NOVA AURORA

PARANÁ

Feira de Artesanato é uma das atrações do Fórum Paranaense de Turismo Religioso

Publicado em

Os participantes do 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso, que acontece de 8 a 10 abril (terça a quinta-feira), em Foz do Iguaçu (Oeste), terão a oportunidade de conhecer e levar para casa produtos artesanais produzidos por empreendedores do município e região. A Feira de Artesanato e Souvenir será nos dias 9 e 10, das 8h30 às 12h, na área externa da Mesquita Omar Ibn Al-Khattab.  

A mostra é resultado da parceria do Comitê Interinstitucional do Turismo Religioso do Paraná e da Secretaria Turismo do Paraná (SETU-PR), Sebrae- PR e Fecomércio PR, com apoio da Mesquita e das Instâncias de Governança Regionais do Turismo (IGRs).

Estão inscritos 50 artesãos e empreendedores de Foz do Iguaçu, Medianeira, São Miguel do Iguaçu e Dois Vizinhos. Eles levarão para a feira artigos religiosos e peças artesanais que simbolizam o turismo do Paraná.

“A feira não é somente voltada a artigos religiosos, é um espaço para que os empreendedores possam divulgar seus produtos, suas peças, principalmente aqueles que trabalham com souvenirs e artesanatos que tenham relevância turística e representam a fauna, a flora, a cultura e as riquezas do Estado”, explicou a gestora de Projetos em Turismo do Sebrae/PR, Maísa Silvestre.

Leia Também:  Nova coreografia do Balé Guaíra, música, cinema e teatro estão na programação cultural da semana

FÓRUM – O Fórum de Turismo Religioso contará com uma extensa programação, incluindo palestras, rodadas de negócio, visitas guiadas a instituições religiosas, além do show de encerramento com a Banda Rosa de Saron, no Gramadão da Vila A.

Para acompanhar a programação, que ocorre na Mesquita e na Catedral de Nossa Senhora de Guadalupe, a inscrição prévia é necessária, bem como para as visitas guiadas. Já para o show, não há necessidade de inscrição, apenas a doação de um quilo de alimento não perecível, que será repassado ao projeto Sesc Mesa Brasil.

A proposta do encontro é trabalhar o crescimento e o fortalecimento do turismo religioso no Paraná e, nesta edição, o objetivo é também promover troca internacional de experiências, já que ocorre em região de fronteira do Brasil com Paraguai e Argentina. O fórum reunirá líderes religiosos, empresários e profissionais ligados ao setor, além de agentes de viagens e representantes de instituições religiosas de diferentes expressões.

Leia Também:  Professores da rede estadual participam de oficinas de robótica em evento de formação

“O fórum é um evento completo, com programação desde palestras e debates, até rodadas de negócios e apresentação de produtos. Isso representa o quanto o Paraná tem a oferecer neste segmento do turismo religioso e é o que, a cada ano, queremos mostrar para outros Estados e países, visando a atração de turistas”, destacou o secretário do Turismo do Paraná, Leonaldo Paranhos.

O evento é uma organização do Comitê Interinstitucional do Turismo Religioso do Paraná e da Secretaria Turismo do Paraná (SETU-PR) com apoio da Mesquita Omar Ibn Al Khattab, da Catedral Nossa Senhora de Guadalupe, prefeitura, através da Secretaria de Turismo, Itaipu Binacional, Itaipu Parquetec e Fundo Iguaçu.

A programação completa e o formulário para inscrição podem ser acessados AQUI.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Em Japurá, Estado promove repovoamento do Rio Ivaí com 150 mil peixes nativos

Published

on

By

O Rio Ivaí, em Japurá, na região Noroeste, ganhou nesta sexta-feira (11) mais 150 mil peixes de espécies nativas do Paraná. A ação integra o projeto Rio Vivo, desenvolvido pela Superintendência Geral das Bacias Hidrográficas e Pesca (SDBHP), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest). Além disso, com apoio de crianças da rede pública de ensino, houve o plantio de mudas de espécies nativas do Estado para a proteção da mata ciliar.

O repovoamento foi feito com traíras e lambaris, todos em estágio juvenil de desenvolvimento, ou seja, com maior índice de sobrevivência se comparado às solturas de alevinos. Neste sábado (12), a partir das 8 horas, a atividade se dará em Doutor Camargo (Noroeste), também no Ivaí, com a soltura de mais 150 mil peixes.

“O Ivaí é um dos rios mais importantes do Paraná, sem barragens, um lugar perfeito para pesca esportiva. Um verdadeiro tesouro natural que ganhou ainda mais vida com a soltura dessa nova leva de peixes”, afirmou o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca. “Esse evento que foi uma verdadeira aula ambiental de um Paraná cada vez mais sustentável”.

Leia Também:  Estado apresenta plano para a indústria à nova diretoria da Fiep

O programa Rio Vivo segue os critérios estabelecidos pela Resolução Sedest/IAT nº 10, para evitar a introdução de espécies exóticas nos rios e selecionar peixes com genética e tamanho ideais para o repovoamento.

A ação ambiental no Noroeste integra a segunda fase do projeto, iniciada em novembro de 2024, e prevê a soltura de 2,626 milhões de peixes nas bacias dos rios Tibagi, Piquiri, Iguaçu e Ivaí – no ciclo inicial, entre 2021 e 2022, foram soltos 2,615 milhões de peixes. O investimento nesta nova etapa é de R$ 557,8 mil.

A meta do Governo do Estado é repovoar as bacias locais com 10 milhões de animais, de espécies como traíra, pacu e pintado, até 2026.

PROJETO RIO VIVO – O Rio Vivo é uma ação da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável em parceria com o Instituto Água e Terra, executada pela SDBHP a partir de 2021. O projeto prevê a conservação das principais bacias hidrográficas do Paraná, otimizando os usos da água e trabalhando na recomposição da ictiofauna e preservação dos ecossistemas locais.

Leia Também:  Governo do Estado vai doar mais de 400 bens móveis a entidades e prefeituras

Além dos esforços para com o meio ambiente, a proposta estimula ações de educação ambiental com a população lindeira e crianças em idade escolar, incrementando o caráter social do Rio Vivo.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA