NOVA AURORA

PARANÁ

Estado vai convocar 275 acadêmicos para atuar no Verão Maior Paraná 2023/2024

Publicado em

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte (SEES), publicou nesta quinta-feira (05) o   ​​​​​​​Edital de Chamamento Público nº 03/2023 de convocação de acadêmicos para participarem do processo de capacitação voltada ao Verão Maior Paraná 2023/2024.

São 275 vagas destinadas a estudante de quatro cursos: 180 para Educação Física (a partir do 2º ano); 20 para o curso de Enfermagem (a partir do 2º ano); 60 para Turismo (a partir do 1º ano), e 15 destinadas à Comunicação Social (a partir do 2º ano).

Os interessados devem estar devidamente matriculados em instituições de ensino superior públicas ou privadas do Paraná. Todos os interessados em participar da capacitação deverão ter 18 anos completos na data de início da capacitação

As inscrições vão até as 17h do dia 29 de outubro, por meio do preenchimento do formulário. Os candidatos devem apresentar fotocópia de RG e do CPF; Declaração de Matrícula; Histórico de Aproveitamento Curricular; e Curriculum.

A divulgação dos selecionados para a capacitação será em 16 de novembro de 2023 pelo site www.esporte.pr.gov.br e Diário Oficial do Estado. Entre os critérios de desempate estão notas, cursos e outros estágios.

Para o diretor de Inovação e Desenvolvimento da SEES, Tiago Campos, o chamamento é uma oportunidade para acadêmicos atuarem ativamente em um dos maiores eventos do Estado. “A expectativa é que esse seja um dos maiores verões da história, com ampla programação, então precisamos de uma equipe bem treinada e qualificada para que possamos dar todo o conforto e segurança para os veranistas, além de todo o entretenimento e atividades esportivas, recreativas e culturais”, afirmou.

Leia Também:  IAT de Pitanga resgata macaco-prego e devolve gambá-de-orelha-branca à natureza

CAPACITAÇÃO – A capacitação é organizada pela Coordenação de Esporte e o Programa Escola do Esporte. O objetivo é a formação de acadêmicos para atuarem em programas, projetos e atividades esportivas durante a temporada de verão. Serão selecionados os melhores avaliados nesta primeira etapa de envio de documentação. Eles terão as despesas de hospedagem e alimentação custeadas pela Secretaria de Estado do Esporte durante o período da capacitação, ficando sob responsabilidade do participante as despesas com transporte.

A capacitação está prevista entre 27 de novembro e 1º de dezembro, em período integral, no município de Pontal do Paraná, em local a ser definido. Data e horários que podem ser alterados a critério da administração.

VERÃO MAIOR PARANÁ – A nova edição do Verão Maior Paraná está prevista para o período de 26 de dezembro de 2022 a 31 de janeiro de 2024 e prevê ações voltadas aos veranistas e comunidade local, com atividades esportivas e de lazer, aulas de ginástica, dança, caminhada, recreação infantil, torneios e eventos esportivos, além uma série de outras práticas relacionadas ao entretenimento. O projeto é uma ação integrada do Governo do Estado que visa aprimorar a infraestrutura das praias, garantir a saúde, segurança, lazer e entretenimento aos turistas e moradores.

Leia Também:  Um alimento por uma muda: IAT se mobiliza para ajudar o Rio Grande do Sul

ÚLTIMA EDIÇÃO – No Verão Maior Paraná 2022/2023, veranistas e moradores puderam participar de diversas atividades recreativas oferecidas nos oito postos fixos espalhados nos balneários de Guaratuba, Caiobá, Matinhos, Praia de Leste, Ipanema, Shangri-la, Porto Rico e São Pedro do Paraná. Cerca de 819 mil pessoas passaram pelas atividades esportivas e de lazer realizadas diariamente, como caminhada, alongamento, dança, ginástica, escalada, tirolesa, nas quadras esportivas e desafios infantis.

Além das atividades, cerca de 10 mil atletas profissionais e amadores de diversas categorias puderam mostrar as suas habilidades nas praias do Estado, ampliando as opções de lazer dos milhares de turistas e moradores. Entre as competições, estiveram as modalidades tradicionais de areia, como os jogos de exibição de vôlei e futebol com a participação de ídolos nacionais e internacionais, além dos campeonatos de futevôlei, surfe, beach tennis, corrida de rua e travessias a nado.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Estado incentiva inscrições para 2ª Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia

Published

on

By

Estão abertas as inscrições para a 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia (Obict), competição de conhecimentos específicos na área voltada para alunos desde o primeiro ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio ou Ensino Médio Técnico das redes públicas e privadas de todo o País.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de forma online pelo site www.obict.com.br/ ou pelo aplicativo Olímpico, disponível para os sistemas iOS e Android, até o dia 14 de abril, às 22h. As inscrições podem ser feitas pelos professores responsáveis das instituições de ensino, quanto de forma avulsa pelos alunos interessados.

Na primeira edição da Obict, o Paraná já demonstrou ser uma potência na competição. Além de ser o Estado com mais inscritos em todo o País (3.118 de 36.500 alunos), três estudantes do município de Borrazópolis, no Vale do Ivaí, conquistaram medalhas de ouro.

Para o secretário estadual da Inovação e Inteligência Artificial, Alex Canziani, o Paraná tem todos os recursos para se destacar novamente na segunda edição da Olimpíada. “Vamos fazer um trabalho muito forte em conjunto com outras secretarias, principalmente a de Educação, para que nossos alunos participem ativamente da competição e que neste ano possam ter ainda mais alunos sendo premiados”.

Leia Também:  Reta final: inscrições para o Vestibular de Inverno 2023 da UEM vão até o dia 10 de julho

Os medalhistas de ouro, Gabriel Telles, João Paulo Machado Filho e Kauê dos Santos, cursam o 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual José de Anchieta, mas foram premiados na categoria Ensino Fundamental, pelo desempenho nas provas aplicadas em 2024, quando então estavam matriculados na Escola Estadual Humberto de Alencar Castelo Branco, também em Borrazópolis.

“Os estudantes paranaenses têm se destacado em competições como a Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia, e isso é fruto de um trabalho contínuo direcionado à inovação e à inclusão de componentes curriculares como programação e robótica nas escolas paranaenses. Você que é estudante da rede estadual, inscreva-se na olimpíada, e você, professor, incentive seus estudantes a participarem. Vamos, juntos, mostrar a qualidade da educação paranaense para todo o Brasil”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

COMO FUNCIONA – A Olimpíada Brasileira de Inovação, Ciência e Tecnologia será dividida em quatro fases, sendo as duas primeiras de forma online e as duas últimas, presenciais. A primeira fase é a online e acontece entre os dias 2 e 14 de abril, com uma prova que utiliza recursos multimídia e com possibilidade de consulta. A segunda está prevista para entre os dias 21 e 27 de abril, também no formato online, mas sem possibilidade de consulta.

Leia Também:  PCPR e PRF deflagram operação contra associação ligada a roubos de cargas, na Grande Curitiba

A terceira etapa, marcada para 30 de maio, será presencial e aplicada em diversos polos ao redor do Brasil. A quarta e última fase também acontece de forma presencial, com data e local a serem divulgados pela organização da competição.

São quatro categorias: Júnior, para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; Sênior, para alunos do Ensino Médio e Técnico; a categoria livre, aberta para adultos e familiares acompanharem e incentivarem os jovens, e por fim a categoria para estudantes de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, novidade da segunda edição da Obict.

A inclusão da nova categoria visa estimular desde cedo o interesse de crianças pelos estudos em ciência, tecnologia e inovação, além do espírito competitivo. Todos os alunos inscritos recebem certificados de participação, e os melhores colocados recebem uma medalha exclusiva ao final da competição.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA