NOVA AURORA

PARANÁ

Feiras, festas gastronômicas e turismo religioso estão no calendário de abril no Paraná

Publicado em

O mês de abril tem programação bastante versátil no Paraná. Com festas, exposições, feiras náuticas, encontros sobre rodas, enoturismo, eventos gastronômicos e religiosos, o calendário turístico do Paraná está recheado de alternativas que agradam a diferentes públicos. As atrações do quarto mês do ano são divulgadas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo (Setu) e do Viaje Paraná.

Uma das maiores atrações do mês é voltada aos que buscam maior contato com a religiosidade. Entre os dias 24 e 26, a cidade de Lunardelli, no Vale do Ivaí, conhecida como a capital estadual da fé, sedia a 6ª edição do Fórum Paranaense de Turismo Religioso. O evento busca valorizar os patrimônios histórico-culturais, como forma de atrair mais visitantes e alavancar as economias regionais.

O espaço anexo ao Santuário de Santa Rita de Cássia será palco de debates, palestras e oficinas, todas ligadas à fé e seu potencial turístico. Para se inscrever, basta clicar AQUI.

ENOTURISMO – Os apreciadores do vinho podem aproveitar o Wine Festival Serra das Nascentes, entre os dias 16 e 17, em Roncador, região central do Estado. A programação transporta os visitantes às sete vinícolas mais renomadas do Paraná e do Rio Grande do Sul, por meio de degustações exclusivas. A experiência também oferece pratos típicos locais, acesso à feira do produtor e shows em meio às belas paisagens rurais do município.

Outra boa opção, também do segmento de enoturismo, é o 100fronteiras Malbec Day que oferece, no dia 26, um open bar de vinhos premiados. O encontro acontece no Grand Carimã Resort, em Foz do Iguaçu, e conta com pacotes para hospedagem exclusiva aos participantes do evento, alguns com opção de comida à vontade.

GASTRONOMIA No segmento da culinária típica, o Paraná sedia a Festa Tradicional do Churrasco no Espeto de Bambu, no município de Rio Bom, no Vale do Ivaí, nos dias 26 e 27.

Outra boa opção é a Festa do Carneiro Recheado, em Altamira do Paraná, no Centro-Oeste. O evento, que acontece dia 27, também conta com música, montagens culturais e, claro, a venda do prato tradicional da região.

SOBRE RODAS E TURISMO NÁUTICO – Nova Londrina, no Noroeste, sedia o 2° Encontro de Fuscas e Carros Antigos. Será dias 13 e 14, na Praça da Igreja Matriz. O evento, que promete atrair participantes de toda a região, contará a exposição de uma variedade de automóveis, shows e um “mercado de pulgas” para negociação de peças e acessórios para veículos de época.

Leia Também:  Biblioteca Pública do Paraná inaugura Estante Afro — Maria Águeda com mais de 500 livros

Já os que preferem uma experiência em mar podem participar da 3ª edição do Yacht Day, no dia 20, na Praça Romildo Gonçalves Pereira, em Antonina, no Litoral. O evento reúne diversos marinheiros e entusiastas para uma exposição de jet skis, lanchas e outras embarcações. Além de confraternização, o encontro busca inserir Antonina na rota do turismo náutico brasileiro, ao propor um contato dos visitantes com a gastronomia, história local e as belas paisagens da cidade.

EXPOSIÇÕES E FESTAS Londrina, no Norte do Estado, abriga a 62ª edição da Expo Londrina a partir desta sexta-feira (05). Com quase 300 expositores, a feira acontece no Parque Governador Ney Braga e promove shows, rodadas de negócios e palestras. O Governo do Estado participa com diversos lançamentos, eventos técnicos e palestras voltadas a produtores rurais e a outras áreas. O estande do turismo paranaense, primeiro da história da feira, expõe produtos locais de 11 municípios da região.

Exposições também marcam o aniversário de 60 anos de três municípios: Tapejara, no Noroeste, com a Expojará entre os dias 12 e 14; Porto Rico, também no Noroeste, com a 1° edição da Expo Porto Rico, entre os dias 19 e 21; e Capitão Leônidas Marques, no Oeste, com a Expocap, do dia 25 ao 28. Todas as celebrações têm entrada gratuita e contam com shows, competições, boa culinária e outras atrações.

Já na cidade de Manoel Ribas, região Central do Estado, o Rodeio Crioulo acontece do dia 19 a 21, reunindo entusiastas com boa comida, competições e baile gaúcho, regado a sanfonas e músicas típicas.

Outro destaque é a 45ª Festa das Nações de Guaíra, no Oeste do Paraná. Realizada desde 1976, a feira tem como objetivo a exaltação das culturas e etnias que ajudaram a construir o município. Ela é realizada no Centro Náutico e Recreativo Marinas, do dia 27 de abril a 05 de maio. A celebração conta com uma programação completa, repleta de shows e gastronomia típica.

Leia Também:  Darci Piana defende fortalecimento de debates sobre reforma tributária

MAIO EM ABRIL – As comemorações do Dia do Trabalho serão antecipadas e começam já no dia 26 em Jaguapitã, no Norte do Estado, com shows, cinema ao ar livre, praça de alimentação e a típica Feira da Lua. A mesma celebração toma conta de Mirador (Noroeste), no dia 27, com atrações na praça ao lado da Igreja Matriz da cidade. No dia 30, a Festa do Trabalhador acontece em Tamarana (Norte), com shows de bandas regionais e barracas gastronômicas.

EVENTOS NACIONAIS – O Paraná também estará presente em eventos de destaque nacional, como, por exemplo, a WTM Latin America, feira que acontece em São Paulo, voltada para negociações e fortalecimento do trade turístico. As atividades acontecem de 15 a 17 na Expo Center Norte (SP). No Rio de Janeiro, o Estado estará presente no Rio Boat Show, grande evento que acontece na Marina da Glória, voltado ao segmento de turismo náutico, entre os dias 28 de abril a 05 de maio.

Confira a lista de atrações turísticas do mês:

Dia 05 a 14 – Expo Londrina

Dia 12 a 14 – Expojará, em Tapejara

Dia 13 a 14 – Encontro de Fuscas, em Nova Londrina

Dia 15 a 17 – WTM Latin America, em São Paulo

Dia 19 a 21 – Expo Porto Rico

Dia 19 a 21 – Rodeio Criolo, em Manoel Ribas

Dia 20 – Yacht Day, em Antonina

Dia 24 a 26 – Fórum de Turismo Religioso, em Lunardelli

Dia 25 a 28 – Expocap, em Capitão Leônidas Marques

Dia 26 – 100fronteiras MalbecDay, em Foz do Iguaçu

Dia 26 a 28 – Festa Tradicional do Churrasco no Espeto de Bambu, em Rio Bom

Dia 27 – Dia do Trabalhador, em Mirador

Dia 27 – Festa do Carneiro Recheado, em Altamira do Paraná

Dia 27 a 05 de maio – 45° Festa das Nações de Guaíra

Dia 27 a 01 de maio – Festa do Trabalhador, em Jaguapitã

Dia 27 a 01 de maio – Boat Show Rio de Janeiro

Dia 27 a 28 – Wine Festival Serra das Nascentes, em Roncador

Dia 30 a 01 de maio – Dia do Trabalhador, de Tamarana

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Estado incentiva inscrições para 2ª Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia

Published

on

By

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia (Obict), competição de conhecimentos específicos na área voltada para alunos desde o primeiro ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio ou Ensino Médio Técnico das redes públicas e privadas de todo o País.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de forma online pelo site www.obict.com.br/ ou pelo aplicativo Olímpico, disponível para os sistemas iOS e Android, até o dia 14 de abril, às 22h. As inscrições podem ser feitas pelos professores responsáveis das instituições de ensino, quanto de forma avulsa pelos alunos interessados.

Na primeira edição da Obict, o Paraná já demonstrou ser uma potência na competição. Além de ser o Estado com mais inscritos em todo o País (3.118 de 36.500 alunos), três estudantes do município de Borrazópolis, no Vale do Ivaí, conquistaram medalhas de ouro.

Para o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, o Paraná tem todos os recursos para se destacar novamente na segunda edição da Olimpíada. “Vamos fazer um trabalho muito forte em conjunto com outras secretarias, principalmente a de Educação, para que nossos alunos participem ativamente da competição e que neste ano possam ter ainda mais alunos sendo premiados”.

Leia Também:  Biblioteca Pública do Paraná inaugura Estante Afro — Maria Águeda com mais de 500 livros

Os medalhistas de ouro, Gabriel Telles, João Paulo Machado Filho e Kauê dos Santos, cursam o 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual José de Anchieta, mas foram premiados na categoria Ensino Fundamental, pelo desempenho nas provas aplicadas em 2024, quando então estavam matriculados na Escola Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, também em Borrazópolis.

“Os estudantes paranaenses têm se destacado em competições como a Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia, e isso é fruto de um trabalho contínuo direcionado à inovação e à inclusão de componentes curriculares como programação e robótica nas escolas paranaenses. Você que é estudante da rede estadual, inscreva-se na olimpíada, e você, professor, incentive seus estudantes a participarem. Vamos, juntos, mostrar a qualidade da educação paranaense para todo o Brasil”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

COMO FUNCIONA – A Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia será dividida em quatro fases, sendo as duas primeiras de forma online e as duas últimas, presenciais. A primeira fase é a online e acontece entre os dias 2 e 14 de abril, com uma prova que utiliza recursos multimídia e com possibilidade de consulta. A segunda está prevista para entre os dias 21 e 27 de abril, também no formato online, mas sem possibilidade de consulta.

Leia Também:  Detonação de rochas vai bloquear a PR-317 na tarde desta quinta-feira, em Iguaraçu

A terceira etapa, marcada para 30 de maio, será presencial e aplicada em diversos polos ao redor do Brasil. A quarta e última fase também acontece de forma presencial, com data e local a serem divulgados pela organização da competição.

São quatro categorias: Júnior, para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; Sênior, para alunos do Ensino Médio e Técnico; a categoria livre, aberta para adultos e familiares acompanharem e incentivarem os jovens, e por fim a categoria para estudantes de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, novidade da segunda edição da Obict.

A inclusão da nova categoria visa estimular desde cedo o interesse de crianças pelos estudos em ciência, tecnologia e inovação, além do espírito competitivo. Todos os alunos inscritos recebem certificados de participação, e os melhores colocados recebem uma medalha exclusiva ao final da competição.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA