NOVA AURORA

PARANÁ

Estado promoverá ação de cidadania e empregabilidade no Dia da Visibilidade Trans

Publicado em

O Governo do Estado promoverá uma ação de cidadania e empregabilidade para a população trans e travesti, em Curitiba, na próxima segunda-feira (29), Dia Nacional da Visibilidade Trans. A iniciativa é realizada por meio das Secretarias da Justiça e Cidadania, e do Trabalho, Emprego e Renda. As atividades ocorrerão na praça Santos Andrade, em frente às escadarias da Universidade Federal do Paraná (UFPR), das 9h às 16h.

Com o tema “Visibilidade e Oportunidade”, a ação visa promover os Direitos LGBTI+ sob a égide dos Direitos Humanos; conscientizar a população trans e travesti a respeito dos seus direitos e das políticas públicas disponíveis; combater o preconceito e a discriminação, além de oportunizar um encaixe no mercado formal de trabalho.

“Para encerrar o Mês da Visibilidade Trans com chave de ouro, a Secretaria da Justiça e Cidadania organizou essa importante ação para auxiliar na busca de uma oportunidade de emprego, regularizar a sua situação documental, promover a superação dos preconceitos contra essa população que é mais vulnerável e que precisa do apoio do Estado”, destacou Santin Roveda, secretário da pasta.

Leia Também:  Programação da Sanepar deve reunir cerca de mil pessoas na Semana do Meio Ambiente

Por meio do programa Emprega Mais Paraná, o ônibus da Agência do Trabalhador Itinerante fará intermediação de mão de obra e auxiliará na confecção da Carteira de Trabalho Digital. Serão disponibilizadas vagas específicas, que ainda estão na fase de prospecção. Porém, todas as vagas registradas da rede Sine (Sistema Nacional de Emprego) na Agência do Trabalhador de Curitiba também estarão disponíveis.

De acordo com o secretário do Trabalho, Mauro Moraes, o Governo do Estado tem ampliado a oferta de vagas afirmativas em ações pontuais, como mutirões de empregos, e também em atividades contínuas, estabelecendo diálogo permanente com RH de empresas. “E temos cada vez mais estabelecido parcerias com empregadores que entendem a empregabilidade trans como uma forma de garantir espaço no mercado de trabalho e, sobretudo, uma forma de proporcionar cidadania para essas pessoas”, destacou.

Os interessados deverão levar RG, CPF, comprovante de residência e Carteira de Trabalho (física ou digital). A equipe da Coordenação de Direitos Humanos (CODH) da SEJU estará presente para ajudar na confecção de currículos e demais questões documentais, orientando para o acesso aos serviços públicos de apoio psicológico e socioassistencial, e distribuindo materiais educativos.

Leia Também:  13 municípios recebem capacitação para uso da plataforma Paraná Negócios

A ação contará ainda com a participação da advogada Gisele Szmit, presidente da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da OAB-PR e membro do Comitê LGBTI+ do Paraná. Ela orientará a respeito da retificação de nome e gênero nos documentos pessoais e auxiliará no atendimento ao público. Também participarão da ação a Secretaria da Segurança Pública e as organizações da sociedade civil (OSCs) Grupo Dignidade e Aliança Nacional LGBT.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Perimetral Leste de Foz chega a 48,64% e terá terceiro turno para intensificar trabalho

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Programação da Sanepar deve reunir cerca de mil pessoas na Semana do Meio Ambiente

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA