livros

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA