10 de Abril de 2025
    NOVA AURORA

    PARANÁ

    Estado libera R$ 5,2 milhões para ampliação da Fundação Hospitalar da Fronteira

    Publicado em

    O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), autorizou nesta sexta-feira (10) as obras de ampliação e reforma da Fundação Hospitalar da Fronteira, no município de Pranchita, no Sudoeste do Paraná. Os investimentos destinados para a ação são de R$ 5,2 milhões.

    O principal objetivo das obras é garantir maior suporte assistencial aos moradores do município e região. Atualmente, o hospital realiza uma média de 900 atendimentos ambulatoriais por mês. Com a conclusão da ampliação, que irá elevar a estrutura de 2.352 m² para 3.117 m², é esperado que o número de procedimentos possa chegar a 1.400.

    Entre os espaços a serem ampliados estão o pronto-socorro, centro cirúrgico e centro de parto humanizado. Uma nova sala de emergência, além de nova central de materiais esterilizados, também estão previstas para serem construídas.

    “Esse é o espírito da regionalização dos serviços de saúde, que levamos a todos os 399 municípios do Paraná. Este é um hospital de mais de 30 anos e que agora, com as recomendações do governador Ratinho Junior, recebe um grande reforço para fazer ainda mais pela saúde de toda a população”, ressaltou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, que assinou a autorização.

    Leia Também:  Investimento em Inteligência Artificial e novas parcerias marcam 2024 da gestão estadual

    Atualmente, a Fundação Hospitalar da Fronteira dispõe de 40 leitos, sendo 11 de clínica geral, oito de saúde mental, seis de pediatria, nove de cirurgia geral, cinco obstétricos e um de isolamento. Com a ampliação, a unidade passará a contar com 51 leitos, aumentando a disponibilidade nos serviços de enfermaria.

    O investimento contempla também a reforma predial da fundação, o que inclui pintura e otimização da rede elétrica, visando adequar o hospital a padrões modernos e garantir maior conforto para os pacientes. “Hoje é um dia especial para os moradores de Pranchita. Estes recursos irão tornar esse sonho antigo em realidade. Expresso minha profunda gratidão ao governo estadual que sempre esteve de portas abertas para nós”, disse o prefeito Eloir Nelson Lange.

    PRESENÇAS – Participaram do evento o secretário de Estado da Fazenda, Norberto Ortigara; o secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Natalino Avance de Souza; os deputados estaduais Ademar Traiano (presidente da Assembleia Legislativa) e Luiz Corti; além de prefeitos, vereadores e lideranças locais.

    Leia Também:  Campanha Aquece Paraná vai distribuir 50 toneladas de doações a 101 municípios

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Advertisement

    PARANÁ

    Sanepar e Assembleia Legislativa entregam doações do programa Tampinha Paraná

    Published

    on

    By

    A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) entregou nesta semana 230 kg de tampinhas plásticas ao Asilo São Vicente de Paulo, no bairro Juvevê, em Curitiba. A doação faz parte das atividades conjuntas entre a Sanepar e a Assembleia Legislativa do Paraná, por meio de um termo de cooperação firmado no ano passado para o Programa Tampinha Paraná.

    Criado pela lei estadual 21.697/2023, o programa tem como objetivo arrecadar tampinhas plásticas para instituições que atendem pessoas idosas em situação de vulnerabilidade. Desde o início da parceria, a Sanepar já repassou cerca de 700 kg de tampinhas plásticas para o asilo.

    O material vem sendo arrecadado junto aos seus empregados, com incentivo do Programa de Voluntariado Corporativo da Sanepar, e também nas ações realizadas no Litoral durante o último Verão Maior.

    O diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, destaca que o Programa Tampinha Paraná tem duas vertentes muito importantes. “A primeira delas é a ação ambiental. Com a coleta deste material, que tem valor econômico, estamos dando a destinação correta e evitando o descarte irregular dessas tampinhas plásticas. E, ainda, há o componente mais importante, que é a transformação dessas tampinhas em produtos de higiene para instituições assistenciais. É uma ação socioambiental que beneficia as pessoas, o meio ambiente e, neste caso, o Asilo São Vicente de Paulo, que atua com tanta maestria no atendimento dos idosos”, disse.

    Leia Também:  Missão nos EUA: Estado apresenta Nova Ferroeste a investidores americanos

    O superintendente do Asilo São Vicente de Paulo, padre José Aparecido Pinto, vê no programa um importante parceiro para a aquisição de fraldas geriátricas. Ele destaca que, entre tantas campanhas, a Tampinha Paraná tem contribuído significativamente para a instituição, que utiliza 20 mil fraldas geriátricas mensalmente.

    “O impacto pra nós é muito grande. Hoje já compramos mais de 10 mil fraldas através dessa campanha das tampas de garrafa pet, com apoio da Sanepar, e também de condomínios, escolas, igrejas, e todos os espaços e famílias que vão guardando as tampas e mostrando às crianças o significado disso. Estamos falando de educação, de consciência, de compreensão. A importância é incrível”, afirmou.

    O Programa recebe diversos tipos de materiais plásticos, que precisam estar higienizados antes da doação. Entre eles, tampinhas de garrafa pet, margarina, manteiga, requeijão, achocolatado, maionese, ketchup, temperos, leite, leite em pó, amaciante, sabão ou sabonete líquido, água sanitária, álcool, desinfetante, limpa odores em geral, lustra móveis, detergente, shampoo, condicionador, cremes de tratamento, hidratante, creme dental, acetona, sabonete líquido, de lenço umedecido, talco, pomadas, remédios, caneta e canetinhas. 

    Leia Também:  Governador busca junto à JBS a instalação de frigorífico de suínos no Paraná

    A coordenadora do Comitê de Voluntariado Corporativo da Sanepar, Lucilene Costa, ressalta que as arrecadações têm sido organizadas com dedicação pelos comitês internos de voluntariado, que estão sempre atentos ao que pode ser reutilizado ou transformado em benefício de quem mais precisa. “Queremos arrecadar muito mais porque sabemos da importância social e ambiental desse trabalho”, disse. “Essa campanha vai muito além da reciclagem, ela representa cuidado, responsabilidade e amor ao próximo”.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Continuar lendo

    PARANÁ

    POLÍCIA

    ENTRETENIMENTO

    ESPORTES

    MAIS LIDAS DA SEMANA