PARANÁ
Estado recebe mais R$ 395 milhões do Avança Paraná II para obras de infraestrutura
Publicado em
2 de fevereiro de 2024por
Itajuba TadeuO Paraná recebeu nesta semana R$ 395 milhões da operação de crédito Avança Paraná II, contratada junto ao Banco do Brasil. Os recursos serão direcionados a obras que serão realizadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR) e pela Agência de Assuntos Metropolitanos (Amep). De acordo com o planejamento, as grandes obras devem ser direcionadas para Palmas, Clevelândia, Maringá, Toledo, Sarandi, São José dos Pinhais, Mandirituba, Curitiba e Colombo, mas as estradas rurais ampliam o leque para todo o Interior.
São nove ações previstas para toda a operação, que é uma continuidade do Avança Paraná I: a restauração em concreto na PRC-280 no trecho entre o trevo de Palmas e Clevelândia; a recuperação da PR-317 em Toledo; o Viaduto Catuaí, em Maringá; dois viadutos em Sarandi; a modernização da Rodovia da Uva (Curitiba-Colombo); a pavimentação entre São José dos Pinhais e Mandirituba; o complexo viário entre Pinhais-Curitiba; o novo Contorno Sul de Curitiba; e a pavimentação de estradas rurais.
Esta nova liberação completa o total previsto para a primeira das três parcelas da operação, em um montante que soma R$ 495 milhões. Em julho do ano passado, já haviam sido liberados R$ 100 milhões para a pavimentação de estradas rurais.
O secretário de Estado do Planejamento, Guto Silva, explicou que esta é uma etapa fundamental para tirar obras importantes do papel. “Nesse mês de janeiro completamos a liberação de recursos que integram a primeira parcela do financiamento feito no ano passado para obras de infraestrutura. Esse é o desejo do governador, tirar grandes obras do papel e mudar a vida dos paranaenses”, disse.
Segundo o diretor de Projetos da SEPL, Marcos Marini, esses novos recursos foram organizados pela Coordenação de Captação de Recursos, vinculada à Diretoria de Projetos. O Avança Paraná II visa melhorar a infraestrutura de transporte e logística, tanto em áreas urbanas como em áreas rurais, dando suporte ao desenvolvimento social e econômico do Estado.
“Ainda teremos em 2024 e 2025 mais duas parcelas de R$ 495 milhões, todas elas destinadas à infraestrutura, o que garante boas iniciativas nos próximos anos”, assinala.
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FINANCIAMENTO – O projeto tem três linhas: um programa de integração metropolitana, um programa vinculado ao DER/PR sobre infraestrutura rodoviária e, outro, que é das Estradas de Integração, vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento.
Os valores solicitados neste desembolso constam na Lei Orçamentária Anual – LOA, do ano em curso, e estão enquadrados como despesas de capital e em fonte de recursos específica para operação, de acordo com a Lei 4.320 de 17 de março de 1964.
Projetos em andamento
PRC-280 – Restauração em Whitetopping entre Palmas e Clevelândia
O DER/PR vai iniciar no mês que vem os serviços de restauração do pavimento da PRC-280 entre Palmas e Clevelândia, na região Sudoeste. Será o segundo trecho da rodovia a receber a técnica whitetopping, em que o pavimento asfáltico é aproveitado como base para as placas do pavimento rígido de concreto. A obra tem investimento de R$ 188,2 milhões, atendendo um trecho de 45 quilômetros entre os dois municípios. O Estado também já anunciou a continuidade até Pato Branco.
Trevo Catuaí – Maringá
O DER/PR já iniciou os trabalhos no projeto do novo Trevo Catuaí, em Maringá, no Noroeste. O valor da obra é de R$ 49 milhões. O viaduto será executado no entroncamento da BR-376 com a PR-317 e a Avenida João Pereira. O local é um dos principais pontos de congestionamento no município atualmente, com tráfego local, tráfego de longa distância e acessos a grandes empreendimentos comerciais.
Duplicação da PR-317 – Toledo
O DER/PR assinou o contrato da obra de duplicação da PR-317 em Toledo, região Oeste, um investimento de R$ 43 milhões, no final do ano passado. A obra vai do entroncamento com a BR-163 até o trevo com a Rua 1º de Maio, em uma extensão de 3,29 quilômetros, prevendo alargamento da pista existente para os dois lados e implantação de vias marginais em ambos sentidos.
Novos viadutos de Sarandi
O DER/PR já iniciou os serviços da obra de implantação de dois novos viadutos na BR-376 em Sarandi, região Noroeste. O investimento é de R$ 36,8 milhões Os viadutos são do tipo retorno em desnível, fazendo uma ligação entre as vias marginais da rodovia e facilitando o acesso entre as regiões norte e sul do município. Eles ficam entre o km 181,34 ao km 182,10, na altura da Avenida Rio de Janeiro e da Avenida Brasil.
Duplicação da Rodovia da Uva
A PR-417, entre Curitiba e Colombo, conhecida como Rodovia da Uva, já foi parcialmente duplicada entre o Contorno Norte de Curitiba (PR-418) e a Rua Orlando Ceccon. Agora esse projeto terá continuidade, envolvendo um trecho de 4,24 quilômetros entre a Rua Theodoro Makiolka e o Contorno Norte. O projeto já está em mãos do Governo do Paraná.
Pavimentação entre São José dos Pinhais e Mandirituba
A obra de pavimentação da estrada rural que liga os municípios de Mandirituba e São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, será licitada em fevereiro. O trecho a ser pavimentado abrange uma extensão de 26,61 quilômetros e receberá um investimento de R$ 110 milhões. A iniciativa resultará na criação de uma nova ligação metropolitana, estabelecendo uma conexão estratégica entre a BR-116, em Mandirituba, e a BR-376 em São José dos Pinhais.
Pavimentação de estradas rurais
A expectativa é de pavimentar 210 km de estradas rurais em parceria com os municípios. São R$ 100 milhões para o Programa Estradas da Integração que desde julho de 2023 já estão sendo liberados pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento para as prefeituras que apresentarem projetos e pleitos consistentes.
Novo Contorno Sul de Curitiba
Considerada uma das principais obras da Região Metropolitana de Curitiba, o novo Contorno Sul será uma continuação da atual PR-423, na ligação entre a Rodovia do Xisto, em Araucária, com Curitiba e Fazenda Rio Grande, na BR-116. O novo trecho contará com pavimento em concreto e irá funcionar como um segundo anel de desvio na região sul da Capital, tirando cerca de 25% do tráfego do atual Contorno Sul na interseção com a BR-116, na região do Ceasa. O projeto deve ser entregue neste ano ao Governo do Paraná.
Curitiba-Pinhais
O Governo do Estado deverá contratar a extensão da canaleta exclusiva de BRT da Av. Prefeito Maurício Fruet, em Curitiba, na ligação com a Av. Ayrton Senna da Silva, em Pinhais. A obra, além de ampliar e dar mais agilidade na conexão do transporte coletivo entre os municípios, prevê ainda a pavimentação de ruas, implantação de viadutos, rotatórias, ciclovias e requalificação urbana do trecho. O projeto foi doado pela iniciativa privada como contrapartida do empreendimento habitacional que deverá ser implantado no antigo autódromo de São José dos Pinhais e prevê o investimento de R$ 185 milhões.
Fonte: Governo PR
PARANÁ
Novos espaços: após reforma, PCPR reinaugura Delegacia de Peabiru
Published
25 minutos agoon
9 de abril de 2025By

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) reinaugurou, nesta quarta-feira (9), a Delegacia de Peabiru, na região Central do Estado. O prédio passou por uma reforma global a fim de readaptar os espaços, incluindo aqueles que antigamente abrigaram a carceragem de presos. A unidade agora oferece maior conforto e melhor atendimento aos cidadãos que buscam os serviços de polícia judiciária.
“Hoje inauguramos uma grande melhora não apenas em um ambiente de trabalho, mas também no acolhimento às vítimas de crimes. Estamos muito orgulhosos com o resultado”, disse o delegado-chefe da Divisão de Polícia do Interior, Lanevilton Theodoro Moreira.
Ao todo, quatro salas da Delegacia que eram destinadas à carceragem de presos anteriormente também foram readaptadas para ganhar novos usos. Uma delas foi pensada especialmente para mulheres e crianças vítimas de violência. O local é reservado e visa possibilitar um atendimento mais privativo e acolhedor.
Uma segunda sala foi transformada em brinquedoteca para que pais que precisem dos serviços da delegacia possam levar seus filhos e deixá-los em segurança durante o atendimento. Outras duas foram destinadas ao trabalho de investigação.
A reforma iniciou pelos espaços ativos da Delegacia e, posteriormente, passou para aqueles que não eram utilizados. A antiga carceragem, por exemplo, esteve sem uso desde 2021, quando a PCPR deixou de fazer a custódia de presos no Paraná.
Os pisos foram trocados e uniformizados, bem como as pinturas das paredes. Segundo o delegado-chefe da Divisão de Infraestrutura, Getúlio Vargas, a unidade também recebeu mobiliário novo.
“Faz parte do Plano Estratégico da PCPR o atendimento às unidades policiais que necessitam de revitalização. Seguiremos trabalhando para proporcionar as melhores condições de trabalho aos nossos policiais”, destacou.
PRESENÇAS – Estiveram presentes também o delegado-chefe da 16ª Subdivisão Policial de Campo Mourão, Nilson Rodrigues da Silva, e a delegada titular da Delegacia de Polícia Civil de Peabiru, Karoliny Neves Marques.
Fonte: Governo PR

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