NOVA AURORA

PARANÁ

Estado vai reforçar suporte a municípios para agilizar ainda mais a abertura de empresas

Publicado em

A Junta Comercial do Paraná (Jucepar), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Seic), anuncia mais um avanço no sistema Empresa Fácil, utilizado por empreendedores para acelerar abertura de empresas no Estado. Nesta semana, o Conselho de Administração da Jucepar aprovou, por unanimidade, o projeto de consolidação do Empresa Fácil nos municípios paranaenses, dando suporte para que rompam gargalos na etapa local do processo de abertura de novos empreendimentos. 

O projeto visa dar celeridade aos processos que cabem ao Estado e também aos que são de competência dos municípios para diminuir o tempo total de abertura e alteração de empresas. Pelo projeto, a Junta Comercial destinará R$ 8,5 milhões em dois anos para dar suporte aos municípios em ações de melhoria nas suas estruturas. “Faremos busca ativa dos municípios para diagnóstico das necessidades, busca de soluções e integração plena com o Empresa Fácil”, explica o presidente da Jucepar, Marcos Rigoni.

A consulta de viabilidade para abertura de empresas no município, que é uma das etapas necessárias para um novo registro no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), é o principal gargalo que será focado pelo projeto. “O projeto de automatização visa melhorar o ambiente de negócio em todo o Estado”, diz Rigoni. 

Leia Também:  UEL reserva vagas para negros e PCDs em concursos públicos para professores

Uma das medidas é a implantação do georreferenciamento, com mapeamento de todas as regiões dos municípios e as atividades que podem ser constituídas em cada uma das regiões, o que facilitará e agilizará a aprovação do empreendimento.

Segundo ele, a etapa de consulta de viabilidade local é de competência prioritariamente municipal, mas o governo estadual tem interesse em colaborar e dar contrapartida às cidades paranaenses. “O nosso objetivo é que, com a implantação deste projeto possamos, futuramente, chegar próximo de 6 horas para registro no CNPJ”, afirma.

Em outubro de 2024, o tempo médio para registro de uma empresa no CNPJ foi de 9 horas e 46 minutos no Paraná. O Estado está atrás apenas de Sergipe (com 6 horas e 32 minutos). Apesar da liderança sergipana no ranking, o número de processos movimentados pelo órgão nordestino é 12 vezes menor do que o registrado no Paraná em outubro.

Diretor-geral da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Seic), Christiano Puppi, informa que o projeto ainda será apreciado por outros órgãos, como a Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital e a Procuradoria-Geral do Estado. “Vamos conseguir reduzir ainda mais o tempo para abertura de empresas. É um investimento que o Governo do Estado do Paraná fará para os 399 municípios. Essa integração plena vai facilitar o trabalho do servidor público nas prefeituras”, afirma.

Leia Também:  Agepar promove seminário sobre os avanços no saneamento básico no País

Puppi destaca que o investimento da Jucepar está alinhado com os esforços de desburocratização que o programa Descomplica Paraná vem implementando nos últimos anos no Estado. “O Paraná avançará consideravelmente nessa adequação, nesse bom ambiente de negócio. Tenho certeza que implementando o projeto em prazo de cerca de um ano e meio, com a parceria do Sebrae, a gente vai conseguir levar a quem investe no Estado uma facilidade ainda maior, mostrando que o Paraná é um estado amigo do empresário”, finaliza. 

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

TV Paraná Turismo transmite a divisão de acesso do Paranaense a partir do sábado

Published

on

By

A divisão de acesso do futebol paranaense começa a ser disputada no próximo fim de semana, com transmissão da TV Paraná Turismo. Esse será o terceiro ano consecutivo que a Segundona fará parte da programação da emissora. O acordo que oficializou a renovação da cobertura foi assinado nesta quarta-feira (9) com a presença do governador em exercício Darci Piana; do presidente da Federação Paranaense de Futebol (FPF), Hélio Cury Filho, além de outras autoridades e representantes dos clubes.

A cobertura de jogos da TV Paraná Turismo acontecerá sempre nas tardes de sábado, com o pré-jogo, às 15h15. Entre a fase classificatória e o mata-mata, serão transmitidas ao vivo 15 partidas.

Na rodada de abertura, neste sábado (12), o público poderá acompanhar na telinha o confronto entre Galo Maringá e Iguaçu, marcado para o Estádio Albino Turbay, em Cianorte. A bola rola a partir das 15h30, mas a cobertura começa 15 minutos antes, com o pré-jogo fazendo um aquecimento informativo, trazendo análise dos times e da competição.

Para Piana, a iniciativa é uma forma de fortalecer o futebol do Estado, divulgando-o para todo o País, e ao mesmo tempo fomentar o turismo no território paranaense. “A transmissão leva as imagens do nosso estado, dos nossos times e dos jogadores para o Brasil inteiro. Isso é importante para o Paraná, para o governo, para a Federação Paranaense de Futebol, clubes e atletas”, afirmou.

Segundo ele, valorizar o campeonato e a paixão do torcedor é um fator importante para a economia do Estado. “Estamos trabalhando em cima da divulgação do Paraná, principalmente na questão turística. O futebol não deixa de ser turismo. O time vai, por exemplo, jogar em Paranaguá. A torcida vai junto, promovendo restaurantes, hotéis, postos de gasolina. Todo mundo ganha”, acrescentou. “E é importante que a gente ajude esses times, por meio da FPF, patrocinando essas transmissões, levando o futebol para os torcedores que por alguma razão não podem viajar”.

Leia Também:  Com Investimento de R$ 23 milhões, Estado inicia obras de nova rodovia e viaduto em Irati

O presidente da FPF, Hélio Cury Filho, reforçou a relevância dessa parceria com o poder público. “Ela mostra o trabalho que é feito não só pela FPF, mas principalmente pelos nossos clubes. Valoriza o trabalho deles, dos atletas”, disse. “E tem ainda a questão da visibilidade, que ajuda a atrair mais torcedores, novos patrocinadores e a valorizar o produto. Para a FPF e para os clubes, é de grande valia a transmissão, não só da Segunda Divisão, mas de todas as competições que a TV Paraná Turismo tem sido nossa parceira”, falou.

O diretor-geral da Secretaria de Comunicação do Governo do Paraná, Eduardo Pugnali, destacou que todo o Estado terá a oportunidade de acompanhar a luta pelo acesso à elite do futebol paranaense. E lembrou que não são apenas os jogos que vão manter os times nos holofotes, mas que há espaço também durante a programação da TV Paraná Turismo.

“As pessoas vão poder sentar e assistir aos jogos de seus times do coração na televisão. Isso sem falar nas segundas-feiras da nossa programação, que tem o debate, a mesa-redonda, para falar da rodada. Vai ser mais um grande gol nas nossas transmissões”, contou.

Na opinião do ex-jogador Henrique Buss, hoje presidente do Nacional, de Campo Mourão, a iniciativa amplia o alcance dos times paranaenses. “É importante, mais um modo para que os jogadores apareçam, para que se movimente o mercado do futebol tanto da Primeira quanto da Segunda Divisão. A gente fica feliz com essa parceria, que expande nosso futebol, não só no cenário do Paraná, como fora também”, disse.

CAMPEONATO – A Segundona, que terá patrocínio da Sanepar, será disputada entre os dias 12 de abril e 19 de julho, por dez times de todas as regiões do Estado: Batel; Foz do Iguaçu; Galo Maringá; Iguaçu; Laranja Mecânica; Nacional; Paranavaí; Patriotas; PSTC; e Toledo.

Na primeira fase, todos se enfrentam em turno único. Após nove rodadas, se classificam os oito primeiros colocados para as quartas de final, com os duelos sendo desenhados por cruzamento olímpico – 1º x 8º; 2º x 7º; 3º x 6; 4º x 5º. As duas equipes com as piores campanhas na primeira fase serão rebaixadas.

Leia Também:  Segunda edição do Paraná Anjo Inovador tem alteração de datas; veja o cronograma

O mata-mata será composto por confrontos de ida e volta, com as agremiações com melhor campanha geral acumulada – ou seja, contando as quartas de final e semifinal – tendo a vantagem de definir em casa. Ambos os finalistas serão promovidos à Divisão de Elite do futebol paranaense para a temporada 2026.

TRANSMISSÃO NA TV – Além da transmissão na TV aberta pelo canal 9.1, o público também poderá acompanhar a partida pelo sinal da TV Paraná Turismo pelo canal 509 na Claro/NET. O sinal chega também às antenas parabólicas de todo o Brasil pelo Satélite Star One D2, na frequência 3985, pela Banda KU, no canal 236, e ainda na Sky TVRO no canal 66, além de outras operadoras de TV a cabo. Recentemente a TV adquiriu novos transmissores para ampliar o alcance da programação para todas as regiões do Estado.

Os cinco jogos da primeira rodada são: 

12/04 – Sábado

15h30 – Galo Maringá x Iguaçu

18h30 – Patriotas x Nacional

13/04 – Domingo

15h30 – Paranavaí x Toledo

18h30 – PSTC x Foz do Iguaçu

14/04 – Segunda-feira

20h – Laranja Mecânica x Batel

PRESENÇAS – Também participaram da solenidade Willian dos Santos Silva, diretor de Publicidade da Secretaria de Estado da Comunicação; Rafael Segura, diretor-presidente da E-Paraná; Maurício Alvacir Guimarães, vice-presidente da FPF; Lara Mota, gerente de comunicação da FPF; Orlando Colaço, gerente de Competições da FPF; Robson Seerig, secretário-geral da FPF; Anderson Gonçalves, presidente da Comissão de Arbitragem da FPF; o deputado estadual Artagão Junior; e representantes dos clubes de futebol.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA