NOVA AURORA

PARANÁ

Estado leva atrativos, potenciais e expositores à maior feira de turismo do Paraguai

Publicado em

O Governo do Estado, por meio do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do turismo paranaense – participa de 11 a 13 de outubro (sexta a domingo) da Feira Internacional de Turismo do Paraguai (Fitpar 2024), em Assunção, capital do país vizinho. O estado focará na promoção dos destinos, atrativos turísticos e potenciais paranaenses ao público estrangeiro, levando mais uma vez expositores que trabalham com o setor turístico para que apresentem seus produtos e serviços ao público internacional. 

Classificada como uma das principais feiras turísticas globais pela Organização Mundial do Turismo (OMT), a Fitpar ocupa os salões do Convention Center Mariscal e reúne um grande número de empresas e instituições de todo o mundo, tornando-se durante alguns dias o principal centro de negócios turísticos de toda a América Latina.

Para o Paraná, o evento tem especial importância, haja vista que o Paraguai é o maior emissor de turistas estrangeiros para o estado – em 2023 foram mais de 348 mil visitantes paraguaios; somente no primeiro semestre deste ano já foram 219 mil.

Segundo o secretário estadual do Turismo, Márcio Nunes, a participação em mais uma feira internacional faz parte da estratégia de promoção do turismo estadual, especialmente em mercados prioritários. “Um estado como o Paraná, repleto de atrativos e opções qualificadas, ganha destaque ao estar em feiras de grande porte. Por meio de nossos atrativos e expositores, nos apresentamos como um destino ideal a diferentes públicos, sejam eles turistas, empresários ou agencias de viagens”, disse.

Leia Também:  Com novas parcerias, Sanepar amplia investimentos e ações de preservação da Mata Atlântica

Nesta edição da Fitpar, o Viaje Paraná leva para seu estande outras 20 empresas, instituições e órgãos públicos que trabalham em alguma área do turismo paranaense, que se credenciaram por meio de uma manifestação de interesse. Entre eles estão Parque Vila Velha, Brasul Trips, Paraná Tour, Culture Mundo Guarani, EB Agência de Viagens, Personal Brasil Operadora; hotéis LAS, Viale, San Juan, Vivaz Cataratas, Interludium Iguassu, Bristol, Recanto Cataratas e Maestro Thermas Park Hotel;  Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, Curitiba Convention & Visitors Bureau, Companhia de Atendimento ao Turista de Foz do Iguaçu e prefeituras municipais de Morretes, Foz do Iguaçu e Pontal do Paraná.

O diretor-presidente do Viaje Paraná, Irapuan Cortes, afirma que o Paraná precisa estar sempre presente nas principais feiras mundiais do setor, e o papel do órgão é, também, promover a participação da iniciativa privada e fomentar negócios.  “Entendemos que o Paraná tem que estar nas grandes feiras, com destaque nas realizadas na América Latina, porque nossos clientes principais estão por aqui. E os nossos estandes são uma oportunidade de pequenas e médias empresas, que não teriam condições de participar sozinhas destes eventos, e promoverem seus produtos turísticos”.

CAPACITAÇÃO – Antes da abertura da Fitpar 2024, a CCR Aeroportos e o Viaje Paraná unem forças para promover, no evento, a nova rota aérea entre Assunção e Curitiba, que será operada pela Azul Linhas Aéreas a partir de dezembro, com uma série de ações voltadas ao trade turístico do Paraguai.

Leia Também:  Polícia Militar apreende 500 caixas de cigarros contrabandeadas em Toledo

Na próxima quinta-feira (10), as duas instituições reúnem em Curitiba um grupo de agentes de viagens e outros players do turismo da capital paraguaia para uma capacitação sobre as belezas, atrações e experiências turísticas do Paraná, além da estrutura do Estado para grandes eventos de negócios.

A rota contará com voos diretos às terças-feiras e sábados, operados por aeronaves Embraer E2, com capacidade para 136 passageiros. Os novos voos têm como objetivo atender ao crescente fluxo de turistas do Paraguai, que em 2023 enviou mais de 348 mil visitantes ao estado.

FIT BUENOS AIRES – Em setembro, o Paraná também esteve presente na Feira Internacional do Turismo (FIT), em Buenos Aires, capital da Argentina. Na ocasião, também participaram expositores locais, que levaram ao público itens e serviços paranaenses, como, o preparo e a degustação do Barreado, prato típico do Litoral do Estado. Eles tiveram a oportunidade de apresentar seus produtos e serviços típicos do Estado a um público estimado em mais de 125 mil pessoas. Saiba mais sobre a participação do Paraná na feira argentina, clicando AQUI.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Governador nomeia 1.180 novos professores para a rede estadual de educação

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Com 5 mil inscritos, Medicina será o curso mais concorrido do Vestibular de Inverno da UEM

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA