NOVA AURORA

PARANÁ

Forças policiais apreendem quatro toneladas e meia de maconha em Guaíra e Altônia

Publicado em

Em três operações distintas, policiais militares do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) e agentes do Núcleo Especial de Polícia Marítima da Polícia Federal (Nepom/PF) apreenderam quatro toneladas e meia de maconha e veículos na madrugada desta segunda-feira (20). As ações aconteceram em duas regiões do Estado com equipes distintas.

Uma delas aconteceu como parte da Operação Protetor, desencadeada na região de Guaíra, no Oeste. Os policiais avistaram um GM/Vectra e ao tentar abordá-lo o condutor tentou fugir. Pouco tempo depois ele sofreu um acidente em uma área rural e, durante a vistoria, foi encontrada 2,7 toneladas de maconha. O condutor conseguiu escapar para uma área de mata e ainda não foi localizado.

Paralelamente, ainda em Guaíra, foi localizado um imóvel que estava sendo utilizado para armazenar drogas. Durante a aproximação das equipes policiais ao local um suspeito tentou fugir em direção ao quintal, ignorando a ordem de abordagem dos policiais. Ao entrar na área externa do imóvel, os agentes avistaram um pequeno tablete de maconha sobre uma mesa e uma motocicleta Honda/Biz.

Leia Também:  Paraná vai promover 1ª Conferência Estadual dos Povos Indígenas em dezembro

No interior do imóvel foram encontrados diversos fardos de substâncias análogas à maconha espalhados pela sala, cozinha e lavanderia externa. Após a pesagem, a droga totalizou aproximadamente 1,4 tonelada.

E em outro desdobramento da segurança pública, desta vez na cidade de Altônia, no Noroeste, as equipes também identificaram um imóvel abandonado. Através de uma fresta na janela, os policiais viram diversos fardos de drogas e sentiram um forte odor característico. No interior do imóvel, que estava vazio, foram encontrados aproximadamente meia tonelada de maconha, 88 quilos de crack e 21,5 quilos de cocaína.

Na área externa da propriedade, foi localizado um veículo VW/Saveiro com vestígios de drogas e embalagens semelhantes às encontradas no interior da casa.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governador em exercício participa das celebrações do Dia do Exército Brasileiro

Published

on

By

O governador em exercício Darci Piana participou nesta quarta-feira (16) das celebrações em alusão ao Dia do Exército Brasileiro, que comemora a história de 376 anos da instituição. O evento aconteceu no Forte do Pinheirinho, sede do Comando da 5ª Região do Militar do Exército, e contou com a participação de uma série de autoridades civis militares.

A cerimônia antecipa as comemorações do Dia do Exército, que acontece oficialmente neste sábado, dia 19 de abril. A data remete à Batalha dos Guararapes, ocorrida em 1648 em Pernambuco, quando brasileiros de diferentes origens se uniram contra a ocupação holandesa, em um evento que é considerado como o marco da criação do Exército Nacional.

Durante a solenidade, as unidades da tropa fizeram a tradicional formação e desfile em frente às autoridades. Também houve a entrega de diplomas de Colaborador Emérito do Exército e Condecorações Militares a autoridades que contribuíram de alguma forma com a instituição. Entre os condecorados, esteve o comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Jefferson Silva.

Leia Também:  Paraná vai promover 1ª Conferência Estadual dos Povos Indígenas em dezembro

ATUAÇÃO NO ESTADO – O Exército possui uma presença ampla no território paranaense, com unidades espalhadas por cidades como Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão e Ponta Grossa.

Além da defesa territorial, os militares atuam em ações de apoio à Defesa Civil Estadual, com suporte logístico em situações de emergência, como enchente, e são parceiros das unidades de segurança pública do Estado e da União em ações de patrulhamento de fronteiras.

Um exemplo ocorre na região Oeste do Estado, onde o Exército costuma participar de operações conjuntas com a Polícia Militar do Paraná e a Polícia Federal, voltadas ao combate a crimes como tráfico de armas, drogas e contrabando.

Criada em 2014, a 5ª Divisão de Exército foi desmembrada da 5ª Região Militar e passou a ser o Grande Comando Operacional do Exército no Paraná e em Santa Catarina. Atualmente, a 5ª DE é a Organização Militar mais moderna do Exército Brasileiro, adotando a denominação histórica de “Divisão Marechal José Bernardino Bormann”.

Entre as unidades operacionais mais relevantes do Exército no Paraná estão o 34º Batalhão de Infantaria Mecanizado, com sede em Cascavel, e a 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, em Londrina.

Leia Também:  Casa Fácil Paraná: Cohapar entrega 288 apartamentos a famílias de Maringá

PRESENÇAS – A solenidade contou com a participação do comandante da 5ª Divisão de Exército, general Ricardo José Nigri; do ex-ministro do Superior Tribunal Militar, general Luís Carlos Gomes Mattos; do ex-chefe do Estado-Maior da 5ª Região Militar do Exército, Coronel Moacyr Azevedo Couto Júnior; do procurador-chefe da União no Paraná, Rodrigo de Souza Aguiar; e do desembargador federal do TRF/4, Luiz Antonio Bonat. Pelo Governo do Estado, também esteve presente o presidente do Detran/PR, Adriano Furtado.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA