NOVA AURORA

PARANÁ

Estado participa de semana de palestras que comemora o empreendedorismo

Publicado em

 O Governo do Paraná participa das atividades em homenagem ao Dia da Microempresa, criado por lei estadual e celebrado em 27 de novembro. A comemoração se dará com a semana de palestras, que terá eventos voltados a empreendedores, empresários e entusiastas dos negócios em Maringá, Sarandi, Apucarana, Cascavel, Foz do Iguaçu e Pontal do Paraná. Os encontros começam neste sábado (18), em Maringá, e seguem até segunda-feira (27). 

Profissionais da secretaria estadual da Indústria, Comércio e Serviços (SEIC) estarão nos eventos para apresentar projetos e ações da Pasta e discutir e compartilhar informações sobre as demais iniciativas do Governo do Estado para apoiar e estimular o empreendedorismo no Paraná. Os diretores da Fomento Paraná Renato Maçaneiro e Vinicius José da Rocha estão entre os palestrantes. 

A programação, organizada pelo Sebrae e Fampepar (Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais do Paraná), conta com o apoio da SEIC, da Fomento Paraná e do Fórum Paranaense da Micro e Pequena Empresa (Fopeme). Serão abordados na série de palestras, entre outros temas, inovação, gestão empresarial, microcrédito, compras públicas, marketing digital, finanças e sustentabilidade.

“O Governo do Estado, em colaboração com o setor privado, está empenhado em proporcionar não apenas capacitação de alta qualidade, mas também um ambiente inclusivo e oportunidades para os empreendedores. Ambientes como este de encontro entre especialistas, empresários e pequenos empreendedores, visam impulsionar o crescimento e o sucesso dos negócios locais”, destaca o secretário da SEIC, Ricardo Barros.

Ele lembra que ao longo deste ano, o Governo do Paraná reforçou seu compromisso com o estímulo à economia local, obtendo resultados expressivos. Nas compras públicas do Estado, quase 80% das aquisições de produtos e serviços, entre janeiro e agosto de 2023, foram realizadas por micro e pequenas empresas, totalizando mais de meio bilhão de reais.

O Paraná também ascendeu do último para o segundo lugar no Ranking Nacional de Dispensas de Alvarás e Licenças do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte. Essa mudança se deve ao programa Descomplica Paraná, que facilitou investimentos e acelerou a geração de empregos em todo o Estado. 

Leia Também:  Litoral do Paraná atendeu expectativas da maioria dos turistas, mostra pesquisa

Um decreto, assinado neste ano, dispensa 771 atividades econômicas de baixo risco da emissão de licenças para abertura de empresas, permitindo que o empreendedor emita a nota fiscal pouco tempo depois de dar entrada no processo. “Os números por si só mostram a força das micro e pequenas empresas no cenário econômico paranaense. Elas contribuem significativamente para a distribuição de renda pelo trabalho, promovem a inclusão social e geram riqueza no Estado”, enfatiza Barros.

Mais informações sobre as inscrições estão disponíveis no site da Fampepar.

LEI DO PARANÁ – A Lei Estadual Complementar 163/2013, em seu Art. 58, oficializa o dia 27 de novembro como o “Dia da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte”. A data ressalta o comprometimento do Estado em valorizar e destacar a força e o dinamismo das micro e pequenas empresas, reconhecendo sua importância para o desenvolvimento econômico local. A escolha do dia 27 de novembro está associada a uma das grandes vitórias para setor, quando foi criado o Estatuto da Micro e Pequena Empresa, instituído pela lei 7.256 em 1984.

PALESTRANTES – Participarão da semana, como palestrantes, Natalia Parente, Suellen Warmling, Dani Mendes, João Carlos Oliveira, Renato Maçaneiro, Vinicius José da Rocha e talk show, exclusivamente em Maringá, com as influencers Amanda Simões, Kelly Vargas e Thaynara Guerra.

Natalia Parente é especialista em Tráfego Pago e Estratégias Digitais e repassará informações técnicas e dicas de impulsionamento de anúncios na internet, para negócios locais, e-commerces e infoprodutos. 

A jornalista e autora do livro Apareça & Cresça, Suellen Warmling falará sobre Marketing para empresas.  Já a empresária, mentora de negócios e comunicação e transição de carreira, escritora e idealizadora do Ouse Brilhar, movimento de empreendedorismo feminino, Dani Mendes, fará a palestra Comunicação para negócios.  O professor, administrador e consultor empresarial na área de qualidade de vida e liderança, João Carlos Oliveira, abordará o tema Transformando ideias e gerando resultados extraordinários. 

Formado em Artes Cênicas pela FAP e especialização Internacional em Liderança de equipes, Renato Maçaneiro, diretor de Operações da Fomento Paraná, e Vinicius José da Rocha, diretor de Mercado da Fomento Paraná, ministrarão a palestra Crédito orientado e linhas de financiamento para empresas paranaenses, ao longo da programação.

Leia Também:  Defensorias Públicas de SP e PR vão atender famílias de vítimas do acidente aéreo em Vinhedo

Programação:

18/11 – Maringá

Horário: 18h30
Local: Moinho Vermelho 
AV. Colombo, 8700 – Jardim Montreal

Palestras:
Tráfego Pago e Estratégias Digitais – Natalia Parente
Marketing para empresas – Suellen Warmling
Transformando ideias e gerando resultados extraordinários – João Carlos Oliveira
Comunicação para negócios – Dani Mendes
Crédito orientada e linhas de financiamento para empresas paranaenses – Renato Maçaneiro 
Talk show “Como ser a influenciadora do seu próprio negócio” – Amanda Simões, Kelly Vargas e Thaynara Guerra

20/11 – Sarandi

Horário: 18h30
Local: Assembleia de Deus – Missão 
Av. Londrina, 140 – Centro 

Palestras:
Transformando ideias e gerando resultados extraordinários – João Carlos Oliveira
Crédito orientada e linhas de financiamento para empresas paranaenses – Vinicius José da Rocha

21/11 – Apucarana
Horário: 18h30
Local: Sebrae Apucarana 
Av. Irati, 602 – Barra Funda

Palestras:
Transformando ideias e gerando resultados extraordinários – João Carlos Oliveira
Crédito orientada e linhas de financiamento para empresas paranaenses – Vinicius José da Rocha

22/11 – Cascavel
Horário: 18h30
Local: Amic 
RuaMaranhão, 92 – Centro

Palestras:
Transformando ideias e gerando resultados extraordinários – João Carlos Oliveira
Crédito orientada e linhas de financiamento para empresas paranaenses – Vinicius José da Rocha

23/11 – Foz do Iguaçu
Horário: 18h30
Local: Sebrae Foz do Iguaçu 
Endereço: R. Das Guianas, 151 – Jardim América

Palestras:
Transformando ideias e gerando resultados extraordinários – João Carlos Oliveira
Crédito orientada e linhas de financiamento para empresas paranaenses – Vinicius José da Rocha

27.11 – Pontal do Paraná
Horário: 18h30
Local: Associação Banestado 
Av. Marginal 1318, Praia De Leste

Palestras:
Transformando ideias e gerando resultados extraordinários – João Carlos Oliveira
Crédito orientada e linhas de financiamento para empresas paranaenses – Vinicius José da Rocha

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Governo reúne 17 expositores para apresentar o turismo paranaense na ExpoLondrina

Published

on

By

O turismo paranaense está sendo promovido pelo Governo do Estado durante a 63° Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (ExpoLondrina), uma das principais feiras agropecuárias do País. A Secretaria do Turismo (Setu-PR) está divulgando do segmento durante a feira, que segue até o próximo dia 13.

A pasta reuniu 17 expositores de artesanato e gastronomia de onze municípios paranaenses dentro do espaço Expo Sabores. E no pavilhão Expo Negócios e Varejo, estão dez expositores de hotéis, resorts, estâncias, agências turísticas e demais serviços do setor.

“Essa é uma grande feira, tanto em retorno financeiro aos expositores quanto de viabilidade ao Paraná. Por isso a importância de trazermos o turismo estadual para cá, junto de quem conduz o setor, que são as empresas, trabalhadores e prestadores de serviços turísticos”, disse Leonaldo Paranhos, secretário estadual do Turismo.

Organizada pela Sociedade Rural de Londrina, a exposição ocupa mais de 200 mil metros quadrados, com aproximadamente 300 expositores e deve atrair um público estimado em 500 mil visitantes. Ela é uma plataforma estratégica para empresas que desejam se expandir no mercado, fortalecer sua marca e criar novas conexões com clientes e parceiros comerciais.

Leia Também:  MON investe em melhorias de infraestrutura, segurança e gestão de dados com IA

“A ExpoLondrina é importante também ao turismo, atraindo visitantes de todo o Brasil e mundo, além de investimentos que consolidam Londrina como destino em destaque. Os hotéis estão lotados, os restaurantes cheios e toda a cadeia econômica da cidade está em movimento na cidade”, explicou Herica Galli, diretora de Turismo do município.

OPORTUNIDADE – Em 2024, a ExpoLondrina recebeu mais de 470 mil visitantes e movimentou cerca de R$ 1,26 bilhão em negócios, além de gerar aproximadamente 9 mil empregos diretos e indiretos. Uma boa oportunidade aos expositores da feira.

“Agradeço muito ao Governo do Estado e à Secretaria do Turismo pela oportunidade de estar mostrando o meu trabalho e conhecer novos clientes”, disse a expositora Elisa Gerais Greca, da empresa Ofício.

Rosangela Silva, também agradeceu ao Estado pela oportunidade. “Faço parte do projeto Caminhos do Limoeiro, que fomenta o turismo rural em Londrina, vendendo as minhas geleias artesanais. Eu agradeço a oportunidade de estar aqui com a Secretaria do Turismo, que tem feito com que o setor estadual expanda cada vez mais”, ressaltou.

Leia Também:  Novo milionário: consumidor da Lapa recebe prêmio máximo do Nota Paraná

IMPACTO POSITIVO – A ExpoLondrina tem um impacto direto na região, impulsionando o comercio, a industria hoteleira, restaurantes e serviços, além da geração de empregos, fixos e temporários.

“Esse é um dos grandes eventos do setor da América Latina, por isso o fomento ao turismo é importante, porque a feira movimenta o comércios, hotéis e gira a nossa economia. Hoje nós percebemos que além de toda a questão do agronegócio, que é a base do evento, o turismo também tem espaço como mercado. Agradeço ao Governo do Estado pelo apoio à programação”, afirmou Fernando Teixeira, presidente do Londrina Convention & Bureau.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA