7 de Abril de 2025
    NOVA AURORA

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    Estado lança nova pesquisa de sondagem empresarial para fortalecer turismo no Paraná

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    O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo do Paraná (Setu), em parceria com o Sebrae-PR e a Fecomércio-PR, lançaram nesta terça-feira (8) a nova pesquisa de sondagem empresarial. O objetivo é aprofundar o conhecimento sobre as empresas que atuam no turismo paranaense, visando o fortalecimento do setor. O trabalho vai mapear as atividades turísticas desenvolvidas pela iniciativa privada, identificar demandas e contribuir com informações estratégicas para a formulação de políticas públicas que impulsionem a atividade no Estado. 

    A pesquisa de sondagem empresarial anterior foi feita em 2023. Com esta nova edição, o governo estadual e parceiros buscam reforçar a importância da participação das empresas no turismo do Estado, para que o setor torne mais preparado para as demandas recentes do mercado, colocando o Paraná como destino excelência em todos os aspectos, sobretudo na prestação de serviços.

    O secretário estadual do Turismo, Marcio Nunes, explica que o foco da pesquisa é entender a visão dos empresários em relação ao setor. “Não existe turismo sem o empresariado, por isso é importante entender sua visão sobre o atual momento desta atividade no Estado. Desta forma, poderemos identificar as necessidades, acertos e ajustes que eventualmente precisem ser feitos em âmbito público”, disse. 

    “O turismo é um grande gerador de empregos, renda e qualidade de vida, ou seja, é uma área que precisa sempre estar em sintonia com as percepções de seus participantes, tanto de turistas, quanto de empresários”, completou.

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    PARTICIPAÇÃO – A pesquisa fica aberta para participação até o dia 3 de novembro de 2024 e pode ser respondida por meio de um formulário online. As respostas são anônimas e serão utilizadas para identificar o cenário atual das atividades turísticas empresariais no Paraná, auxiliando na criação de estratégias voltadas para o ano de 2025. Para acessar o questionário, basta clicar AQUI.

    PEQUENOS NEGÓCIOS – Para a coordenadora de Turismo, Economia Criativa e Artesanato do Sebrae-PR, Patrícia Albanez, o setor é conduzido, sobretudo, pelo empresário.

    “O turismo é uma atividade predominantemente privada, em que 94% das empresas são pequenos negócios, principais responsáveis pela oferta de produtos turísticos. Diante disso, a pesquisa de sondagem empresarial se torna fundamental, pois oferece uma visão detalhada do cenário atual, permitindo a criação de programas e políticas que melhorem a competitividade desses negócios”, diz. “Ao aprimorar seu desempenho no mercado, automaticamente se fortalece a imagem e a oferta do destino Paraná”.

    Para o coordenador da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio, Giovanni Bagatini, a pesquisa permite uma análise estratégica baseada em dados reais. “Ao captar a percepção e informações dos empresários do setor, é possível ajustar políticas públicas, produtos e serviços às demandas atuais, assim como criar ações para melhoria da competitividade do Turismo Paranaense, que já vem se destacando a nível nacional, impulsionando a economia e gerando valor para toda a cadeia de negócios”, afirma.

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    DADOS  Após a coleta e compilação das respostas, os dados devem ser disponibilizados no SiTU – Sistema de Inteligência Turística, ferramenta lançada no ano passado pela Secretaria do Turismo, onde estão reunidas pesquisas, dados, levantamentos e os principais indicadores do setor, de forma aberta e interativa. Conheça a plataforma.

    IMPORTÂNCIA – O coordenador de Inteligência e Estratégia Turística da Setu, Lucas Silvestrin Zani, relata que a participação das empresas eleva o nível da prestação de serviços do Estado. “Sem um empresariado participante e atuante em iniciativas como esta, o turismo não cresce. Por meio do levantamento, conseguimos entender qual a real situação das empresas dentro de seus segmentos, o que pode ajudar na elaboração de novas políticas públicas”, disse.

    EDIÇÃO ANTERIOR – Em 2023, a pesquisa de sondagem empresarial validou 1.032 respostas, revelando importantes percepções sobre o setor. Constatou-se que 44,6% das empresas participantes eram microempresas, enquanto 34,8% eram Microempreendedores Individuais (MEIs). Além disso, 58,2% dos respondentes demonstraram intenção de expandir seus negócios nos seis meses subsequentes, entre novembro de 2023 e abril de 2024. Os dados da última edição estão disponíveis AQUI.

    Fonte: Governo PR

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    PARANÁ

    Governo reúne 17 expositores para apresentar o turismo paranaense na ExpoLondrina

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    O turismo paranaense está sendo promovido pelo Governo do Estado durante a 63° Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina (ExpoLondrina), uma das principais feiras agropecuárias do País. A Secretaria do Turismo (Setu-PR) está divulgando do segmento durante a feira, que segue até o próximo dia 13.

    A pasta reuniu 17 expositores de artesanato e gastronomia de onze municípios paranaenses dentro do espaço Expo Sabores. E no pavilhão Expo Negócios e Varejo, estão dez expositores de hotéis, resorts, estâncias, agências turísticas e demais serviços do setor.

    “Essa é uma grande feira, tanto em retorno financeiro aos expositores quanto de viabilidade ao Paraná. Por isso a importância de trazermos o turismo estadual para cá, junto de quem conduz o setor, que são as empresas, trabalhadores e prestadores de serviços turísticos”, disse Leonaldo Paranhos, secretário estadual do Turismo.

    Organizada pela Sociedade Rural de Londrina, a exposição ocupa mais de 200 mil metros quadrados, com aproximadamente 300 expositores e deve atrair um público estimado em 500 mil visitantes. Ela é uma plataforma estratégica para empresas que desejam se expandir no mercado, fortalecer sua marca e criar novas conexões com clientes e parceiros comerciais.

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    “A ExpoLondrina é importante também ao turismo, atraindo visitantes de todo o Brasil e mundo, além de investimentos que consolidam Londrina como destino em destaque. Os hotéis estão lotados, os restaurantes cheios e toda a cadeia econômica da cidade está em movimento na cidade”, explicou Herica Galli, diretora de Turismo do município.

    OPORTUNIDADE – Em 2024, a ExpoLondrina recebeu mais de 470 mil visitantes e movimentou cerca de R$ 1,26 bilhão em negócios, além de gerar aproximadamente 9 mil empregos diretos e indiretos. Uma boa oportunidade aos expositores da feira.

    “Agradeço muito ao Governo do Estado e à Secretaria do Turismo pela oportunidade de estar mostrando o meu trabalho e conhecer novos clientes”, disse a expositora Elisa Gerais Greca, da empresa Ofício.

    Rosangela Silva, também agradeceu ao Estado pela oportunidade. “Faço parte do projeto Caminhos do Limoeiro, que fomenta o turismo rural em Londrina, vendendo as minhas geleias artesanais. Eu agradeço a oportunidade de estar aqui com a Secretaria do Turismo, que tem feito com que o setor estadual expanda cada vez mais”, ressaltou.

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    IMPACTO POSITIVO – A ExpoLondrina tem um impacto direto na região, impulsionando o comercio, a industria hoteleira, restaurantes e serviços, além da geração de empregos, fixos e temporários.

    “Esse é um dos grandes eventos do setor da América Latina, por isso o fomento ao turismo é importante, porque a feira movimenta o comércios, hotéis e gira a nossa economia. Hoje nós percebemos que além de toda a questão do agronegócio, que é a base do evento, o turismo também tem espaço como mercado. Agradeço ao Governo do Estado pelo apoio à programação”, afirmou Fernando Teixeira, presidente do Londrina Convention & Bureau.

    Fonte: Governo PR

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