NOVA AURORA

PARANÁ

Final do mês é marcado por opções de turismo gastronômico no Oeste do Paraná

Publicado em

Com apoio do Governo do Estado, programações gastronômicas movimentam Foz do Iguaçu, na região Oeste, colocando um tempero a mais na experiência dos turistas que visitam o município. Parte do calendário da Secretaria do Turismo (Setu) e do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor, o Circuito Gastronômico das Cataratas e o Festival Porco Moura aquecem a economia local e ressaltam os potenciais paranaenses dentro do turismo gastronômico.

Para o secretário estadual do Turismo, Márcio Nunes, o segmento gastronômico é um dos que mais capta turistas quando visitam o Paraná. “Quando um viajante chega ao Estado, ele busca experimentar mais da nossa culinária e reconhecer quais são os sabores daqui. Neste aspecto, o Paraná é rico em opções, influências e pratos, típicos ou contemporâneos”, disse.

De acordo com ele, dar destaque ao turismo gastronômico é reconhecer que culinária passa, sobretudo, pelos serviços oferecidos pelos estabelecimentos. “Não adianta servir uma boa refeição se o atendimento não é bem prestado, por isso o fomento a qualificação do setor são importantes. O turismo está diretamente ligado com uma boa prestação de serviços, e os órgãos estaduais do turismo estão sempre atentos a isso”, completou.

Leia Também:  Curitiba ganha espaço de preservação com o Parque da Reserva Hídrica do Futuro

CIRCUITO GASTRONÔMICO – Promovido pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel Oeste), o Festival Circuito Gastronômico das Cataratas tem como objetivo celebrar e divulgar a rica gastronomia da região Oeste do Paraná. A primeira fase do festival foi realizada entre os dias 4 e 17 de novembro, nos restaurantes e bares associados.

Durante esse período, os amantes da boa comida exploraram os sabores locais, visitando os estabelecimentos participantes e degustando os menus especiais com valores promocionais.

A segunda etapa do evento acontece de 27 a 30 de novembro no Itaipu ParqueTec, simultâneo ao Festival Iguassu Inova, promovendo também inovação e a tecnologia, consolidando Foz do Iguaçu como um polo criativo no Brasil.

A proposta é integrar gastronomia, cultura e inovação em um único ambiente durante quatro dias intensos de atividades, exaltando também as Cataratas do Iguaçu, uma das Sete Maravilhas do Mundo e eleita recentemente como o principal atrativo turístico do País e da América do Sul, segundo a plataforma TripAdvisor.

Participam do evento restaurantes e outros empreendimentos do setor.

Leia Também:  "Alice no País das Maravilhas" com trilha sonora ao vivo atrai veranistas em Matinhos

PORCO MOURA – O Festival Porco Moura será mais um evento gastronômico que movimentará o setor no município, ressaltando a culinária com a carne suína. O evento personalizado acontece nos dias 29 e 30 de novembro, no Black Bill Smoke House. O público vai encontrar 10 estações com as mais variadas apresentações do prato. O evento terá ainda open food e open bar de chopp, gin, cachaças, licores, vinhos e bebidas não alcoólicas.

O porco moura é uma raça suína histórica trazida ao Brasil durante o Período Colonial. Ele se destaca por sua carne marmorizada, suculenta, sabor marcante e qualidade superior. O prato tem sido cada vez mais valorizado por chefes de cozinha e charcuteiros – amantes e profissionais do preparo de carnes, que reconhecem o diferencial desse produto na gastronomia.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Orquestra Sinfônica da UEL fará concerto em tributo a Joseph Haydn nesta semana

Published

on

By

A Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina (Osuel) apresenta nesta quinta (10) e sexta-feira (11), às 20h30, no Teatro Ouro Verde, um dos mais emblemáticos e emocionantes concertos da temporada: “As sete últimas palavras de Cristo na cruz”, do compositor austríaco Joseph Haydn.

O concerto faz parte da Série Catuaí e terá a regência do maestro Rossini Parucci, diretor artístico e regente titular da Osuel. Os ingressos podem ser adquiridos neste site.

Criada em 1786, a obra foi originalmente encomendada para as celebrações da Sexta-feira Santa em Cádiz, cidade da região de Andaluzia, na Espanha. A composição tem atravessado séculos como um comovente testamento artístico sobre o sofrimento humano, resiliência e esperança. Em meio a conflitos e tragédias que continuam a marcar a história, a reflexão proposta por Haydn segue muito atual.

Cada movimento da obra narra os últimos momentos de Cristo na tradição católica e também evoca a dor daqueles que enfrentam perdas e injustiças em diversas partes do mundo. “As sete últimas palavras de Cristo na cruz” também fala sobre perdão e compaixão e nos convida ao diálogo e à contemplação, lembrando que é possível transformar a dor em algo maior.

Leia Também:  Governo do Estado e Prefeitura de Curitiba levaram feira de serviços ao Parolin

O concerto terá a regência do maestro Rossini Parucci, diretor artístico e regente titular da OSUEL. “Apresentar essa obra é um gesto de resistência e esperança. Em meio ao caos, Haydn nos lembra que a humanidade pode encontrar força no perdão e na arte”, explica o maestro.

O concerto que a Osuel apresenta no Cine Teatro Ouro Verde contará com a participação especial de Edinho Moreno, como narrador. Radialista e locutor, ele tem mais de 40 anos de experiência e uma carreira marcada por trabalhos na Eldorado FM, Antena Um, TV Bandeirantes, HBO e FOX. Atualmente, é a voz do Star Channel e tem uma relação consolidada com a OSUEL, tornando-se Artista em Residência da orquestra em 2025.

Serviço:
“As sete últimas palavras de Cristo na cruz”, de Joseph Haydn

Data: quinta (10) e sexta-feira (11)

Horário: 20h30

Local: Teatro Ouro Verde – R. Maranhão, 85 – Centro, Londrina – PR

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA