NOVA AURORA

PARANÁ

Festival Paradesportivo movimenta municípios com mais de 550 participantes

Publicado em

Na programação de abril, o Festival Paradesportivo das Regionais percorreu três cidades – Paranavaí (04/04), Cascavel (08/04) e Laranjeiras do Sul (11/04) – mobilizando mais de 550 participantes, de 26 municípios, em oficinas e vivências esportivas. A iniciativa é da Secretaria de Estado do Esporte (SEES), com apoio das prefeituras, e foi criada em 2024 com o foco de ampliar a visibilidade do paradesporto, proporcionando experiências com diferentes modalidades adaptadas para crianças, adolescentes e adultos com e sem deficiência.

As ações envolvem estudantes das redes estadual, municipal e particular de ensino, entidades especializadas no atendimento a pessoas com deficiência, profissionais de Educação Física e a comunidade em geral.

Em Paranavaí (Noroeste), o evento reuniu cerca de 256 participantes de 16 municípios da região, que tiveram vivências em modalidades como atletismo, golf-7 e futsal. Já em Cascavel (Oeste), participaram 126 pessoas de quatro municípios nas atividades de atletismo, badminton e basquete. Em Laranjeiras do Sul (Centro-Sul), o festival contou com 174 participantes vindos de seis cidades, experimentando o atletismo, golf-7 e bocha paralímpica.

Leia Também:  Banco do Brasil prevê R$ 23 bilhões para o financiamento da safra 2023/2024 no Paraná

“São oficinas lúdicas, brincadeiras e esporte adaptado para crianças e adolescentes de todas as idades. O objetivo é mostrar que o esporte pode ser uma porta de saída para a pessoa com deficiência, dando visibilidade às suas habilidades. E como ninguém está livre de uma deficiência, a inclusão deve ser para todos”, destaca Renato Vieira Junior, coordenador do Paradesporto da SEES.

PARADESPORTO NA ESCOLA – Paralelamente ao festival, o projeto Paradesporto na Escola também esteve presente nas três cidades. A ação promove palestras e rodas de conversa em instituições de ensino públicas e privadas, abordando temas como inclusão, diversidade, convivência e oportunidades esportivas para pessoas com deficiência.

Em Paranavaí, o projeto impactou 150 acadêmicos de Educação Física e 370 alunos de três colégios estaduais. Cascavel contou com 310 alunos de dois colégios estaduais e 140 acadêmicos. Já em Laranjeiras do Sul, foram atendidos 65 alunos de um colégio estadual e 110 estudantes de um colégio municipal.

Leia Também:  Edital de duplicação em concreto de rodovia entre Pontal e Matinhos tem vencedor

PRÓXIMAS EDIÇÕES – O Festival Paradesportivo das Regionais está com datas confirmadas para 2025. Ao todo, serão realizadas mais 12 edições em diferentes regiões do Estado, sempre acompanhadas das atividades do Paradesporto na Escola.

Confira a programação:

26 a 27/05 – Umuarama

02 a 03/06 – Cianorte

01 a 02/07 – Foz do Iguaçu

29 a 30/07 – Litoral

04 a 05/08 – Curitiba

19 a 20/08 – Pato Branco

02 a 03/09 – Cornélio Procópio

10 a 11/09 – Ponta Grossa

16 a 17/09 – Campo Mourão

02 a 03/10 – Ivaiporã

07 a 08/10 – Londrina

15/11 – Intercentros (Comitê Paralímpico Brasileiro)

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Mais de um terço dos finalistas da 1ª Olimpíada Brasileira de Inteligência Artificial são do Paraná

Published

on

By

Resultado Dos 85 estudantes de todo o Brasil classificados para a etapa final da 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA), 29 são do Paraná, o equivalente a 34% dos finalistas. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (17) pela comissão organizadora da ONIA e aponta a liderança folgada do Estado em relação às demais unidades da federação.

Depois do Paraná, quem aparece na vice-liderança em número de classificados é São Paulo, com 17 alunos, ou 20% do total. Ceará, com 13 estudantes (15%) e Piauí, com 11 (13%) completam a lista dos melhores estados na competição de IA. Entre os concorrentes, estão alunos regularmente dos 8º e 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio.

Com participação voluntária e gratuita, a ONIA visa promover o conhecimento e a inovação em inteligência artificial, incentivando estudantes de todo o Brasil a explorar e desenvolver suas habilidades nesta área. A competição aconteceu ao longo de várias etapas, com provas online e práticas para definir os 4 vencedores brasileiros ainda em abril, que seguirão para a competição internacional.

Nas etapas anteriores, o Paraná já tinha se destacado também pelo alto número de alunos selecionados. Dos 60.317 participantes de todo o país que passaram da 1ª fase, focada no letramento digital, mais de metade era do Estado, totalizando 30.911. Na fase seguinte, de aprofundamento técnico, 1.378 estudantes dos 3.332 estudantes eram paranaenses.

Leia Também:  Após três anos sem reajuste, Detran atualiza valores de taxas a partir de janeiro

Após um ciclo preparatório, os estudantes precisaram realizar tarefas práticas utilizando programação, considerada a 3ª fase. Nela, eles precisaram lidar com um conjunto de dados técnicos e aprender a utilizar metodologia apropriada para obter os resultados esperados com o uso da IA.

“A presença de 34% de paranaenses na etapa final da Olimpíada Nacional de IA já representa um resultado muito positivo para o Paraná, demonstrando que os nossos alunos têm um ensino de excelência nessa área. Isso nos deixa animados para que o Estado tenha representantes na Olimpíada Internacional, que acontecerá em Pequim, na China”, afirmou o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani.

INCENTIVO ESTADUAL – Como forma de premiar e estimular a participação na competição, o Governo do Estado, por meio das secretarias da Inovação e Inteligência Artificial (Seia) e da Educação (Seed), garantiu a entrega de notebooks e tablets para os 50 alunos que obtiveram as melhores notas na prova da 3ª fase da ONIA.Ao todo, foram 70 prêmios, que somam R$ 380 mil em investimentos estaduais.

Leia Também:  Mais quatro municípios são credenciados ao sistema de atenção à sanidade agroindustrial

“O Paraná tem a melhor educação pública do Brasil e é protagonista também no uso de tecnologias aliadas à educação, como mostra esse resultado expressivo dos estudantes paranaenses na Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial. Nossos parabéns a todos os estudantes que participaram da competição, aos professores, agentes educacionais e funcionários das escolas estaduais, que trabalham diariamente pela educação do Paraná”, declarou o secretário estadual da Educação, Roni Miranda.

ETAPA INTERNACIONAL – Entre a terceira e a última fase da Olimpíada, os estudantes passaram por um treinamento específico para a fase final, focada na preparação para a Olimpíada Internacional de IA (IOAI). Neste período, os participantes tiveram aulas com especialistas de ensino em IA e ciências da computação.

Ao final, os 4 melhores participantes serão premiados com medalhas de ouro e, além de participaram de uma cerimônia de premiação, seguirão em treinamento para participar da IOAI 2025, que aconteceráentre os dias 2 e 9 de agosto em Pequim, na China.

Confira a lista dos 85 estudantes classificados para a etapa final da ONIA por estado:

Paraná: 29

São Paulo: 17

Ceará: 13

Piauí: 11

Tocantins: 3

Rio de Janeiro: 3

Rio Grande do Sul: 3

Pernambuco: 2

Minas Gerais: 1

Distrito Federal: 1

Mato Grosso do Sul: 1

Pará: 1

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA