NOVA AURORA

PARANÁ

Festas religiosas, ecoturismo e feira de inovação: veja o calendário turístico de outubro

Publicado em

Outubro promete movimentar muitos turistas no Paraná por meio de feiras, exposições e festas religiosas, além de programações gastronômicas, esportivas e em meio à natureza. Os eventos fazem parte do calendário da Secretaria estadual do Turismo e do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor –, e juntos têm expectativa de movimentar mais de 200 mil pessoas ao longo do mês, conforme dados dos organizadores.

Para o secretário do Turismo, Márcio Nunes, os eventos e programações turísticas promovem os destinos estaduais em amplos campos de atuação do setor. “Outubro conta com alternativas para os mais variados públicos, sejam eles devotos religiosos, apreciadores da natureza e de práticas esportivas ou entusiastas de feiras”, disse. “Esses turistas movimentam os municípios porque se hospedam em hotéis, comem nos restaurantes, compram artesanatos e compõem um grande fluxo financeiro, aquecendo a economia local”, acrescentou.

Em Itaipulândia, na região Oeste, acontece de 3 a 13 de outubro a XIX Novena em Honra à Nossa Senhora Aparecida. Os dez dias de programação ocorrem no santuário que carrega o nome da padroeira, onde também está localizado monumento em homenagem à Santa, inaugurado no ano 2000, em celebração aos 500 anos do Brasil. A expectativa é que cerca de 90 mil pessoas, entre romeiros, turistas e visitantes de municípios lindeiros marquem presença nas celebrações.

Também exaltando a padroeira, os municípios de Tapejara (região Noroeste) e Londrina (Norte) promovem comemorações no dia 12 deste mês, com expectativa de atraírem, juntas, mais de 43 mil visitantes.

O evento Pesca Mulheres Gigantes, em Icaraíma, município da região Noroeste, acontece às margens do Rio Paraná, no dia 12. Em sua 3ª edição – primeira realizada no Estado – amantes da pesca esportiva se reúnem em uma grande competição, movimentando a economia regional.

Ainda no dia 12, em Marilena, também no Noroeste, acontece a 7ª Edição do Enduro a Pé Caminhada Ecológica. Com percurso de 12 km, a caminhada é uma boa atividade de bem-estar e saúde. Durante o evento também será realizado o 1ª Desafio Belezas Naturais do Porto Maringá, uma experiência esportiva onde atletas e entusiastas atravessam cenários naturais do município, com o propósito de explorar os atrativos turísticos da região. A expectativa é contar com a participação de mais de 250 pessoas.

No Oeste, Foz do Iguaçu recebe de 30 deste mês até 2 de novembro a 21ª edição do Abeta Summit – Congresso Brasileiro de Ecoturismo. O evento, que é promovido desde 2003, é voltado à cadeia produtiva do Turismo de Natureza no Brasil e considerado um dos maiores fóruns de discussões do setor. A expectativa é que mais de 2 mil pessoas, entre empresários, gestores públicos, consultores, acadêmicos, jornalistas, guias e condutores, participem da programação.

Leia Também:  Edital publicado: investimento na duplicação entre Matinhos e Pontal será de R$ 308 milhões

EXPOSIÇÕES, NEGÓCIOS E FESTIVAIS – Campo Mourão, no Centro-Oeste, promove a 8ª edição da Empreende Week, de 07 a 10 de outubro. O evento ligado ao segmento do turismo de negócios reúne grandes nomes do empreendedorismo, inovação e tecnologia para a apresentação de painéis, palestras e demais oportunidades de networking. A expectativa é que mais de 15 mil visitantes compareçam ao evento.

No Norte, Arapongas celebra seus 77 anos de emancipação política com a Arapongas Fest, de 9 a 12 de outubro. Os turistas encontrarão shows musicais, apresentações culturais e gastronomia típica. Ali próximo, em Cambira, no Vale do Ivaí, acontece a Expocam, feira que exalta o município e conta com programações para toda a família, entre os dias 18 e 22. A expectativa é que juntos os eventos movimentem mais de 40 mil pessoas.

Na região Oeste, Assis Chateaubriand promove a Expo Assis 2023, entre os dias 17 e 20, enquanto Foz do Iguaçu celebra o Festival Porco Moura, promovendo experiências gastronômicas regionais no dia 19. Voltando ao Noroeste, de 31 deste mês a 3 de novembro, acontece a 6ª edição da Expo Piquiri, que conta com programações culturais, música e gastronomia para o município de Alto Piquiri. Juntos, os eventos devem movimentar mais de 10 mil visitantes.

ANIVERSÁRIOS – Por meio de eventos locais, municípios paranaenses comemoram aniversários e celebram suas emancipações políticas em outubro. No Norte, Jataizinho celebra do dia 10 ao 13, enquanto Santa Mariana comemora de 11 a 13. Bela Vista do Paraíso, na região Norte do Paraná, promove suas comemorações de 18 a 20 deste mês. Enquanto o município de Marilena, na região Noroeste, encerra a lista de aniversariantes com programações nos dias 18 e 19.

Leia Também:  PM descobre estufa com 73 pés de maconha e prende traficante em São José dos Pinhais

PARANÁ FORA DO PAÍS – Em âmbito internacional, o Estado encerrou no dia 1º sua participação na Feira Internacional de Turismo – FIT América Latina, em Buenos Aires, capital da Argentina. Conhecida como uma das maiores feiras mundiais do setor, cerca de 125 mil pessoas tiveram contato com os atrativos estaduais. Confira a repercussão paranaense em terras argentinas clicando AQUI.

Na sequência, o foco no público estrangeiro acontece por meio da Fitpar – Feira Internacional de Turismo do Paraguai, que acontece de 11 a 13 de outubro, em Assunção, capital do país vizinho, um dos principais emissores de turistas estrangeiros ao Paraná. Além de apresentar seus destinos e atrativos ao público e agências latino-americanas, o Viaje Paraná vai levar, por meio de chamamento público, expositores e profissionais que oferecem serviços ligados ao turismo paranaense.

O Estado também marca presença no Prêmio Unav, em São Paulo (SP), nos dias 18 e 19 deste mês. Considerada uma das maiores premiações turísticas brasileiras, diversas operadoras, profissionais, empreendedores e participantes do trade devem ser condecorados em 18 categorias, que avaliam a qualidade dos serviços dentro setor.

Confira abaixo a programação de outubro:

Dias 03 a 13: XIX Novena em Honra a Nossa Aparecida – Itaipulândia

Dias 07 a 10: 8º Empreende Week – Campo Mourão

Dias 09 a 12: Arapongas Fest – Arapongas

Dias 10 a 13: Aniversário do município – Jataizinho

Dias 10 a 13: Fitpar – Assunção (Paraguai)

Dias 11 a 13: Aniversário do município – Santa Mariana

Dia 12: 7º Enduro a Pé Caminhada Ecológica e 1º Desafio Belezas do Porto Maringá – Marilena

Dia 12: Festa da Padroeira – Londrina

Dia 12: 3ª Pesca Mulheres Gigantes – Icaraíma

Dias 12 e 13: Festa da Padroeira – Tapejara

Dias 17 a 20: Expo Assis 2024 – Assis Chateaubriand

Dias 18 e 19: Prêmio Unav– São Paulo (SP)

Dias 18 e 19: Aniversário do município – Marilena

Dias 18 a 20: Aniversário do município – Bela Vista do Paraíso

Dias 18 a 22: Expocam – Cambira

Dia 19: Festival Porco Moura – Foz do Iguaçu

Dias 30 de outubro a 02 de novembro: Abeta Summit – Foz do Iguaçu

Dias 31 de outubro a 03 de novembro: 6ª Expo Piquiri – Alto Piquiri

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Novo Moegão do Porto de Paranaguá fará Paraná dar salto logístico sustentável

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  DER/PR ativa balança de fiscalização de cargas na região de Guarapuava

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA