PARANÁ
Evento do CBMPR marca início da operação de prevenção e combate a incêndios florestais
Publicado em
23 de maio de 2024por
Itajuba TadeuO Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) promoveu nesta quinta-feira (23) o 1º Workshop de Prevenção e Combate ao Incêndio Florestal, com o objetivo de apresentar as estratégias de atuação frente aos incêndios florestais, tendo em vista a presença do fenômeno La Niña. Realizado no auditório da Sanepar, no bairro Tarumã, em Curitiba, o evento reuniu representantes de órgãos e entidades públicas e de empresas privadas.
“O Corpo de Bombeiros realiza anualmente a sua operação de prevenção e combate aos incêndios florestais. Percebemos essa necessidade de integração com outros órgãos que atuam nos incêndios florestais, seja na prevenção ou no combate, pois o trabalho é árduo e exige muitos recursos, então essa articulação é essencial”, explicou o subcomandante-gral do CBMPR, coronel Antônio Geraldo Hiller Lino.
O encontro marcou o início da Operação Quati João de 2024. “A operação dura vários meses e, durante esse tempo, faremos encontros virtuais em que serão relatados os atendimentos feitos e os prognósticos para o próximo período”, acrescentou o oficial.
OCORRÊNCIAS – Só nos primeiros meses de 2024 já foram registradas quase 4 mil ocorrências de incêndios florestais no Estado. Em todo o ano de 2023 houve pouco mais de 5,5 mil. Segundo dados do CBMPR, foi observado um aumento de ocorrências nos meses de julho a setembro do ano passado.
O alerta para esse tipo de incidente é maior para os próximos meses pois a presença do “La Niña” tende a favorecer a incidência de focos de incêndio ambiental. “Na região Sul, o efeito da La Niña é a diminuição da chuva, que deixa o ambiente mais seco, favorecendo a ignição e a propagação de incêndios”, explicou o coronel Hiller.
“O evento foi uma grande oportunidade para que as instituições que atuam na prevenção, no combate, ou têm relação com a preservação do meio ambiente, pudessem conhecer como algumas instituições irão atuar para prever riscos, prevenir, mitigar, e caso seja necessário combater incêndios florestais neste ano, cujo risco de ocorrência é alto em função da La Niña”, disse uma das organizadoras do evento e integrante da Câmara Técnica de Prevenção e Combate a Incêndio Florestal do CBMPR, a capitã Luisiana Cavalca.
A explicação para esse alerta é do representante do Simepar, Marco Jusevicius. Segundo ele, La Niña é um fenômeno que ocorre no Oceano Pacífico, onde há ocorrência de águas mais frias. Esse esfriamento causa uma modificação na circulação atmosférica que altera as condições que se espera de chuva e de temperatura em diversas partes do planeta. “Na região Sul, muitas vezes o efeito mais direto é não permitir a passagem de frentes, causando uma diminuição na atividade de chuva. Deixando o ambiente mais seco, você favorece a ignição e a propagação de incêndios”, disse.
O papel do Simepar nesse mutirão para minimizar os problemas causados pelos incêndios ambientais é estratégico: fornecer informações. “Os cenários e previsões apresentados são usados para que o CBMPR e os demais entes possam alocar recursos de antemão, se preparando para eventualmente entrar em ação”, disse Jusevicius.
A Defesa Civil também esteve presente no evento, contribuindo com informações sobre planos de contingência para casos de emergências e sobre o Previna – Programa de Prevenção de Incêndios na Natureza, criado em 2018 com o objetivo de prover mecanismos para a prevenção e o combate aos incêndios florestais nas Unidades de Conservação Estaduais.
“A integração entre as instituições para dar esse atendimento é muito importante, especialmente nesse período prévio de planejamento de prevenção para que nós possamos dar sempre a melhor proteção a população do Paraná, também com foco na preservação ambiental”, ressaltou o assessor de Comunicação da Defesa Civil, capitão Marcos Vidal.
- Governador autoriza promoção de 2.337 policiais civis, a maior da história da instituição
-
Buscas complexas e casos marcantes: bombeiros do Paraná relatam atuação no RS
PRESENÇAS – Também contribuíram com o evento a sociedade civil, representada por voluntários e empresas cuja atuação é fortemente ligada ao meio ambiente; o analista ambiental do Núcleo de Biodiversidade e Florestas do Ibama, Luis Cláudio Lot; André Luís Caxeiro, da Federação Paranaense de Montanhismo; o presidente da Rede Nacional de Brigadas Voluntárias e da Brigada Caratuva, Rafael Gava; o diretor-executivo da Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (APRE), Ailson Loper; e o gerente de Políticas Públicas do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), Amauri Ferreira Pinto.
Fonte: Governo PR
PARANÁ
Oito municípios do Paraná têm 158 vagas abertas em cursos gratuitos sobre turismo
Published
3 minutos agoon
11 de abril de 2025By

Estão abertas as inscrições (AQUI) para nove cursos técnicos presenciais ligados ao setor do turismo paranaense. Com inscrições gratuitas, são ofertadas 158 vagas, distribuídas em oito municípios de diferentes regiões do Paraná. Elas são fruto de uma parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo (Setu-PR), com o Ministério do Turismo, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
Essa é a segunda rodada de cursos ligados ao setor ofertados neste ano pelo Ministério do Turismo, com datas definidas considerando disponibilidade de professores, infraestrutura e equipamentos. As inscrições ficam abertas até o dia 25 deste mês e necessitam o cumprimento de alguns requisitos, como renda familiar de até dois salários mínimos per capita e escolaridade.
Em Curitiba, estão disponíveis os cursos de Garçom e Condutor de Turismo de Aventura, com 15 vagas cada. Paranaguá, no Litoral, tem 15 vagas para a qualificação em Auxiliar de Cozinha. No Sudoeste do Estado, Francisco Beltrão tem 20 vagas para o curso de Boas Práticas para Serviços de Alimentação. Já no Oeste, Cascavel conta com 18 vagas para especialização em Cozinha Brasileira.
- Curitiba e Foz do Iguaçu estão entre os destinos mais procurados para Páscoa
- Turismo do Paraná tem o maior crescimento do Brasil em fevereiro, com alta de 6,5%
Na região Noroeste, Nova Londrina tem 20 vagas para o curso de Preparo de Hambúrguer Gourmet e Maringá tem 15 postos para Serviços de Cozinha. Em Castro, nos Campos Gerais, estão sendo ofertadas 20 vagas para a especialização em Preparo de Salgados. Em Apucarana, no Vale do Ivaí, estão disponíveis 20 vagas para o curso de Mídias Sociais para Serviços de A&B.
“Essas ações são importantes para qualificar o profissional do turismo, proporcionando às regiões uma força de trabalho com maior qualidade. Para o turismo paranaense continuar crescendo, precisamos de mão de obra preparada”, disse Tatiana Nasser, diretora de Gestão, Sustentabilidade e Qualificação da Secretaria do Turismo.
A qualificação dos alunos será feita em etapas, conforme modelo do Senac. Esta segunda onda de cursos totaliza 1.840 vagas em todo o País.
Confira a descrição dos cursos ofertados pelo Ministério do Turismo no Paraná:
Garçom
Rua André de Barros, 750 – Centro, Curitiba
05/05 a 30/07 – 09h às 13h
A partir de 18 anos
Ensino Fundamental completo
(41) 3219-4827
Condutor de Turismo de Aventura
Rua André de Barros, 750 – Centro, Curitiba
19/05 a 02/09 – 09h às 12h
A partir de 18 anos / Ensino Médio completo
(41) 3219-4827
Auxiliar de Cozinha
Al. Coronel Elysio Pereira, 1191, Paranaguá
Opções: 05/05 a 05/08 – 08h às 12h ou 14/05 a 14/08 – 13h30 às 17h30
A partir de 16 anos / A partir do 6º ano do Ensino Fundamental / Menores acompanhados de responsável
(41) 3427-5901
Boas Práticas para Serviços de Alimentação
Av. Júlio Assis Cavalheiro, 2.191 – Industrial, Francisco Beltrão
05/05 a 15/05 – 14h às 17h
A partir de 16 anos / A partir do 5º ano do Ensino Fundamental / Menores acompanhados de responsável
(46) 3905-6800
Preparo de Hambúrguer Gourmet
Av. Foravante José Montanher, 576 – Centro, Nova Londrina
12/05 a 16/05 – 14h às 17h
A partir de 16 anos / A partir do 5º ano do Ensino Fundamental
(44) 3432-8750
Cozinha Brasileira
Rua Recife, 2283, Cascavel
12/05 a 16/05 – 09h às 12h
A partir de 18 anos / Ensino Fundamental
(45) 3392-1200
Preparo de Salgados
Rua Alfredo Luis de Mattos, 273, Castro
12/05 a 22/05 – 13h30 às 17h30
A partir de 16 anos / A partir do 5º ano do Ensino Fundamental
(42) 3233-8650
Mídias Sociais para Serviços de A&B
Rua Gastão Vidigal, 185, Apucarana
13/05 a 27/05 – 14h às 17h
A partir de 16 anos / A partir do 5º ano do Ensino Fundamental
(43) 3420-2800
Serviços de Cozinha
Av. Colombo, 6225, Maringá
19/05 a 05/06 – 09h às 12h
A partir de 18 anos / Ensino Médio completo
(44) 3218-5101
Fonte: Governo PR

Oito municípios do Paraná têm 158 vagas abertas em cursos gratuitos sobre turismo

Após incêndio e grande revitalização, Colégio Agrícola de Santa Mariana é reinaugurado

Secretaria da Saúde promove mutirão de cirurgias pediátricas em Londrina neste sábado

5ª fase: Estado confirma investimento de R$ 20 milhões no maior ciclo do CastraPet

Missal terá curso de encanadores, parte das obras de 54 km de redes coletoras
PARANÁ


Oito municípios do Paraná têm 158 vagas abertas em cursos gratuitos sobre turismo
Estão abertas as inscrições (AQUI) para nove cursos técnicos presenciais ligados ao setor do turismo paranaense. Com inscrições gratuitas, são...


Secretaria da Saúde promove mutirão de cirurgias pediátricas em Londrina neste sábado
Com o objetivo de reduzir o tempo de espera por cirurgias eletivas pediátricas e ampliar o acesso ao atendimento especializado...


Após incêndio e grande revitalização, Colégio Agrícola de Santa Mariana é reinaugurado
Com parte da estrutura comprometida após um incêndio ocorrido em 2023, o Colégio Agrícola Fernando Costa, em Santa Mariana, na...
POLÍCIA


PCPR prende homem investigado por homicídio ocorrido em Tibagi
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu um homem, de 18 anos, investigado pelo homicídio que vitimou José Maletz, de...


PCPR prende homem por tráfico de drogas e apreende mais de R$ 13 mil em Cascavel
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu em flagrante um homem, de 31 anos, por tráfico de drogas e apreendeu...


PCPR prende homem por descumprimento de medidas protetivas em Andirá
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu preventivamente um homem, de 45 anos, por descumprimento de medidas protetivas de urgência....
ENTRETENIMENTO


Carolina Dieckmann ostenta barriga chapada em clique de top: ‘Trincada’
Carolina Dieckmann exibiu seu tanquinho shapado em um clique em seu Instagram, nesta quinta-feira (10), arrasando com sua bora forma....


Virginia presenteia amiga com bolsa e óculos de luxo: ‘Quase R$ 15 mil’
Virginia Fonseca, de 26 anos, presenteou a amiga Duda Freire, nesta quinta-feira (10), com uma bolsa e um óculos de...


Viih Tube exibe álbum de cliques da festa de 2 anos de Lua: ‘Te amo tanto minha Barbie!’
Lua, filha de Viih Tube, de 24 anos, e Eliezer, de 35, celebrou seu aniversário de 2 aninhos, na última...
ESPORTES


Dourado empata com Avaí na Arena Pantanal
Em uma partida emocionante e cheia de reviravoltas, Cuiabá e Avaí empataram em 2 a 2 na noite de ontem,...


Internacional atropela Atlético Nacional com hat-trick de Alan Patrick na Libertadores
Em noite inspirada de Alan Patrick, o Internacional goleou o Atlético Nacional por 3 a 0 nesta quinta-feira, em partida...


Fluminense atropela o San José no Maracanã com goleada de 5 a 0 pela Sul-Americana
Em uma noite de gala no Maracanã, o Fluminense não tomou conhecimento do San José, da Bolívia, e aplicou uma...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
AGRONEGÓCIO6 dias ago
ExpoLondrina espera público recorde e R$ 1,5 bilhão em negócios
-
POLÍTICA PR4 dias ago
Leis e projetos em tramitação na Assembleia visam prevenir e combater a prática de bullying e cyberbullying
-
AGRONEGÓCIO4 dias ago
Expogrande segue até dia 13 e espera comercializar R$ 600 milhões
-
POLÍTICA PR4 dias ago
Bancada Feminina recebe projeto que cria 1º Câmara do TJPR especializada em violência doméstica e familiar