NOVA AURORA

PARANÁ

Estado lança plataforma para receber contribuições para o Plano Decenal do Esporte

Publicado em

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte, lançou nesta semana a plataforma da Conferência Estadual do Esporte, iniciativa criada para debater, analisar e propor o Plano Decenal do Esporte Paranaense, que abrangerá o período de 2026 a 2035. 

O lançamento foi por meio de uma live com participação do secretário estadual do Esporte, Helio Wirbiski, que divulgou as datas das quatro etapas das conferências macrorregionais.

A plataforma já está disponível para acesso pelo público e traz informações detalhadas sobre as etapas e a metodologia de participação, que inclui o envio de propostas diretamente pela população. Em breve será disponibilizado um espaço para cadastro e envio de propostas pela população. Para conferir, basta acessar a página oficial.

A Conferência Estadual do Esporte busca debater ações e projetos que garantam um futuro promissor para o esporte paranaense, tendo como objetivos principais: universalizar o acesso ao esporte para a população; estimular a criação de projetos e programas esportivos que promovam o desenvolvimento social e econômico; e diversificar as práticas esportivas no Estado.

Durante a live, o secretário destacou a evolução das políticas esportivas no Paraná ao longo dos últimos anos. “Há seis anos, quando lançamos o Imposto Amigo do Esporte e trouxemos o Pelé para o evento, ninguém entendia bem do que se tratava. Hoje, essa iniciativa se consolidou no Proesporte, uma lei que já destinou mais de R$ 100 milhões ao setor”, afirmou.

Leia Também:  Rede de supermercados de Cascavel está com mais de 80 vagas de trabalho abertas

“Trabalhamos há mais de cinco anos para estabelecer programas bem estruturados, que tornaram o Paraná uma referência nacional. Nosso objetivo agora é estender esse legado com o Plano Decenal, garantindo um futuro promissor para o esporte paranaense”, acrescentou.

Dilson Martins, gestor esportivo da Secretaria do Esporte e responsável pelo Plano Decenal, também participou da live e enfatizou a importância de pensar além do presente. “Trata-se de uma visão inovadora, que vai muito além do esporte em si. O que estamos fazendo é transformar a realidade e construir um lugar melhor para se viver. Não é pensar apenas no presente, mas nas gerações futuras que irão colher os frutos desse trabalho”, disse.

Segundo Martins, a intenção é transformar toda a proposta em um projeto de lei, garantindo a continuidade de programas e projetos fundamentais para o desenvolvimento esportivo do Estado.

As quatro etapas das conferências macrorregionais serão realizadas em diferentes cidades do Paraná, conforme o cronograma:

Etapa 1: Ponta Grossa (UEPG) – 25 a 27 de março de 2025

Leia Também:  Prêmio Orgulho da Terra divulga lista dos 19 produtores vencedores de 2024

Regionais: Curitiba, Ponta Grossa, Guarapuava e União da Vitória

Total de municípios: 102

Expectativa de participantes: 306

Etapa 2: Toledo (Unioeste) – 1 e 3 de abril de 2025

Regionais: Cascavel, Pato Branco e Foz do Iguaçu

Total de municípios: 90

Expectativa de participantes: 270

Etapa 3: Londrina (UEL) – 8 a 10 de abril de 2025

Regionais: Cornélio Procópio, Londrina e Ivaiporã

Total de municípios: 94

Expectativa de participantes: 282

Etapa 4: Maringá (UEM) – 14 a 16 de abril de 2025

Regionais: Maringá, Umuarama, Campo Mourão e Paranavaí

Total de municípios: 113

Expectativa de participantes: 339

Cada etapa terá a seguinte programação:

Dia 1

13h30 – 18h: Encontro Regionalizado de Gestores Esportivos

08h: Receptivo aos participantes

09h: Cerimônia oficial de abertura

09h30: Palestra de abertura

10h: Leitura e aprovação do regimento interno

11h: Orientação geral sobre a metodologia e câmaras temáticas

13h30: Debates nas câmaras temáticas (Formação, Excelência e Esporte para a Vida Toda)

Dia 2

08h: Receptivo aos participantes

09h00: Votação de propostas, moções e relatório da etapa

12h00: Encerramento

Para saber mais sobre como participar, acesse a página “Como participar?”. A live completa do lançamento está disponível no canal da Secretaria de Estado do Esporte no YouTube.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:

Advertisement

PARANÁ

Bons Olhos Paraná: Estado inicia exames oftalmológicos para crianças e adolescentes

Published

on

By

As ações do programa Bons Olhos Paraná, que vai realizar 67 mil consultas e exames oftalmológicos em estudantes das redes estadual e municipal de ensino em 93 municípios paranaenses, já começaram. Crianças e adolescentes dos municípios de Itaperuçu, na Região Metropolitana de Curitiba, e Antonina, no Litoral, já estão sendo atendidas desde a manhã desta segunda-feira (07).

Em Antonina, os atendimentos acontecem até quarta-feira (09), na Escola Estadual Maria Arminda (Avenida Thiago Peixoto, 1419). Já em Itaperuçu, a ação ocorre até a próxima segunda-feira (15) no Cenáculo da Paróquia São Pedro Apóstolo Itaperuçu (Avenida Crispim Furquin Siqueira, 1284). Os exames serão realizados até julho deste ano no restante das cidades escolhidas para participar do programa.

Na primeira fase do atendimento, os estudantes passam por um credenciamento e uma triagem. Após a avaliação inicial, aqueles que apresentarem problemas na visão serão atendidos em consultórios especializados instalados em uma carreta e um ônibus que vão percorrer o Paraná.

Entre os exames estão testes ortópticos, de retinografia colorida binocular, de biomicroscopia de fundo de olho e de mapeamento de retina. Posteriormente, alunos diagnosticados com problemas oftalmológicos receberão, de forma gratuita, óculos de grau com lentes antirreflexo e armações de acetato. Eles poderão escolher entre uma série de modelos e cores de armações disponíveis.

Leia Também:  Prêmio Orgulho da Terra divulga lista dos 19 produtores vencedores de 2024

OPORTUNIDADE – Para Juliana Maiara de Souza, mãe do estudante Bernardo de Souza, de 10 anos, o Programa Bons Olhos representa grande oportunidade. “Estes exames são inéditos, principalmente em nosso município. Existem muitas crianças que têm dificuldade de enxergar, por isso esta ação é sensacional. Meu filho é autista, estudou em uma escola especial, mas nunca teve essa oportunidade. Para ele está sendo uma novidade”, disse.

A iniciativa do Governo do Estado vai investir cerca de R$ 5,5 milhões. Além dos exames, serão distribuídos gratuitamente mais de 10 mil óculos em todo o Paraná. A coordenação do programa é da Secretaria de Desenvolvimento Social e Família (Sedef). Além do aspecto voltado ao aprendizado, programa servirá para prevenção da cegueira infantil e baixa visão.

“É um serviço completo. Em cerca de 20 dias após o exame, o estudante terá os óculos. Além disso, se durante os exames forem identificadas anomalias ou outras doenças que precisem de um atendimento complementar, elas serão encaminhadas para a rede estadual de saúde para continuar o tratamento”, explicou o secretário da pasta, Rogério Carboni.

Leia Também:  Duplicação da PR-317 entre Maringá e Iguaraçu será retomada a partir desta terça-feira

A secretária de Assistência Social de Itaperuçu, Thaise Miranda, lembrou que muitas crianças do município aguardavam a oportunidade de passar por exames oftalmológicos. “Para nós é uma satisfação muito grande ser o primeiro município a receber o programa Bons Olhos. Temos uma grande quantidade de crianças que estavam na fila de espera para consultas. Com este programa, muitas delas poderão receber seus óculos”, afirmou.

SELEÇÃO – Os municípios que receberão a primeira etapa do programa foram selecionados a partir de indicadores sociais que caracterizam regiões e locais com maiores índices de vulnerabilidade. Entre eles, estão o Índice Ipardes de Desempenho Municipal Dimensão de Renda (IPDMRenda) e o Índice de Vulnerabilidade das Famílias Paranaenses. Também foram incluídos os municípios integrantes do programa Rota do Progresso, por serem aqueles com menor renda média comparada às demais localidades do Estado.

Serviço:

Programa Bons Olhos Paraná

Antonina
Data: 07 a 09 de abril
Local: Escola Estadual Maria Arminda
Endereço: Avenida Thiago Peixoto, 1.419
Horários: 07h30 às 11h30 e 13h30h às 17h30

Itaperuçu
Data: 07 a 15 de abril
Local: Cenáculo da Paróquia São Pedro Apóstolo Itaperuçu
Endereço: Avenida Crispim Furquin Siqueira, 1284
Horários: 07h30 às 11h30 e 13h30h às 17h30

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA